Como Criar Codornas (Parte 1)

Introdução

A criação de codornas é uma opção certeira para pessoas que não possuem experiência com criação de animais. É uma ave que não exige muitos cuidados e mão de obra, até uma criança pode tomar conta de uma pequena criação. Tanto a carne como os ovos da codorna possuem bom valor comercial, além de serem muito saborosos.

Mercado

A criação de codorna tem crescido muito nos últimos tempos. Os principais fatores que contribuem para isso são: o excepcional sabor exótico de sua carne, responsável por iguarias finas e sofisticadas; o baixo custo para implantar uma pequena criação, podendo se tornar uma fonte de renda complementar dos pequenos produtores rurais. Do lado técnico-econômico, torna-se ainda mais atrativa, pois possui um rápido desenvolvimento, atinge a idade de produção rapidamente e possui poder de proliferação alta.

Vantagens da Criação de Codornas

Algumas das vantagens desse tipo de criação são:

- Rápido crescimento;
– Precocidade sexual;
– Alta postura;
– Elevada rusticidade;
– Baixo consumo alimentar.

A Criação

A criação de codorna pode ser feita em dois níveis:

. Criação doméstica: é a criação feita em casa, não exige muito rigor técnico, mas cuidados devem ser tomados, como o destino dos dejetos. Geralmente é considerada como uma criação de animais de estimação.

. Criação comercial: é a criação feita para escala produtiva. Exige maior rigor técnico com a alimentação das aves, idade de início e fim de postura, descarte de matrizes, tamanho dos ovos, etc.

A implantação

A implantação de uma criação requer alguns cuidados, que se não observados podem comprometer a produção das aves.

. Localização: o criatório deve situar-se em um local aberto, com boa ventilação de ar e presença sol. Um fator que deve ser observado é a orientação do galpão das aves, caso a região seja de clima quente, é recomendável construir o galpão no sentido Leste-Oeste, para evitar a incidência do sol diretamente nas aves.

. Temperatura: a temperatura ideal para a criação é de 20ºC a 23°C.

. Luminosidade: este é o fator que determina a produção de ovos. A ave deve ter contato com a luz durante 18 horas por ia, para manter a produção de 1 ovo por dia. A utilização de iluminação artificial faz-se necessária para suprir a necessidade das aves.

. Água: é fundamental dispor de água de qualidade, pois ela é a responsável pelo metabolismo dos animais, além de ser utilizada para limpeza das instalações.

. Circulação de Ar: a circulação de ar é muito importante, pois retira do ambiente o excesso de gases liberados pelas fezes dos animais e garante uma temperatura confortável.

Estrutura

A estrutura básica de uma criação deve contar com disponibilidade de área, água de qualidade e instalações que garantam o mínimo de conforto aos animais. Lembrando que estes requisitos são para o empreendedor que deseja ter uma granja comercial.

Instalações e Equipamentos

Irão variar de acordo com o tipo de criação, ou seja, doméstica ou comercial, porém, se torna válido citar alguns tipos de instalações e equipamentos:

- Galpões Fechados (laterais): apresenta um alto custo, além do que não podem ser muito grandes e largos, pois dificultam a circulação de ar, recomenda-se que se tenha várias janelas. Em caso de uma criação doméstica, é recomendável fazer cortinas de tecido ou lona de cor clara e instalar na lateral do viveiro. Essas cortinas devem ser usadas em dias frios para evitar a morte das aves pelo frio.

- Galpões Abertos (laterais): apresentam maior economia quando implantados em regiões de alta temperatura, porém, deve-se controlar a temperatura durante o inverno. Este tipo de instalação exige telas nas laterais, a fim de evitar a fuga das aves e impedir a entrada de predadores.

- Telhados: influência na temperatura interna do galpão, as telhas de barro oferecem maior conforto térmico, porém, exigem maior gasto com madeiramento, por outro lado, as telhas de cimento amianto são de custo mais baixo, porém, aumentam a temperatura interna. A construção de lanternim no telhado também ajuda na refrigeração do ar e escape dos gases de dentro do galpão.

Lanternim no telhado

- Piso: pode ser de cimento rústico ou outro material, deve apresentar uma pequena declividade, para favorecer a higienização do local.

- Gaiolas de Postura: possibilita um melhor controle produtivo das aves, recomenda-se as gaiolas de arame galvanizado, são padronizadas nas medidas 100 cm X 30 cm (comporta 30 aves) ou 100 cm X 40 cm (comporta 40 aves), com duas ou três repartições. Pode-se utilizar gaiolas de madeira (com fundo de arame), tem como vantagem o baixo custo.

- Gaiolas de Recria. São utilizadas na fase intermediária de crescimento. As aves são alojadas com 15 dias de vida e saem quando atingem os 35 dias.

- Gaiolas para Codornas de Corte. São de tamanho 100 cm X 40 cm.

- Bebedouro. O mais comum é o do tipo nipple, pois possibilita obter melhor qualidade da água, economia na sua administração e maior controle nos medicamentos. No caso de pequenas criações pequenas vasilhas de plástico podem ser usadas.

- Comedouro. Geralmente vem junto com a gaiola.

Fonte: SEBRAE-SC

About these ads

59 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Alexandre Farinazzo
    dez 01, 2010 @ 12:36:36

    Bom dia,
    Eu já comercializo ovos em conserva e quero passar a produzir os ovos.
    Tenho um espaço de aprox. 3X3 metros. Eu pretendo cria algo em torno de 2.000 aves para postura. Com essa medida de vocês consigo 900 aves, porém, é possivel colocar gaiolas acima das outras com divisorias, assim poderia colocar 1800 aves com 2 andares, é possível?
    Fico no aguardo,
    obrigado
    Alexandre

    Resposta

    • SERGIO RODRIGUES
      mai 25, 2013 @ 01:59:58

      AMIGO EU TENHO UMA PEQUENO PROPRIEDADE NA ZONA DA MATA SUL DE PERNAMBUCO E TO PRETENDENDO CRIAR CODORNAS POR FAVOU ME PASSA UMAS DICAS DESDE JÁ AGRADEÇO; SERGIO RODRIGUES

      Resposta

  2. inforagro
    dez 01, 2010 @ 15:02:13

    Bom dia Alexandre, tudo bem?
    Você deverá observar alguns fatores para poder saber quantas codornas poderá criar neste terreno. Primeiramente, ele é bem ventilado?
    Recebe sol em que horas do dia?
    Possui bom escoamento de água?
    Possui paredes nos 4 lados ou não?

    Quanto a sua dúvida de posicionar as gaiolas em andares, é possível sim, em até 5 andares. Se você me mandar mais informações sobre a área em que você pretendo montar a criação, poderei lhe enviar mais dicas e um esquema de como armar as gaiolas para ter o máximo aproveitamento do terreno. Se possível, me mande algumas fotos para o e-mail marcostec.agro@gmail.com, ficará mais fácil para te enviar mais orientações!

    Resposta

    • hamilton martins
      nov 12, 2012 @ 00:46:45

      ola meu nome e hamilton moro em rio verde goias e estou estudando a possibilidade de uma criacao de codornas , a minha principal duvida e apartir de quando devo comecar o descarte se tenho que fazer o abate eu mesmo ou se tem algum frigorifico especializado ? e como e feita a separacao do macho e da femea ?desde ja agradeco

      Resposta

  3. silvana
    out 12, 2011 @ 15:57:20

    BOM DIA
    TENHO UMA DUVIDA, TENHO UMA SÍTIO E QUERO COMEÇAR A CRIAR CODORNA, MAS NÃO TENHO LUZ LA., E PELO QUE ENTENDI VOU PRECISAR DE LUZ, CORRETO, ENTÃO COMO DEVO FAZER….

    Resposta

    • inforagro
      out 12, 2011 @ 21:19:54

      Boa tarde Silvana,
      você não precisa necessariamente de luz elétrica. A utilização de luz a gás também é passível, basta que o ambiente seja iluminado.
      Se sua região tiver longos períodos de luz por dia, comum em locais mais próximas da linha do equador,a iluminação artificial não é necessária.
      Eu já criei codornas no Norte de Minas sem utilização de iluminação artificial e não observei queda na produção de ovos.

      Resposta

  4. Jailton Albuquerque Neto
    nov 14, 2011 @ 14:50:24

    olá!
    Quero começar uma criação de codorna em uma propriedade de meu avô
    Daí,tenho algumas dúvidas .Dentre elas a que mais me intriga é com relação a longevidade do animal.A codorna vive em média quanto tempo,produzindo um ovo por dia?
    AH!Para baratear o custo resolvi optar por gaiolas de madeira ,como confeccioná-la
    Com relação as vacinas ,elas devem realmente ser vacinadas ,que vacinas são essas e como efetuar sua aplicação?
    Essas são algumas dúvidas,gostaria muito de obter um guia prático para iniciar a minha criação ,caso seja possível ,Grato!

    Resposta

    • inforagro
      nov 14, 2011 @ 19:44:13

      Boa tarde Jailton,
      cada codorna produz em média de 250 a 300 ovos no primeiro ano de vida, diminuindo posteriormente. A ave começa a pôr ovos entre os 40 a 60 dias de vida, produzindo durante 10 meses e com intervalo de 2 meses para muda de penas.
      Ainda não conheço um modelo de gaiola de madeira que tenha bons resultados, você pode optar por viveiros suspensos ou mesmo no chão, confeccionados com tela de passarinho e cama de maravalha ou palha de arroz.
      Se você for adquirir os pintinhos em uma loja de produtos agropecuários legalizada ou em uma grande criação, eles já irão vir vacinados com a primeira dose das vacinas de Newcastle e Coriza, caso contrário proceda da seguinte forma:
      => Vacinação de Newcastle:
      – 1ª dose. Aos 21 dias de idade, vacina vírus vivo, amostra La Sota – via ocular, instilando-se uma gota de vacina no olho.
      – 2ª dose. Aos 45 dias de idade, vacina vírus morto, oleosa -via injetável, no músculo do peito, ou subcutânea, na dose de 0,5ml (meio mililitro).
      => Vacinação de Coriza Infecciosa:
      . 1ª dose. Aos 28 dias de idade, vacina amostra morta, a absorvida em hidróxido de alumínio – via injetável, no músculo do peito ou subcutânea, 0,5ml/ave.
      . 2ª dose. Aos 45 dias de idade, vacina amostra morta, emulsão oleosa – via injetável, no músculo do peito ou subcutânea, 0,5ml/ave.
      => Vermifugação: Aos 30 dias de idade, vermifugar as aves, através da ração, com drogas à base de mebendazole. Repetir a medicação 3 semanas após. A dosagem deverá ser o dobro daquela recomendada a galinhas.

      Recomendo que leia os posts relacionados ao assunto no Blog, serão de grande ajuda. Se tiver mais alguma dúvida, entre em contato!

      Resposta

  5. junior
    nov 15, 2011 @ 23:38:21

    boa noite, comecei a criação com algumas codornas, a vacina das codornas é cara e como funciona o custo beneficío, vi que a aplicação é pouco complicada, se em tiver 100 pintinhos tenho que vacinar todas.
    um abraço e deus abençoe.

    Resposta

    • inforagro
      nov 17, 2011 @ 21:40:47

      Boa noite amigo, recomendo que vacine todas, pois não vale a pena correr risco com a saúde de alguns animais, os prejuízos podem ser maiores posteriormente.

      Resposta

  6. leonardo
    nov 21, 2011 @ 12:46:18

    Ola bom dia tenho uma duvida de como instalar as lonas na lateral da granja, pois não sei nenhum sistema para abaixar e levantar as lonas. a unica informação que tenho e que a lona e da cor amarela e tem que descer (de cima para baixo). não vi nenhum projeto referente a esse assunto por favor você poderia me indicar alguns.
    Muito obrigado e um forte abraço.

    Resposta

  7. cicero lucas da silva
    dez 17, 2011 @ 22:54:42

    boa informação

    Resposta

  8. hugo Alvares de Oliveira
    jan 31, 2012 @ 13:25:46

    boa tarde,

    suas explicações são muito claras, me ajudou bastante.
    eu agradeço pelos ensinamentos.
    parabéns
    hugo

    Resposta

  9. herbert fonseca
    fev 06, 2012 @ 19:15:59

    Pretendo iniciar uma pequena criação de codornas. Onde perto de Belo Horizonte posso encontrar fornecedor de matrizes ? ou codorninha de um 01 dia ?

    Resposta

    • inforagro
      fev 08, 2012 @ 12:06:36

      Boa dia Herbert,

      no momento não tenho conhecimento desse dado, moro um pouco distante de BH e não tenho contatos por lá. Possivelmente em supermercados que comercializam ovos de codorna você encontrará, com o gerente, informações sobre o fornecedor, depois é só fazer contato com ele, com certeza ele irá te fornecer alguns animais..

      Resposta

  10. Jos
    fev 10, 2012 @ 18:39:01

    Sou José,

    Gostei muito do artigo, mas gostaria de saber como posso produzir o meu próprio ração?

    Resposta

  11. José Alves
    fev 10, 2012 @ 18:49:38

    José Mendes,

    gostei muito do artigo. Neste momento pretendo iniciar a criação de codornas, mas gostaria da saber como posso fazer o meu próprio ração para cria, recria e postura.

    Resposta

  12. José Alves
    fev 13, 2012 @ 18:20:17

    Gostrei muito do artigo,

    gostaria de saber domo produzir o meu próprio ração para codornas.

    Resposta

    • inforagro
      fev 15, 2012 @ 12:44:22

      Bom dia José,
      o objetivo da ração é fornecer as vitaminas e minerais que os animais demandam, e essa demanda varia a cada fase de vida dele.
      A proteína é o foco principal, mas tem também o cálcio, o fósforo e outros que são importantes.
      É necessário um conhecimento prévio para elaboração de rações, são os cálculos de ração, uma pessoa leiga não conseguirá elaborar uma ração ideal.
      Em caso de extrema necessidade, recomendo que forneça farelo de soja ou farelo de milho para seus animais, pis são excelentes fontes protéicas, caso contrário, contrate uma pessoa qualificada para elaborar uma ração paravocê ou compre ela pronta.
      t+

      Resposta

  13. ELENILSON SILVA
    fev 14, 2012 @ 18:27:02

    BOA TARDE.

    ESTOU CRIANDO AQUI 1000 CODORNAS PARA OVOS MAIS QUERO FAZER UMA ESTRUTURA LEGAL MAIS TE BAIXO CUSTO COMO EO PARA OBTER PARA UNS 5000 CODORNAS ? ESPERO RESPOSTA.

    Resposta

    • inforagro
      fev 15, 2012 @ 12:40:01

      Bom dia Elenilson, isso requer planejamento, é preciso estudar quais os materiais de baixo custo que você tem disponível.
      Recomendo que procure um Técnico Agricola em sua região, ele poderá lhe ajudar com mais precisão, uma vez que será importante visitar sua propriedade para elaborar o projeto.

      Resposta

  14. gilton aragao
    fev 24, 2012 @ 01:44:28

    ola boa noite quantas codornas gigante coloco por metro quadrado, e se possivel faser cruzamentos codornas gigante com as pequenas obr fico no aquardo.

    Resposta

    • inforagro
      mar 15, 2012 @ 12:41:08

      Depende da forma de criação que você irá utilizar Gilton, por exemplo, gaiolas suspensas ou em galpões, mas a quantidade não varia muito entre codornas pequenas e gigantes.
      Quanto ao cruzamento você pode fazer sim.

      Resposta

  15. luiz de mentalla
    mar 25, 2012 @ 17:42:58

    poderia postar uns modelos de gaiolas para iniciantes, preferivelmente de madeira que é um material mais acessivel.

    Resposta

  16. jose hiriosvaldo dos santos
    abr 07, 2012 @ 02:29:01

    boa noite estou querendo informacoes sobre criacao de codorna no chao quantas codorna por metro 2

    Resposta

  17. luciano vieira costa
    abr 10, 2012 @ 15:18:31

    gostaria de saber como faço pra comprar gaiolas para reprodução de codornas!!!

    Resposta

  18. francisco almeida ferreira
    abr 25, 2012 @ 22:05:57

    estou querendo criar codorna para abate acha que é um bom negócio ?

    Resposta

    • inforagro
      abr 26, 2012 @ 02:29:31

      Boa noite Francisco,
      olha só, se o mercado de sua região absorver a sua produção, com certeza é um bom negócio. Faça uma pesquisinha básica com seus amigos e veja o que eles acham, se acharem uma ideia positiva e te incentivarem, arrisque, pode se tornar um grande negócio no futuro!

      Resposta

  19. leo
    mai 03, 2012 @ 17:35:56

    ola tudo bem? quero comecar uma pequena criacao de codornas, mais aqui aonde eu moro e muito frio no inverno, moro no sul de Santa Catarina. no inverno a temperatura chega a zero grau. e possivel criar codornas com esse frio? muito obrigado.

    Resposta

  20. Rodrigo
    jun 19, 2012 @ 17:30:47

    Boa tarde!
    Estou dificuldades para adquirir as vacinas para as doenças mencionadas acima.
    Vc poderia me informar qual o nome dos medicamentos ?

    Vacinação de Newcastle:
    Vacinação de Coriza Infecciosa:
    Vermifugação:

    Desde já obrigado

    Resposta

  21. JOSÉ MARIA DA SILVA
    ago 11, 2012 @ 01:28:32

    Tenho galpoes onde era granja de porco,gostaria usar esta estrutura pois esta desativada,tenho acredito em trabalhar em parceria, se alguem estiver interesse,sou do municipio de cassia dos coqueiros.

    Resposta

  22. vera
    ago 16, 2012 @ 21:40:40

    vera eu crio codornas as minhas codorna estao morendo quando sai da estufa e depois elas estao tudo moreno

    Resposta

  23. Aires Ribas de Souza
    set 03, 2012 @ 22:40:37

    Quero começar uma criação de codornas em grande escala para a produção de ovos, gostaria de ter uma assistência para o inicio. como adquirir gaiolas construção de galpão e mercado.

    Resposta

  24. Marcos Valêncio.
    set 25, 2012 @ 00:11:23

    Fiz um pequeno viveiro para 12 codornas
    jogueis serragem no piso e coloquei uma vasilha comum para elas beberem água
    Pretendo ampliar mais a minha criação e gostaria de saber se este viveiro que eu mencionei atrapalha a produção de ovos ? E dentro do viveiro eu deixo uma lampada acesa durante 3 horas , a lampada fica + ou – uns 40 cm da cabeça delas será que isso pode prejudicar as aves ? O viveiro é de madeira e tela na frente , o comedouro é de alumínio e o bebedouro de plástico.

    Resposta

    • herbert viana
      out 10, 2013 @ 00:00:37

      boa noite usuários do inforagro,em criação de codornas para abate, qual seria em metro quadrado a quantidade para codornao e japonesa em criação de piso. A partir de qtos dias de vida devo dar a ração de posturas? Obrigado.

      Resposta

      • artedoserrado
        out 11, 2013 @ 02:06:23

        Pode criar de 30 a 40 aves. A rao de postura pode ser dada a partir dos 40 dias.

        Marcos Antnio N. CoutinhoGraduando em Eng. Agrcola e Ambiental – UFMGTcnico em Agropecuria Salinas-MG/Montes Claros-MG(38)9161-7107

        > Date: Thu, 10 Oct 2013 00:00:39 +0000 > To: marcostec.agro@gmail.com >

    • herbert viana
      dez 27, 2013 @ 12:06:04

      Bom dia frequentadores desse site, fim de ano e eu ñ iria deixar de passar em branco sem um pergunta a fazer:
      O que pode ter acontecido nesse fato:
      as cordinhas saíram da chocadeiras e foram para o círculo com forração piso de maravalha de madeira de pinho, com bebedouro agua + vitagold e aquecimento ideal, porém algumas ficam sonolentas sem movimentação, somente quieta e depois morrem. Esta é a primeira vez q acontece em meu criatório.

      FELIZ ANO NOVO.

      Resposta

  25. marcelo
    out 24, 2012 @ 22:14:49

    boa noite,queria com quantos graus posso coloca pra chocar os ovos da codorna e quanto tempo leva para chocar os ovos.

    Resposta

  26. gilmar
    fev 06, 2013 @ 17:22:14

    ola.qual a melhor raça de codorna para postura de ovos?obrigado

    Resposta

  27. Carolinna
    mar 17, 2013 @ 18:22:47

    Olá eu tenho 14 anos e gostaria de criar codornas na minha casa. Meus responsáveis já deixaram. Mas gostaria de saber se tenho que comprar gaiolas, ou se faso tipo um cercadinho para elas ficarem. Onde compro elas e onde encontro as rações. Obrigada

    Resposta

  28. Mary Francis
    mai 16, 2013 @ 18:11:52

    Olá… sou Mary Francis. No meu quintal, apareceu uma codorna com um dos pés torcido e com dificuldade para andar… estou criando-a como animal doméstico e gostaria de saber quais os cuidados que devo ter com ela, de quanto em quanto tempo devo alimentá-la, se posso criála junto com duas jandáias soltas no quintal.

    Resposta

  29. herbert viana
    mai 22, 2013 @ 22:49:30

    Boa noite, é ótimo você ficar lendo tudo sobre codornas neste site. Parabéns. Eu sou iniciante e só tenho duas dúvidas, pois já li demais mais não encontrei a respostas como desejo. Vamos as minhas perguntas: Qtos dias devo trocar a cama de maravalha para as codorninhas de 01 a 45 dias. Sei que um macho é para 2 a 3 fêmeas, porém esse procedimento e para colocar em uma gaiola o M+F, em gaiolas individuais ou em outra gaiola como por ex. 5 machos e 15 fêmeas.

    Resposta

  30. Mary Francis
    mai 26, 2013 @ 23:31:05

    Pedi ajuda porque precisava muito cuidar bem de uma codorna que achei. Porém, não obtive resposta e agora, não preciso mais de ajuda. Minha codorna morreu. Ela definhou até morrer…

    Resposta

  31. Denis Jones Juiz de fora
    jun 25, 2013 @ 16:48:21

    Tenho 2chocadeiras elétricas de 400 ovos de codornas cada uma , e tenho um quintal de 1500 metros quadrado ótima área , e na minha região não conseguir um bom preço em gaiolas , como achar o que pressiso pra comessar minha própria criação a onde e como investir. Denis Jones

    Resposta

  32. renan correa
    jul 06, 2013 @ 02:31:40

    boa noite !!! estou querendo montar uma granja de codornas em uma chacara que minha mae tem em cabeceira grande mg la tem dois galpoes que ja foi uma granja de frango a muito tempo atras qual sao os primeiros passos que devo tomar tenho que limpar com algum produto especifico antes de colocar as codornas e eu mesmo estou querendo fabiricar as gaiolas e gostaria de saber qual seria a tela que tenho que comprar desde ja agradeço renan correa

    Resposta

  33. emerson
    jul 06, 2013 @ 19:24:29

    atençao povo: as codornas tem que ser criadas em um ambiente silencioso para que tenha uma boa postura e sem estres. para dar um bom conforto as codornas dê raçao e agua limpa a vontade.é bom criar elas em caixas feitas de maderite com altura ate
    0,70cm com uma tela dessas para viveiro cobrindo a caixa e para não molhar e nem tomar sol. faça uma cobertura de 1m de altura com telhas brasilites e pinte a superfice das telhas de cor branca tinta feita a base de agua e cal virgem para não aquecer muito. OBS: o CAL serve para evitar doenças e principalmente os parasitas. é bom evitar zuadas perto das codornas se nao ela nao vai botar normalmente.

    temperatura das codornas dentro do viveiro deve ser entre 19 e 25 graus quando adutas e 30 a 35 graus quando ainda for filhotes

    outra OBS: para evitar que elas tenham um periodo de vida curto dê sempre terramicina diluida na agua. terramicina é um antibiotico vendido em casas veterinarias

    espero ter ajudado,

    Resposta

  34. herbert viana
    ago 07, 2013 @ 21:47:16

    Boa noite amigos criadores, aproveitando a oportunidade de visitar esse Inforagro, me informe qual a temperatura ideal para incubação de codornas. Li vários comentários sobre o assunto e fico em dúvida sobre ela: A temperatura tem que ficar em 37 e 38 graus, tem q ser 37.2 a 37.5 e outros dizem 36.8 graus. E qual realmente é a temperatura ideal. Deixo a bola com vocês.

    Resposta

    • Marcos A.
      ago 08, 2013 @ 12:26:02

      Bom dia! O ideal seria manter a temperatura em torno de 37,5C, mas como isso difcil, conserva-se- entre 37 e 38 graus, tentando mant-la prxima a 37,5C. Att,

      Marcos Antnio N. CoutinhoGraduando em Eng. Agrcola e Ambiental – UFMGTcnico em Agropecuria Salinas-MG/Montes Claros-MG(38)9161-7107

      > Date: Wed, 7 Aug 2013 21:47:18 +0000 > To: marcostec.agro@gmail.com >

      Resposta

  35. herbert viana
    ago 20, 2013 @ 19:18:03

    Boa amigos do inforagro, recentemente solicitei informação sobre temperatura das chocadeiras para codornas, e as resposta foram excelentes, hoje gostaria de saber o seguinte: Qual a humidade IDEAL dentro da chocadeira e como fazer ela aumentar e diminuir. O sensor do termômetro deverá ser colocado acima dos ovos ou encima deles?

    Resposta

    • Marcos A.
      ago 21, 2013 @ 02:18:44

      Boa noite! A umidade pode ficar em torno de 60% at o dcimo dia de incubao, passando para 70% at a ecloso. Para faz-la aumentar voc deve colocar um potinho com gua dentro dela, no youtube voc encontra um monte de vdeos que ensinam a fazer algumas adaptaes interessantes, d uma olhadinha, vai ajudar.O termmetro pode ficar logo acima dos ovos, no muito alto, para no haver muita interferncia. Att,

      Marcos Antnio N. CoutinhoGraduando em Eng. Agrcola e Ambiental – UFMGTcnico em Agropecuria Salinas-MG/Montes Claros-MG

      > Date: Tue, 20 Aug 2013 19:18:06 +0000 > To: marcostec.agro@gmail.com >

      Resposta

  36. edivaldo ferreira
    ago 25, 2013 @ 19:49:58

    tenho um galpão de 10 metros quadrados gostaria de saber quantas codornas caberia somente no chã……….sem gaiolas

    Resposta

  37. Francisco Santos
    set 07, 2013 @ 17:17:31

    Boa tarde!
    Estou criando codorna solta no quintal comendo ração e sobras de alimentos, qual o inconveniente?
    Muito obrigado.

    Resposta

  38. herbert viana
    set 14, 2013 @ 18:24:48

    Boa tarde amigos, já aprendi varias coisas sobre codornas aqui. Agora solicito a vocês o seguinte: qdo coloca uma chocadeira para incubação a diferença dos décimos indica o que? exemplo liga 39.0 e desliga 39.6, essa diferença de 06 o que significa o que ? Ele aumenta ou diminui a temperatura?

    Resposta

    • Marcos A.
      set 15, 2013 @ 20:43:46

      Boa tarde Herbert!

      Se essa numerao fizer referncia temperatura, os dcimos indicam acrcimo ou diminuo da mesma, caso contrrio, poder fazer referncia a uma outra varivel, se o caso for este, recomendo que leia o manual do equipamento, onde encontrar a resposta mais segura para a situao. Caso no possua mais o manual do equipamento, procure na internet pelo modelo do mesmo, ir encontrar, certamente.

      > Date: Sat, 14 Sep 2013 18:24:49 +0000 > To: marcostec.agro@gmail.com >

      Resposta

  39. edmilson
    nov 15, 2013 @ 01:59:11

    boa noite, comecei uma criação de codorna mas algumas já morreram
    o que fazer para evitar que elas morrem

    Resposta

  40. ReinaldoParadinovic
    jan 07, 2014 @ 19:19:13

    qual o dia certo pra filhotes de codornas gigantes serem vacinados contra bolbua,seria na agua ou aplicação,obrigado Reinaldo Paradinovic.

    Resposta

  41. ReinaldoParadinovic
    jan 07, 2014 @ 19:20:59

    gostoi muito dessa matérias que estão colaborando com criador que não tem noção com os animais,

    Resposta

  42. ReinaldoParadinovic
    jan 07, 2014 @ 19:28:34

    estou criando codornas gigantes brancas,rajadas,marrom, em gaiolas de criadores aqui em são bernardo do campo,compro ovos galados de todo estado do brasil, moro na vila Vivaldi,sbc estou sempre de olho nas informações para saber melhor e cuidar bem, as aves merece um bom tratamento ela são muito dócil,obrigado.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

agosto 2010
D S T Q Q S S
    set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Mais Avaliados

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 138 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: