Como Criar Codornas (Parte 2)

Investimento Inicial

Existe uma série de fatores que vão influenciar nos custos a serem empregados no empreendimento, como a escolha dos equipamentos pelo produtor e a disponibilidade de capital a ser investido. No mercado existem equipamentos ótimos, bons e não tão bons, e o preço de cada um varia de acordo com a qualidade, no entanto, o sucesso da criação não está limitado à qualidade dos equipamentos e sim ao cuidado que o criador tem pelos animais. Por exemplo: não adianta nada utilizar material de primeira se o dono da granja não o conservar, em contra partida, outro produtor pode ter utilizado uma banda de bambu como coxo de ração, mas ele mantém o coxo sempre limpo e preservado.

Os Sistemas de Criação

Existem três tipos:

- Criação Sobre Camas: é o de menor tecnologia, consiste basicamente em criar as aves sobre um material absorvente, denominado cama, geralmente de sabugo de milho picado, casca de arroz ou aparas de madeira;

- Criação em Gaiolas no Sistema de Baterias: muito utilizado na fase de crescimento (15 a 35 dias) e na fase de postura. Este nome bateria é dado devido ao conjunto de 4 ou 5 gaiolas, uma sobre a outra, com espaçamento de 15 cm entre uma e outra;

- Criação em Gaiolas no Sistema escada: é o sistema mais moderno de criação, consiste no uso de gaiolas de arame galvanizado, idênticas as utilizadas no sistema de baterias, fixadas de maneira a dar a impressão de uma escada. Apresenta como desvantagem o seu alto custo.

Alimentação

A dieta das aves é constituída basicamente de duas coisas:

- Ração: há no mercado rações fareladas de uso exclusivo de codornas, pintinho de codorna. Após a eclosão, deve ser mantido em jejum durante 24 horas. A partir deste período receberá ração à vontade. Esta ração contendo 26% de proteína bruta deverá ser oferecida à ave até a idade de 45 dias, quando é levada ao abate ou para a produção de ovos. O consumo estimado no período é de 500 gramas por aves. A partir de 45 dias, as fêmeas receberão a ração de postura com cerca de 23% de proteína bruta. Devem ser oferecidos, diariamente, entre 30 a 35 gramas desta ração por ave. A ração deve ser armazenada em local seco e fresco, não ter contato direto da embalagem com o piso e não ser guardada por período superior a 30 dias. Deve-se evitar, ainda, que seja atacada por roedores.

- Água: a água deve ser potável e sempre à vontade.
Manejo

O manejo da criação se divide em:

- Manejo de Reprodução: as codornas de reprodução devem, preferentemente, ser mantidas em gaiolas coletivas de macho e fêmea. Semanalmente, o macho de um abrigo deve ser trocado de lugar com o macho do abrigo vizinho e assim sucessivamente. Recomenda-se um macho para cada 2 a 3 fêmeas. Devido à grande sensibilidade das codornas à consangüinidade, com marcados efeitos nocivos, recomenda-se evitar os cruzamentos entre parentes próximos. Os ovos férteis de codornas podem ser incubados naturalmente com galinhas anãs ou pombas, muito embora seja um método de pouca eficiência, devido às grandes perdas. O mais recomendável é através da incubação artificial.

- Manejo do Pintinho: decorridas as primeiras 24 horas da eclosão, os pintinhos devem receber aquecimento, ração e água à vontade. A temperatura inicial de criação deve ser 38ºC. A partir do terceiro dia de vida, procede-se à redução diária de 1ºC até que a temperatura se torne ambiente. O piso da criadeira é forrado com papel durante os três primeiros dias de vida. A ração será distribuída na própria forração de papel por sobre o piso, nos três primeiros dias. Depois oferecida em cochos do tipo bandeja. Os bebedouros devem ser lavados e sua água trocada, no mínimo, duas vezes ao dia.

- Manejo da Recria: a recria compreende o período entre 16 e 45 dias de idade. Nesta época, as aves continuam recebendo ração e água à vontade.

- Manejo de Postura: a quantidade de ração por ave deve ser de 30 a 35 gramas, e a água deverá ser fornecida a vontade. Para um índice elevado de postura, o ambiente da criação das codornas em produção deve ser iluminado na base de uma lâmpada incandescente de 15 Watts para cada 5 metros quadrados de galpão.

- Manejo dos Ovos: os ovos serão colhidos duas vezes ao dia. A primeira coleta realizada pela manhã e a outra, à tarde. Eles devem ser acondicionados nos pentes próprios, mantidos sobre refrigeração, para que as suas qualidades nutritivas sejam conservadas. Os ovos destinados à incubação serão mantidos em ambiente fresco, arejado e nunca por um período superior a 7 dias.

Prevenção de Doenças

A prevenção de doenças constitui-se de uma série de medidas a serem tomadas para evitar o surgimento os infestação de alguma patologia na criação. A limpeza dos coxos, dos bebedouros, a desinfecção das gaiolas toda vez que um lote for retirado, a limpeza das bandejas de fezes, são algumas dessas medidas.

Outra prática que deve ser seguida à risca é a vacinação das aves, garantindo a imunização das mesmas a uma série de doenças. As aves devem ser vacinadas principalmente contra as doenças de Newcastle e Coriza.

. Vacinação de Newcastle:

- 1ª dose. Aos 21 dias de idade, vacina vírus vivo, amostra La Sota – via ocular, instilando-se uma gota de vacina no olho.
- 2ª dose. Aos 45 dias de idade, vacina vírus morto, oleosa -via injetável, no músculo do peito, ou subcutânea, na dose de 0,5ml (meio mililitro).
. Vacinação de Coriza Infecciosa:

- 1ª dose. Aos 28 dias de idade, vacina amostra morta, a absorvida em hidróxido de alumínio – via injetável, no músculo do peito ou subcutânea, na dose de 0,5ml.
- 2ª dose. Aos 45 dias de idade, vacina amostra morta, emulsão oleosa – via injetável, no músculo do peito ou subcutânea, na dose de 0,5ml.

A vermifugação também é uma prática a ser adotada, ela é feita aos 30 dias de idade, através da ração, com drogas à base de mebendazole. A dose é repetida 3 semanas depois, e deve ser seguida conforme a recomendação da bula do produto.

Comercialização

Qualquer criação comercial tem por objetivo o lucro. Na criação de codornas, seja para a produção de ovos, produção de carne ou pintos de um dia de vida, não poderia deixar de ser diferente. Por ser uma criação exótica, existem alguns fatores para os quais o criador deve se atentar, são eles:
- Considerar que o consumo de produtos é maior nos grandes centros urbanos;
- Regiões onde existem cooperativas que tenham atividades relacionadas à avicultura, principalmente de postura, poderão ser um excelente meio de escoar a produção, por estarem envolvidas na comercialização de ovos;
- A venda para atacadistas também é uma forma de escoar a produção. Neste caso, é possível a associação entre o produtor e o comerciante, ficando cada um com a sua responsabilidade;
- A comercialização direta ao consumidor é vantajosa para pequenas criações (5.000 aves poedeiras, por exemplo), por permitir maior lucratividade. Esta vantagem, no entanto, diminui quando são granjas maiores, devido aos custos envolvidos na comercialização do produto.

Criação Doméstica

Se o objetivo é ter uma criação pequena no fundo de casa, ela pode ser iniciada com codorninhas de 1 a 28 dias. Outra opção é começar com algumas matrizes e reprodutores e depois selecionar, em cada geração, os machos e fêmeas mais robustos, para dar origem a novos reprodutores. Não há muito rigor técnico para a criação doméstica, pois, geralmente, o objetivo do criador é o de obter ovos para seus familiares e ter as aves como um hobby. Contudo, mesmo nestas condições, são necessários alguns cuidados. Os dejetos, por exemplo, precisam ser adequadamente eliminados, pois o seu acúmulo irá ocasionar a proliferação de moscas ou outros insetos e mau cheiro. As gaiolas existentes no mercado podem ser utilizadas neste tipo de criação, com pequenas modificações quando necessário.

Lembretes Importantes

- Toda criação, seja ela doméstica ou comercial, deve ser levada na ponta do lápis. Contabilize tudo o que for gasto ou ganho com a criação, para que no fim do mês ou do ano, seja capaz de fazer um levantamento e saber quanto ganhou ou perdeu com a granja.

- Nunca abra mão da higiene da sua criação, pois poderá colocar em risco a saúde de suas aves e principalmente sua clientela.

- Se não tiver condições para adquirir instalações de ultima linha, improvise, invente, crie soluções funcionais. Uma granja não se caracteriza em produtiva ou improdutiva pelo material utilizado nas instalações e sim pela funcionalidade e eficiência dos mesmos.

Fonte: EMBRAPA-SC

About these ads

56 Comentários (+adicionar seu?)

  1. joeberton
    dez 22, 2010 @ 13:49:13

    gostei estou iniciando uma pequena criação e penso em creçer cada
    dia mas .

    Resposta

    • inforagro
      dez 23, 2010 @ 21:39:04

      Muito obrigado Joeberton!!!
      Te desejo muita sorte com a sua criação, qialquer dúvida entre em contato, estarei a disposição para dicas e sugestões ou qualquer outro tipo de ajuda que esteja a meu alcance!!!
      t+

      Resposta

  2. Andre
    mar 08, 2011 @ 16:51:52

    Quantos mil reais para o investimento inicial?

    Resposta

    • inforagro
      mar 11, 2011 @ 18:54:44

      Andre, o investimento inicial vai depender do tipo de criação que vc for montar (para carne ou ovos), da quantidade de aves inicialmente e do tipo de instalação que vc for utilizar, pois ela pode ser de qualidade inferior ou não.
      Caso sua criação seja caseira, com umas 50 aves inicialmente, e com instalações mais simples, com cerca de 300 a 500 reais vc consegue montar sua granja!!!
      Se vc quiser informações mais precisas, me mande alguns dados sobre a granja que pretende montar que irei elaborar um orçamento para vc…
      Muito obrigado pelo comentário, se precisar de alguma coisa não exite em escrever!!

      Resposta

  3. Richard Rennó
    abr 29, 2011 @ 02:56:38

    Olá, estou pensando em começar a criar codornas para comercializar os ovos, gostaria de saber muitas coisas sobre o assunto, Desde a quantidade minima de aves para compensar,até a vida util das aves,alias tudo, tem como vçs me ajudar? me de alguns conselhos que será muiiito bem vindo.
    Desde já obrigado

    Resposta

    • inforagro
      abr 29, 2011 @ 15:46:25

      Boa tarde Richard,
      No Blog você irá encontrar uma matéria com a maioria das informações que precisa.
      Quanto à quantidade inicial, você terá que fazer uma pesquisa de mercado para saber quanto de produção o mercado de seu região poderá absorver.
      A vida útil das aves varia em torno de 2 e 3 anos, podendo ser comercializadas após este período em restaurante como ensopado, assado, etc.
      É preciso fazer uma pesquisa de mercado e um bom planejamento do plantel antes de começar a criação.
      Dê uma lida no material do Blog!!
      Obrigado pelo comentário, T+!!
      Espero ter ajudado!

      Resposta

  4. Cláudio
    mai 06, 2011 @ 23:18:18

    Boa noite
    gostei muito da materia, e estou pesquisando tudo sobre codornas para começar a fazer uma pequena criação e depois tudo certo aumentar a criação.
    se você tiver mais material sobriação de codornas envie porque estou precisando

    Resposta

  5. Neilton Filho
    mai 31, 2011 @ 22:04:13

    Matéria excelente! Estou pensando em montar um criadouro para codorna de postura.
    Qual o custo estimado para 10 mil codornas?
    Você poderia me dar algumas dicas?
    Se for possível manter contato por e-mail.
    Abraço.

    Resposta

    • inforagro
      jun 01, 2011 @ 00:05:09

      Boa noite Neilton!
      É difícil estimar um custo para uma criação sem informação mais detalhadas, principalmente de mercado!!
      Posso lhe dar uma noção pro alto do material que você vai precisar.
      -334 gaiolas de 100 x 30 cm com um bebedouro para cara e 334 metros de coxo.
      Coma disse, não tenho como lhe informar muita coisa sobre o custo da implantação do plantel, eu precisaria fazer uma visita à sua propriedade e fazer um estudo dos materiais que você irá usar e uma pesquisa de mercado para estimar o custo da implantação!
      Muito obrigado pelo comentário, espero ter ajudado pelo menos um pouco!

      Resposta

  6. Victor Hugo
    jul 01, 2011 @ 04:22:28

    Ola
    Boa noite!
    Estou querendo criar de 10 a 15 codornas para coleta de ovos!
    gostaria de saber…
    quantos machos e quantas femeas devo comprar?
    se com esse numero de codornas consigo tirar algum lucro, que seja para suprir as despesas de alimentaçao das aves!?

    Resposta

    • inforagro
      jul 01, 2011 @ 20:35:13

      Boa tarde Victor,
      Você pode comprar apenas as codorna fêmeas, já que pretende obter apenas ovos. Elas não precisam de um macho para poderem pôr ovos.
      Com esta quantidade de animais você não vai conseguir cobrir as despesas com as aves, uma vez que cada animal produz em média 1 ovo por dia e geralmente a venda de ovos de codorna acontece em grande escala. Caso você encontre alguma pessoa disposta a comprar a sua produção e dependendo do valor que você conseguir pelos ovos, você poderá conseguir cobrir as despesas. Pensando por outro lado, 30 ovos de codorna custam em média 3 reais aqui na minha região, ou seja, com 15 animais você terá o possível capital de 3 reais a cada dois dias, totalizando 45 reais por mês. Este valor pode ser consumido por você em sua própria casa, você será o produtor e ao mesmo tempo consumidor dos ovos. Basta você fazer uma pesquisa em algum supermercado de sua cidade e comparar o preço que pode ser obtido com os ovos durante um mês e o preço da quantidade de ração consumida pelas aves durante este período.
      Espero ter ajudado, t+!!

      Resposta

  7. Victor Hugo
    jul 05, 2011 @ 03:18:04

    Cara Muito obrigado!
    ajudou bastante!
    Vou criar, nem que eu nao venda os ovos, pois eu sempre quis. Valeu

    Resposta

  8. Silvio Luis
    ago 21, 2011 @ 05:42:55

    Ola
    Boa noite!

    Estou querendo criar desde o inicio de 120 a 400 ovos para chocar na chocadeira automatica, e eu gostaria de saber +- quantos KG de raçao que eu vou ter que começar. Qual seria em metros quadrado um caxote para capacidade maxima de 400 pintinhos de codornas para os 15 primeiros dias e outra para os 16 à 35, e apos os 36dias para as bateria de produção, quantas gaiolas vou precisar de inicio, (voce sabe de algum projeto para a construçao das bateria).

    Desde já obrigado.

    Resposta

  9. José Aparecido dos Anjos
    fev 07, 2012 @ 23:50:22

    fiquei muito interessado no assunto pra formar uma criação da maneira mais economica com as instalações,no caso as camas…gostaria de maiores informações…..um báita abraço aos idealizadores destaa preciosas informações… .

    Resposta

  10. José Aparecido dos Anjos
    fev 07, 2012 @ 23:54:55

    Por favor como faço pra ter contato para as informações relacionadas a criação codornas para produção de carne,aonde ou de quém comprar os ovos galados para fazer a incubação artificial….aguardando por respostas…,atenciosamente muim obrigado .

    Resposta

    • inforagro
      fev 08, 2012 @ 12:03:47

      Bom dia José Aparecido,

      quanto as informações, é provável que em alguns dias estaremos postando algo relacionada, mas, é possívl encontrá-las em sites da internet, como o da embrapa.
      Os ovos para encubação podem ser adquiridos com outros criadores de sua região ou via encomenda em casas de comercialização de produtos agropecuários.

      Resposta

  11. hebert
    fev 28, 2012 @ 21:14:38

    após já ter algum interesse no assunto e um tempo de procura encontrei esse saite le o artigo e fiquei mais interessado ainda ,gostaria de pedir sua ajuda para poder iniciar uma pequena granja cerca de 500 ou 1000 para iniciar e ganhar experiencia e dependendo dessa experiencia ir cressendo no meio ,sera que voçê poderia me indicar algum curso ou até mesmo voçê me ajudar a como iniciar nesse meio pois sou totalmente leigo no assunto (quanto gastaria ,qual a melhor forma,a melhor forma de iniciar o ivestimento ,etc..) desde já grato.

    Resposta

  12. Rogério
    jun 28, 2012 @ 00:27:34

    Olá boa noite ,a minha dúvida é o seguinte,tenho uma gaiola apropriada para codornas,com bebedouro,comedouro,e a gaiola tem um declínio para facilitar a coleta dos ovos,tenho 1 macho e 3 fêmeas a gaiola segundo ao comprar me disseram que suporta 10 aves 5 de cada lado,mas mesmo assim acho o espaço pequeno para as aves e elas não conseguem fazer sua necessidade mais básica o de bater as asas,faço a higiene todos os dias,mas estou quase tirando elas da gaiola e fazendo um viveiro,prq elas gostam de ciscar,e a areia ajuda tmb a absorver os dejetos delas,sendo q até nao seria necessário a limpeza todos os dias!!Posso fazer um lugar com a areia!Prq já fiz um teste e vejo q as aves gostam de tomar banho de areia e as tornam felizes!!Desde já agradeço…

    Resposta

    • rodrigo morais
      jul 05, 2012 @ 23:46:38

      ola amigo nossa criação usamos gaiolas e tambem viveiros, a preferencia e q vc use raspas de madeiras no lugar de areia pois alem de isolante termico vc podera trocar a serragem a cada 8 dias.

      Resposta

      • inforagro
        jul 09, 2012 @ 11:05:02

        Bom dia Rodrigo, realmente a raspa de madeira é muito utilizada e oferece melhores resultados que a areia, mas alguns pequenos criadores, por motivos que desconheço, usam a areia em viveiros e obtêm bons resultados.
        Mas obrigados pela dica e participação, t+.

  13. alex
    jul 06, 2012 @ 00:19:55

    amigo, to querendo iniciar uma produção de ovos de codorna, vc tem algumas informações para compartilhar comigo, tipo quanto gasto para investimento inicial, ração entre outros. Aguardo obrogado.

    Resposta

    • inforagro
      jul 09, 2012 @ 11:01:41

      Bom dia Alex,
      não tenho como te informar o custo do investimento sem a elaboração do projeto, isso varia muito de região para região e da quantidade de aves e finalidade da criação que você quer montar.
      Quanto as rações, você encontra várias marcas e preços, a Itambé é muito utilizada em minha região e os resultados são bons. Elas são vendidas em casas de produtos agropecuários e já veem específicas para pintinhos, crescimento, engorda e postura.

      Resposta

  14. Daniela
    ago 14, 2012 @ 13:15:09

    oi , quero iniciar uma criaçao de 50 codornas para ovos o q eu preciso para começar ,quero cria-las em gaiolas ,vou ter algum lucro com isso , quantos machos pra 50 femeas e em quanto tempo vou ter retorno , onde comprar as codornas novinhas ,tem algum livro ou dvd q eu possa adquirir para poder me ajudar porque eu nao ebtendo nada so sei q acho bonitim

    obrigado

    Resposta

    • rodrigo morais
      set 06, 2012 @ 22:01:37

      primeiramente vc devera olhar o local onde colocara elas , não podem levar vento, inicialmente com 50 codornas seu lucro sera pouco pos o custo da ração esta alta. na net vc achara apostilas de dowlowd gratis, as femeas não necessitam dos machos para pô pos a ração de postura faz q ela entre na postura, espero ter ajudado.

      Resposta

  15. jackson
    set 08, 2012 @ 16:08:07

    muito bom ,gostei

    Resposta

  16. vanessa
    set 12, 2012 @ 01:56:32

    olá, meu amigo,
    gostaria de iniciar a minha granjinha de codornas.
    vc teria como fazer um orçamento pra mim?
    pretendo criar em casa mesmo. no quintal.
    do que eu precisaria inicialmente? onde consigo comprar esse material em fortaleza?
    mas o meu objetivo são, principalmente, os ovinhos.
    deveria eu comprar somente femeas?
    qual a quantidade inicial?
    umas 50?
    por favor, me de uma luz!
    agradeço imensamente!

    forte abraço!

    Resposta

    • inforagro
      set 13, 2012 @ 00:42:47

      Boa noite amigo,
      qual a área que você tem disponível em sua casa?
      quantos ovinhos você quer ter em um dia? cada ave põe um ovo por dia!
      Posso fazer um pequeno projetinho para você, mas já é um serviço pago!

      Resposta

  17. Marcos Valêncio.
    out 02, 2012 @ 00:31:03

    Olá, Parabéns pelo blog.
    Quero vender as matrizes para as casas de rações da minha região
    No momento estou criando 60 codornas fêmeas só para produção de ovos.
    Mas pretendo comprar uma chocadeira e começar a vender as matrizes
    O que eu preciso fazer ?

    Elas estão novas e devem começar a botar daqui a 15 dias.

    Durante 15 dias dei ração de postura para elas
    porem percebi que nao era a ração adequada para a idade das aves, depois troquei para a ração de crescimento, isso atrapalha em alguma coisa ? OBS: das 60 codornas só uma esta botando. Mesmo assim posso dar uma ração de crescimento ?

    Resposta

    • rodrigo morais
      out 02, 2012 @ 18:22:50

      A PARTIR DO 45°. DIA DAR RAÇÃO DE POSTURA. TENHO UMA CHOCADEIRA PARA VENDER SEMI NOVA SÓ FOI USADA DUAS VEZES E TEVE OTIMA TAXA DE ECLOSÃO, MOTIVO DA VENDA ESTOU ADQUIRINDO CHOCADEIRA MAIOR, ESSA CHOCADEIRA É PARA 120 OVOS DE CODORNA ESTA EM PERFEITO ESTADO, INDICADOR DE TEMPERATURA DIGITAL, OVOSCÓPIO EMBUTIDO E MANIVELA DE ROLAGEM DE OVOS, LUZ INTERNA.

      CONTATO: rodrigo26000@hotmail.com

      Resposta

    • Marcos A.
      out 02, 2012 @ 23:22:34

      Boa noite Marcos, não tem problema você ter dado a ração errada, pode ficar tranquilo.Olha só, para fazer uma criação para produção de matrizes, você precisa obter aves com um bom padrão genético, aparelhagem para tratar dos pintinhos, um reprodutor (na quantidade de um para cada 15-20 codornas fêmeas) e instalações adequadas para isso.Recomendo que faça todo o planejamento antes de qualquer coisa, verifique as possibilidades de sucesso do seu negócio e contrate mão de obra especializada (um Técnico em Agropecuária, por exemplo) para fazer o projeto para você e acompanhar a implantação do mesmo. Caso queira, você mesmo pode fazer o projeto, mas é mais arriscado.

      Resposta

  18. keyly perez
    out 30, 2012 @ 21:38:07

    moro em santa helena de goias, estou querendo investir em algo, e pensei em criação de codornas para abate, mais não sei se consigo mercado para isso.
    preciso tambem de um curso nessa area. Desde já agradeço.

    Resposta

  19. Gustavo Faria Chaves
    out 30, 2012 @ 22:15:20

    Gostaria de saber qual o fim que a fêmea deve ter após o período de postura. Deve ser o abate, certo? E se minha intenção for só ovos? O que vou fazer com elas. Não gosto de matar. Obrigado

    Resposta

    • inforagro
      nov 05, 2012 @ 22:53:42

      O mais convencional é o abate, seria um lucro a mais para você.
      Procure por alguém que se interesse na carne do animal, converse com outros criadores sobre isso, certamente eles lhe ajudarão a encontrar alguém que queira abater e comercializar a carcaça dos animais!!

      Resposta

      • geova
        nov 08, 2012 @ 23:04:48

        qual e o meno numero de cordona para cria,eu tei votade mas estou por fora
        queria saber quanto posso começa e o tamanho do galpao.obrigador

  20. gilberto
    nov 08, 2012 @ 22:41:37

    boa noite,tenho cinco fêmeas e um macho, a chocadeira esta com 19 ovos para eclodir sábado dia 10/11/2012, será fruto dos ovos dessas que eu me referi ou seja da mesma linhagem, isso é bom ou ruim. desde já muito obriado.

    Resposta

  21. vicente
    nov 22, 2012 @ 16:49:31

    querro começar um grande negocio mas nao sei como preciso de ajuda

    Resposta

  22. Evandro Cesar
    nov 29, 2012 @ 19:21:11

    oi, meu nome é EVANDRO CESAR,sou PORTO VELHO RO quero criar codornas para postura e quero começar com 2000 mas ainda nao tenho as gaiolas tem como orçar os valores das gaiolas e aves? quero saber qtosvou gastar de inicio

    Resposta

  23. João Costa
    dez 05, 2012 @ 12:12:01

    Bom dia, comprei uma chocadeira e 88 ovos galado de codornão, nasceram 68, já estão com 17 dias, qual a melhor percepção entre machos e fêmeas, e a partir de que idade se percebe?

    Resposta

  24. iara f. de magalhaes
    dez 28, 2012 @ 04:11:45

    Parabéns!!
    Aprendi muito sobre a criação de codornas.
    Se vocês pudessem passar informações sobre grupos de criadores de cada região, seria muito interessante para quem está iniciando.

    Resposta

  25. sergio simoes vieira
    jan 03, 2013 @ 23:36:32

    Boa noite, sou Sergio estou pretendendo montar uma granja de codorna ja tenho galpao e de galinha vou fazer adaptaçao estou com dificuldades nas gaiolas se souber quem tem usada nao tem problema sou do sul de minas na cidade de Itanhandu favor me mandar por e-mail

    Resposta

  26. José Nilson França da Silva
    jan 07, 2013 @ 20:51:09

    Boa Tarde amigo. Estou estudando o campo para a criação de codornas e produção de ovos, quero investir um capital inicial para 5000 exemplares, não tenho experiencia na área, mas me parece promissora. Gostaria que vc me indicasse os fornecedores próximo do meu Estado Amapá, pois a minha dioficuldade é comprar as codornas para o inicio. Te agradeço a atenção e qualquer novidade me mantenha informado,. grande abraço. Nilson França

    Resposta

  27. Lucas San
    jan 10, 2013 @ 02:40:01

    Vocês estão de parabéns! essa foi uma leitura muito instrutiva. Deus vos abençoe!

    Resposta

  28. reginaldo j benatti
    jan 17, 2013 @ 08:54:30

    bom dia….tenho 03 galpoes de frango de corte com todos o equipamentos medindo (50×12.600m2..68×9.612m2..84x9756m2.queria saber como faço pra criar frango caipiras no sistema semi-confinamento…. #qual é o melhor frango
    #aonde vendo
    mto obrigado

    Resposta

  29. Job L.Lutukuta
    jan 20, 2013 @ 20:48:15

    Boa noite. Gostei do que vi sobre as codornas. Vou seguir o ensinamento. Muito obrigado

    Resposta

  30. Diego
    mai 24, 2013 @ 00:31:36

    Gostei muito parabéns ,gostaria de saber o que eu devo fazer, quando em uma chocadeira artificial os ovos de codorna eclodindo, como devo proceder?
    Retirar as aves, ou deixa-las dentro da chocadeira até todos eclodirem? Como proceder em relação a temperatura, luminosidade, alimentação etc..
    Quais são os cuidados que se deve tomar nos primeiros dias?

    Resposta

  31. Alexandre
    mai 29, 2013 @ 00:28:33

    Ótima matéria.
    Fiquei com algumas dúvidas:
    Se for criar codornas para carne seria preferível separar os machos das fêmeas,penso que separados elas não botam é correto?
    Codorna voa, posso criar na cama sem problemas?
    Caso queira reproduzir é só deixar machos e femeas no mesmo lugar e juntar os ovos e colocar na chocadeira?

    Resposta

  32. pedro
    jun 16, 2013 @ 16:59:55

    ola tenho uma pequena criaçao de codorna estao fazendo teste p/ vender matris mas estou com dificuldade esta morrendo muito tem os macha e coloco os ovos em chocadeiras ja produzi mais de 1000 aves mas morrem mais 80 % ficam triste ate morrer gostaria de orientaçao se tem algum ederç pra que eu possa montar um projeto completo

    Resposta

  33. pedro
    jun 16, 2013 @ 17:02:32

    se vcs tem o nome de algumas vacina que pode ser feitas pra prevençao e ela tem que ficar na lampada ate 30 dias e isso encareçe muito a produçao

    Resposta

  34. Alex Sillva
    ago 01, 2013 @ 06:43:58

    Parabens pelo blog..Queria mais informações sobre como produzir minha propria ração para codornas….se tiver algum material tenho interesse em comprar…abraços e sucesso

    Resposta

  35. ronaldo
    dez 18, 2013 @ 01:34:31

    ola! boa noite!!! eu estou pensando seriamente em entra nesse ramo de criação de codorna, para comercializa e revende os ovos, só que eu tenho algumas dúvidas em relação a criação? Gostaria muito que um especialista entrasse em contato c/ migo para mim esclarece dúvidas que tenho em termo da criação….. obrigado: atenciosamente cel:73-8852-9500

    Resposta

  36. Lucas Mota
    mai 14, 2014 @ 00:04:23

    Excelente manual! estou me formando como Técnico Agrícola e de fato, o material disposto está de acordo com as normas de criação. Ainda esse mês começo minha criação. Parabéns, autor!!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

agosto 2010
D S T Q Q S S
    set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Mais Avaliados

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 118 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: