Enxertia

A enxertia é um dos métodos de propagação de plantas mais utilizados na atualidade. Possibilita cruzar características de duas ou mais plantas que sejam da mesma família botânica para criar outra planta mais resistente, produtiva, de porte menor, com frutos de sabor diferenciado, mais precoce, transformar plantas estéreis em produtivas, restaurar plantas atacadas por pragas ou doenças, etc..

Tipos de Enxertia

Existem dois tipos de enxertia, são eles:

- Borbulhia: esse tipo de enxertia é efetuado através das gemas da planta (broto) e em plantas de folhas perenes como: citros, goiabeira, abacateiro e roseira. Para fazer a enxertia com borbulhias, podem ser usados dois procedimentos, o corte em (T) simples ou invertido.

- Garfagem: esse tipo de enxerte é feito utilizando galhos da árvore que se quer enxertar. O ideal é que o diâmetro das estacas não ultrapasse 2 cm, pois galhos muito grossos possuem menor chance de sucesso. A enxertia por garfagem é mais utilizada em plantas de folhas caducas, aquelas que perdem as folhas no inverno como a videira, o pessegueiro e a nectarina. Os tipos de enxertia por garfagem são: meia fenda e fenda cheia.

A época recomendada para enxertia por borbulha é primavera ou outono principalmente meados da primavera. E para enxertia por garfagem meses de julho e agosto.

Escolha do Cavalo ou Porta Enxerto

A escolha do porta enxerto varia de espécie para espécie e a finalidade do enxerte, por exemplo, se quiser formar uma planta resistente a determinada doença que afeta o sistema radicular mas também quer que ela tenha uma produção de qualidade, o cavalo deverá ser de uma espécie resistente àquela doença e o garfo ou borbulha deverá ser de uma outra planta de mesma espécie que tenha uma boa produção.

Fazendo o Enxerte

- Borbulha: uma borbulha deve ser retirada da planta mãe, que deve ter boa produção, formação homogênea da copa e folhagem bem verde. A borbulha deve ter de 2 a 3 cm de comprimento e aspectos físicos favoráveis.

No porta enxerto, com o auxílio de uma faca bem afiada, corta-se a casca em formato de (T) comum ou invertido. O corte na vertical deve ter 3 cm de comprimento e o horizontal 2 cm, sendo estes feitos o mais próximo do solo possível. A borbulha é encaixada dentro do corte, tomando cuidado para não colocá-la de ponta cabeça.

Depois de encaixar a borbulha, enrole uma fita de plástico transparente envolta dela, deve ficar bem vedado para impedir a entrada de água. Depois de 30 a 45 dias da operação, se a borbulha estiver verde, retira-se a fita plástica e corta-se o pedaço do cavalo acima da borbulha, a fim de estimular o crescimento da mesma. Caso a borbulha esteja morta, outro enxerte poderá ser feito utilizando o mesmo cavalo.

A fita deve ser tirada em um dia nublado ou chuvoso e o enxerte deve ser mantido em estufa ou local sombreado até se estabilizar.

- Garfagem: na garfagem o porta enxerto deve ter de 16 a 25 cm de comprimento e diâmetro variável, mas não muito grosso, o garfo possui de 15 a 20 cm de comprimento e o diâmetro não deve ultrapassar os 2 cm.

Os garfos, assim como o porta enxerto, devem ser retirados de plantas sadias, bem formadas e com boa produção. O enxerto pode ser feito de duas formas, fenda lateral ou fenda cheia. Na fenda lateral, o corte não deve ultrapassar os 3 cm de comprimento e deve ser feito em forma de  bisel na extremidade do porta enxerto, o mesmo se emprega ao garfo.

As duas partes são unidas e amarradas por um pedaço de barbante, em seguida são vedadas com um pedaço de fita plástica transparente, para evitar a entrada de água.

Na fenda cheia, não existem muitas diferenças, o certe agora deve ser feito em forma de V no porta enxerto e de V invertido no garfo. O corte não deve ultrapassar 3 cm de comprimento.

As duas partes são unidas e amarradas com um pedaço de barbante, após isso são envoltas com fita plástica, para evitar entrada de água.

Os enxertos de garfagem, assim como os de borbulha, devem ser mantidos em local sombreado, estufas ou debaixo de árvores, até que tenham se estabilizado e emitido as primeiras brotações.

Cuidados

O porta enxerto também emite brotações, é preciso tomar cuidado para não deixar que elas se desenvolvam, pois assim, os brotos dos garfos ou borbulhas irão ficar raquíticos e acabar morrendo.

A fita plástica só deve ser retirada quando a incisão feita nos caules estiver totalmente cicatrizada, caso contrário, a ferida se tornará porta de entrada para doenças.

Na hora do transplante das mudas, nunca segure o enxerto sem apoiar o torrão com a outra mão, pois você pode acabar abalando o sistema radicular ou até arrancando a mesma do torrão.

Nunca deixe que mais de um broto se desenvolva. Conserve dois brotos do enxerte até que estejam bem desenvolvidos, a partir daí, elimine o broto que estiver mais fraco.

No enxerte de garfagem, a casca do cavalo deve ficar em contato com a casca do enxerte, para que haja a circulação de seiva elaborada em ambas as partes.

Veja também:

Materiais utilizados para fazer enxertia

Alporquia

Fonte: INFORAGRO

About these ads

57 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Fabricio
    ago 24, 2010 @ 16:11:06

    já tinha visto isso antes
    principalmente quando era moleque e achei q tavam brincando de médico com a planta hahahaa
    mas é muito legal

    Resposta

  2. Fabricio Bezerra da Guia
    ago 24, 2010 @ 16:27:32

    cara ,que interessante,achava que era lenda urbana(não tão urbana) essas coisas

    Resposta

  3. Macaco Pipi
    ago 24, 2010 @ 20:19:26

    meu pai faz
    tem plantação de uva

    Resposta

  4. Douglas
    ago 25, 2010 @ 16:06:33

    Muito bom, apesar de ja ter conhecimento nao sabia como fazer.

    Resposta

  5. Guilherme
    ago 25, 2010 @ 19:07:24

    bem explicativo não sabia como fazer!

    Resposta

  6. marcio
    mar 02, 2011 @ 12:31:03

    Parabens pela didatica.

    Resposta

  7. Rodrigo Duda
    mar 16, 2011 @ 18:07:09

    Bastante interessante, vou tentar fazer com mudas de mangueira. Quase todas as mangas que a gente tem comprado já vem brotads, tenho várias mudas que se desenvolveram muito bem, mas acredito que vão demorar para produzir.
    Gostaria de saber se você tem algum tutorial de como fazer mudas por mergulhia, parece que para jabuticabeira dá certo.

    Resposta

    • inforagro
      mar 17, 2011 @ 12:21:43

      Bom dia Rodrigo…
      Realmente, a mergulhia é uma técnica que da certo em jaboticabeiras, existe ainda a alporquia que também pode ser utilizada com sucesso.
      Na guia Propagação de Plantas na home page do blog você irá encontrar um post fresquinho sobre o assunto.
      Muito obrigado pelo comentário, espero ter ajudado!!!!

      Resposta

  8. Rodrigo Duda
    mar 18, 2011 @ 17:15:41

    Obrigado por responder minha pergunta tão rápido.

    Veja este artigo que encontrei:

    http://www.scielo.br/pdf/rbf/v32n2/aop05910.pdf

    É um artigo sobre propagação da jabuticabeira, do Campus Pato Branco da UTFPR.

    Fiquei impressionado com o enraizamento por alporquia, vou tentar fazer em jabuticabeiras perto da casa de meu pai. São jabuticabeiras crioulas, que produzem frutos enormes e doces.
    Você pode me indicar qual a melhor época para fazer a alporquia? Pode ser feita em pitangueiras e mangueiras?
    Sempre produzo minhas mudas em casa, através de semente, mas estou interessado em fazer experimentos usando as técnicas mostradas no site.

    Resposta

    • inforagro
      mar 20, 2011 @ 15:27:19

      Por nada Rodrigo…
      Muito bom mesmo o artigo, gostei muito tbm!!!
      A alporquia pode ser feita na pitangueira e na mangueira, apesar de a enxertia ser mais indicada no caso na mangueira.
      Você pode fazer a alporquia em qualquer época do ano.
      O tempo de enraizamento das mudas na alporquia varia de espécie para espécie, então, a mangueira pode enraizar mais ou menos rápido que a pitangueira, por exempo, por isso é muito importante fazer observações periódicas depois dos 30 dias.
      Eu conheço esta variedade de jaboticaba, ela realmente é muito produtiva e saborosa, na casa da minha avó tem um pé dela, estou até querendo fazer algumas mudas dela também.
      É muito satisfatório fazer as mudas e poder acompanhar o desenvolvimento delas até a fase de frutificação….
      rsrs

      Resposta

  9. Rodrigo Duda
    mar 20, 2011 @ 21:37:23

    E será que as mudas produzidas por alporquia produzem rapidamente? É mais rápido que as propagadas por enxertia? Já encontrei numa loja o hormônio para enraizamento, quando for para a casa de meus pais vou fazer os testes. Espero que dê certo.

    Resposta

  10. gabriel valentim calipi
    mar 24, 2011 @ 16:17:17

    Porquê que é que não se deve fazer enxertia em tempos de chuva?

    Resposta

    • inforagro
      mar 24, 2011 @ 23:46:22

      Boa noite Gabriel,
      Você pode fazer enxerde em tempos de chuva, no entanto, deverá tomar algumas preucações como:
      Evitar que os enxertes tomem chuva, controlar a umidade e temperatura do local onde eles estão (no caso uma estufa).
      Isso é necessário pois em contato direto com chuva, umidade e temperatura elevados tornará propício o aparecimento de fungos e bactérias na cicatriz do enxerte (caso seja novo), e consequentemente doenças.
      Caso os enxertes forem feitos em ambiente controlado (estufa), não há problema algum em fazê-los em tempos de chuva.
      Agradeço a visita e comentário, espero ter ajudado!!!

      Resposta

    • bulhoes231
      jan 13, 2013 @ 20:46:11

      Tenho um pé de manga já a 5 anos e depois que fiz alguns cortes no tronco começou a a produzir, no entanto as mangas não amadurecem o que posso fazer para os frutos amadurecerem?

      Resposta

  11. Rodrigo duda
    abr 05, 2011 @ 20:01:06

    Tenho várias dúvidas:

    1) Olá, qual a melhor época para fazer a borbulhia em citros?

    2)Tenho um caroço de abacate, que deixe mergulhado em água para brotar. Coloquei um pouco de hormônio enraizador utilizado para alporque. Em 5 dias, a raiz passou de 1 cm para mais ou menos 8 cm. Agora começou a aparecer o broto do abacateiro. Se colocar uréia na água, isto vai acelerar o crescimento ou pode afetar a futura muda? No abacateiro, a melhor alternativa é a borbulhia ou o enxerto por garfagem? Alporquia também dá certo?

    3) Qual o melhor método para fazer brotar caroços de pêssego. Vou fazer os cavalinhos para enxerto de garfagem.

    4) Pode ser feito enxerto de garfagem ou alporquia em nêsperas?

    Desde já agradeço.

    Resposta

    • inforagro
      abr 05, 2011 @ 23:11:16

      Boa noite Rodrigo…

      1)Dê preferência a épocas mais quentes do ano, pois em períodos frios o desenvolvimento da borbulha pode parar e o enxerto não irá se desenvolver de forma satisfatória.

      2)Neste caso, não seria uma boa idéia acrescentar uréia, uma vez que apenas a uréia não irá suprir todas as necessidades nutricionais da futura muda. No seu caso, eu recomendaria o plantio direto da semente do abacate em um saquinho para mudas ou em uma sementeira, uma vez que as raízes podem ser danificadas no transplante da muda que está fazendo. A produção de mudas de raizes nuas é uma prática delicada, muito burocrática. Caso a muda não seja muito bem preparada os resultados certamente não serão satisfatórios.Quanto ao método de enxertia, fica a seu critério, no entanto, informo que a garfagem irá agilizar a sua vida, pois é muito menos complicado de se fazer. Os resultados dos dois métodos são muito bons, mas a garfagem tem mais chances de pegar pelo motivo de ser um pouco mais rústica. Quanto a alporquia, pode tentar, mas lhe adianto que alguns experimentos ja feitos não apresentaram bons resultados.

      3)Amigo, prepare-se para enfrentar um grande desafio. Para fazer as mudas de pêssego, você precisará plantar as sementes em um substrato (úmido) e acondicioná-lo em uma câmera fria a uma temperatura de 5°C por um período de 30 a 90 dias. Esse procedimento é necessário para poder quebrar a dormência da semente, que só germina em temperaturas baixas. Não estou me lembrando de outra forma mais simples que esta, mas irei pesquisar e lhe informarei o mais rápido possível.

      4)A propagação da nêspera é feita basicamente por enxertia. Você pode ralizar a alporquia, mas os resultados não serão rentáveis.

      Espero ter respondido às duvidas!!!
      t+

      Resposta

  12. Rodrigo duda
    abr 06, 2011 @ 14:37:34

    Obrigado pelas informações. Pelo jeito vou ter que desistir das mudas de pêssego, uma vez que o processo de germinação é muito complicado. Como faço minhas próprias mudas por hobby, vou contar a sorte de alguma semente brotar ao acaso.

    Resposta

  13. Rodrigo duda
    abr 15, 2011 @ 14:02:53

    Qual a melhor época para efetuar o enxerto por garfagem em mangueiras? Moro no sul do Brasil, e logo começa o frio do inverno. Isso interfere nos enxertos por garfagem e borbulhia?

    O garfo a ser enxertado deve ter qual característica?

    Resposta

    • inforagro
      abr 15, 2011 @ 23:33:41

      Rodrigo,
      você deve evitar períodos frios e chuvosos, a não ser que possua uma estufa controlada!!!
      A água e e frio interferem no resultado final do enxerto, procure evitar que a área do enxerte molhe e épocas frias do ano!!!
      O garfo a ser enxertado deve ser retirado de uma planta produtiva, com copa vigorosa e folhagem bem verde. Não deve apresentar ematomas, a casca deve ser uniforme e livre de ferimentos, o caule não pode estar trincado e as gemas da estaca devem estar maduras!!
      Espero ter ajudado!!!

      Resposta

  14. Rodrigo Duda
    jul 07, 2011 @ 14:43:03

    Gostaria de agradecer pelos conteúdos postados. Com as informações fornecidas pelo blog consegui efetuar algumas modalidades de propagação de plantas. Já tenho duas mudas de glicínia produzidas por alporquia e consegui êxito na borbulhia de laranja baiana com pé de limão e em pé de lima.
    Agora espero ver os resultados de alporquia em jabuticabeira e pessegueiro. Com a aplicação de AIB acho que será mais fácil. Em breve enviarei fotos dos meus experimentos.

    Resposta

  15. Rodrigo Duda
    dez 21, 2011 @ 00:20:39

    Até que enfim consegui resultados satisfatórios com enxertia e alporquia. Dá uma olhadinha no meu blog:

    http://rodrigoduda.blogspot.com/

    Resposta

  16. mauricio fernandes pacheco
    jan 05, 2012 @ 23:31:32

    Legal ! sempre faço enxertos em minha chacara , tenho um pé de lima que eu mesmo fiz o enxerto e esta carregao de frutos , gosto de apanhar os frutos e saber que fui eu quem fiz. Tenho também um pé de limão galego , cidra , roseira e até maracujá que fiz enxerto ! È muito legal !

    Resposta

  17. johnathan oliveira silva
    jan 17, 2012 @ 00:23:23

    Gostei muito! mas como faz para enxerta tres variedades de mangueira no mesmo “cavalo”?

    Resposta

    • inforagro
      jan 22, 2012 @ 23:05:27

      Boa noite Johnathan,
      não tem como você enxertar três variedades de uma fruta no mesmo cavalo.
      Recomendo que faça somente um, obterá melhores resultados!

      Resposta

    • Rodrigo Duda
      jan 27, 2012 @ 13:45:09

      Johnathan,

      Você pode tentar por borbulha, mas não tente colocar as três borbulhas ao mesmo tempo. Veja este vídeo, sobre uma árvore com 5 tipos de frutas:

      No caso de frutas cítricas fica mais fácil executar a enxertia. eu já consegui implantar laranja-baiana num pé de limão já produzindo.

      Resposta

  18. Rodrigo Duda
    jan 27, 2012 @ 13:44:23

    Johnathan,

    Você pode tentar por borbulha, mas não tente colocar as três borbulhas ao mesmo tempo. Veja este vídeo, sobre uma árvore com 5 tipos de frutas:

    http://www.youtube.com/watch?v=95s6fIYtXvI

    No caso de frutas cítricas fica mais fácil executar a enxertia. eu já consegui implantar laranja-baiana num pé de limão já produzindo.

    Resposta

  19. Liege
    mar 19, 2012 @ 14:32:30

    gostaria de saber se posso enxertar ou se tem nogueira de enxerto obrigada sou a lele

    Resposta

  20. Marcos Antonio
    mai 19, 2012 @ 11:29:29

    Pretendo fazer enxerto em jabuticabas e pelo que andei lendo aqui o sistema de garfagem é o mais indicado, mas ainda tenho algumas duvidas .

    Resposta

  21. Marcos Antonio
    mai 21, 2012 @ 23:32:49

    Boa noite ,garfagem ou fenda cheia são quase iguais ?Qual seria a mais indicada ?tem alguma imagem de como fazer o enxerto?

    Resposta

  22. SANDRO APARECIDO DA SILVA
    jun 21, 2012 @ 02:04:22

    COMO ENXERTO ABACATE ADULTO

    Resposta

    • inforagro
      jun 28, 2012 @ 14:08:34

      Bom dia Sandro,
      você faz da mesma forma que a muda do abacate, corte o caule a +- 20cm do solo, faça uma pequeno corte na parte superior, na lateral, atingindo o xilema e o floema do tronco, encaixe a estaca nesse corte, tomando cuidado para fazer contanto entre a casca de um e de outro. Impermeabilize o encaixe com fita plástica, espere começar a brotar e pronto.

      Resposta

  23. lorival perrud
    jul 24, 2012 @ 23:32:46

    ola boa noite
    gostaria de saber e como fazer a enxeria de uma qualidade que ja e de enxerto e si vai produzir o memo fruto.
    a guardo resposta obrigado.

    Resposta

  24. vitor manuel antunes bastos
    ago 12, 2012 @ 23:32:58

    Simples preciso e conciso

    Resposta

  25. Williams Matos
    ago 17, 2012 @ 03:16:48

    Olá Boa Noite,
    A enxertia em abacate tem que ser feita somente em porta enxertos de abacate ou eu posso usar um porta enxerto de uma planta diferente?

    Resposta

  26. Carlos Prado
    set 11, 2012 @ 14:19:54

    como enxertar uma outra fruta num pé de manga novo

    Resposta

    • inforagro
      set 11, 2012 @ 22:43:30

      Não tem como enxertar duas frutíferas diferentes Carlos, você pode enxertar uma outra espécie de manga, mas acerola em manga, por exemplo, não tem jeito!!

      Resposta

  27. Michael
    nov 19, 2012 @ 01:35:41

    Na borbulhia com corte em T , devo cortar apenas a casca do cavalo?

    Resposta

  28. Digelson P. de Morais
    nov 30, 2012 @ 20:00:39

    Parabéns pelas informações; Gostaria de ver algumas fotos ou material de como é feito com Roseiras, pois de algum modo, tenho errado e o resultado esperado, tem sido desastroso, com isto queria ver algo como o exposto acima, onde possa corrigir minhas falhas.
    Muito obrigado
    Atenciosamente,
    Digelson

    Resposta

  29. Dercio F. Chico
    jan 21, 2013 @ 14:35:39

    Goistei da mais alta e avançada descoberta visto k tem la suas vantans esta k cobre o nosso grafico de alimentação. Perguntar os tipos d propagação da videira. Abraços

    Resposta

  30. isnael naonto de sousa
    fev 12, 2013 @ 10:44:27

    Isnael técninco agricola de sorriso mt
    Muitos interessante estou pesquisando sobre enxertia em mangueiras e gostei muito desse site meus parabens………………

    Resposta

  31. isnael naonto de sousa
    mar 14, 2013 @ 14:02:36

    bom dia , achei tudo que precisava pra fazer as enxertias em minhas mudas se manga coquinho agora vou pra pratica……………

    Resposta

  32. Suzana Aguiar Miranda
    mar 27, 2013 @ 04:45:56

    Bom Dia! Gostei muito de suas informações sobre enxertia…bem detalhado…parabéns, pelo site! Bem tenho um pé de Camu-camu que minha mãe trouce de Belém do Pará. Está plantado, num vaso grande, sempre bem cuidado e podado, a mais de 10 anos e já virou um Bonsai. Pena que nunca tive a felicidade de colher frutos!! Apesar de que já li muita coisa do Camu-camu, que me deixou até desanimada , mesmo assim fiquei interessada em fazer a enxertia, mas não sei qual fruta da familia que poderei usar, para o cavalo…será limão, laranja,como proceder, se é possível e etc? Ficaria muito grata se o Sr, pudesse me orientar no procedimento dessa enxertia, e as possibilidades…poxa, fico muito chateada em olhar para uma arvorezinha frutífera que não dá frutos!!!…mas vindo aqui já fiquei até animada.Bem, de qualquer forma agradeço a atenção e com esperança aguardo notícias, rsrsr. Abraços! Obrigada!

    Resposta

  33. Luiz Roberto Araujo Silva
    abr 21, 2013 @ 19:36:37

    Senhores, bom dia!

    Tenho um pé de cupuaçu no quinta de casa e apesar de ja ter em torno de oito anos, e florescer, não produz frutos. O que estaria faltando pra essa frutífera produzir? Uma enxertia de outro cupuaçuzeiro produtivo poderia ser uma solução?
    Abraços, Luiz Roberto

    Resposta

  34. Souza
    jun 03, 2013 @ 17:27:42

    Estou começando meu viveiro agora e gostaria de saber como obter as borbulhas. O porta enxerto obtenho pelo plantio do limão cravo e aguardo até que ele tenha a grossura de uma caneta e a borbulha, como obtenho?

    Resposta

  35. Souza
    jun 04, 2013 @ 10:33:45

    Amigo e como formo minhas próprias matrizes? ou como faço o citro que tenho produzir as borbulhas o ano todo?

    Resposta

  36. Eduardo Augusto Chiuratto
    ago 10, 2013 @ 20:03:15

    Gostaria de enxertar uma muda de nêspera, mas ela acabou de nascer, quanto tempo devo esperar para fazer o enxerto e qual o método mais apropriado?

    Resposta

  37. Luiz
    ago 28, 2013 @ 13:37:46

    Enxertia é propagação vegetativa, não existe mistura entre as plantas, não existe cruzamento, não há troca de informações genéticas. Só existe troca de informações genéticas na reprodução sexuada, através da polinização cruzada entre diferentes plantas.

    Resposta

  38. Adriano
    nov 04, 2013 @ 11:45:22

    Bom dia,
    gostaria de saber qual o melhor cavalo para enxerto de abacateiro?
    Att
    Adriano

    Resposta

  39. Antonio Luiz
    mar 29, 2014 @ 18:27:57

    Tenho uma mangueira do tipo manga rosa enxertada comprei com 30cm de altura hoje ela está com 2m já faz um ano e meio e ainda não colocou nem flores, o que posso fazer? Obrigado!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

agosto 2010
D S T Q Q S S
    set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Mais Avaliados

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 143 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: