Criação de Frango Caipira de Corte

A criação de galinha caipira é um setor que vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Por ter uma carne mais dura e saborosa que a da galinha de granja, aguça os paladares dos consumidores e consequentemente aquece as vendas. É uma criação que não requer muitos cuidados e controle como a criação de granja, é mais barata e necessita de menos mão de obra, no entanto, demora mais tempo para ser terminada.

Criação de frangos de corte

Para começar uma criação, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, o produtor deve fazer o planejamento prévio da atividade, colocando na ponta do lápis todos os gastos que serão efetuados para a implantação da granja, aquisição de animais, ração e água.

No planejamento, será feita a escolha das raças a serem criadas, do sistema de criação, do tamanho das instalações, do material a ser utilizado para a construção das instalações, das tubulações de água e da mão de obra temporária e permanente.

Raças

Existem várias raças de galinhas, com aptidão para carne ou postura, uma das mais conhecidas para a criação caipira é a raça índia, que se caracteriza por ter um porte grande e pernas escuras. A escolha da raça varia de região para região, pois cada raça possui uma adaptabilidade climática diferente. Faça uma pesquisa nas fazendas de sua região e pergunte aos criadores mais experientes quais as raças mais criadas.

Sistema de criação

Para a criação de corte, podem ser utilizadas 3 formas diferentes de criação, a confinada, a semi-confinada e a livre.

. Criação confinada: nesse sistema os frangos são criados em confinamento, ou seja, ficam presos o dia todo. O único fator que diferencia a criação intensiva de frango caipira da criação de granja é a alimentação.

Os frangos são criados em poleiros ou galpões de piso de cimento ou terra batida, forrados com cama de maravalha ou palha de arroz. Os galpões podem ser feitos de madeira, tela de arame ou bambu, de acordo com a criatividade do produtor, desde que proteja os animais do frio, do sol e de predadores. A utilização de materiais alternativos é amplamente incentivada, principalmente se a criação for de pequeno ou médio porte.

A alimentação das aves vai mudando gradativamente desde a primeira fase de vida. Nas primeiras 24 horas, pode limitar-se ao fubá espalhado sobre folhas de jornal, no segundo dia, entra-se com ração de crescimento e no terceiro ela já não é mais servida em jornal, mas em recipientes a 6 cm de altura. Gradativamente os comedouros irão subindo até atingirem 15 cm, quando as aves já estiverem em idade adulta. Um pintinho precisa de 100 gramas de ração na primeira semana; 250 gramas na semana seguinte e 350 gramas na subsequente. A partir daí pode receber ração de engorda. Adulta, uma galinha necessita entre 100 e 150 gramas por dia de ração. Depois dos 30 dias de idade a podem ser acrescentados restos de hortaliças e folhas verdes no regime das aves. Nesse sistema, os frangos atingem idade de abate em torno de 4 a 5 meses.

. Criação semi-confinada: nesse sistema os frangos são criados parte do dia presos e parte soltos em piquetes. Até os 30 dias de idade os pintinhos são mantidos presos, para defendê-los de predadores e do frio. Recebem fubá de milho no primeiro dia de vida, no segundo começam a receber ração de crescimento (100g/ave), a partir da segunda semana de vida recebem 250g e 350g até completarem 30 dias de vida. A partir daí, passarão a frequentar os piquetes e receber apenas 120g/ave de milho, sorgo ou soja por dia. No piquete, restos de hortaliças e ramas verdes podem ser jogados para as aves.

 Foto do curso "Criação de Frango e Galinha Caipira" do CPT: www.cpt.com.br.

Para esse sistema, os poleiros podem ser planejados para abrigar até 10 aves por metro quadrado, visto que as aves irão dormir em caibros suspensos.

Durante a parte da manhã, quando o tempo está mais fresco, os frangos são mantidos presos nos poleiros e comem o milho, soja ou sorgo e durante a tarde são soltos nos piquetes. É importante que nos piquetes haja grama e algumas árvores para fazer sombra para as aves ou pequenas coberturas de telhas de barro espalhadas na área. A área dos piquetes varia de acordo com o tamanho da criação, recomenda-se uma área de 4 a 5 metros quadrados por frango.

Nesse sistema as aves atingem idade de corte entre 5 a 6 meses.

. Criação livre: nesse sistema, os frangos são criados soltos durante o dia todo, sendo presos somente durante a noite.

Os pintinhos são mantidos presos, recebendo os mesmo cuidados do sistema semi-confinado até os 30 dias de idade, a partir daí são soltos e comem somente o que encontrarem na natureza, podendo o produtor oferecer às aves restos de hortaliças.

Nesse sistema, os frangos atingem idade de corte entre 8 e 10 meses.

Tamanho e material utilizado nas instalações

O tamanho das instalações varia de acordo com o tamanho e tipo de criação.

Recomenda se uma área de 1 metro quadrado para cada 10 aves nos sistemas semi-confinado e livre e uma área de 1 metro quadrado para cada 15 aves no sistema confinado.

Lembre-se, no sistema confinado as aves dormem no chão, sobre cama de maravalha ou palha de arroz, nos sistemas semi-confinado e livre as aves dormem em caibros suspensos. Os caibros devem diâmetro mínimo de 4 cm, para não machucarem os pés das aves.

Construção das instalações

As instalações devem ser construídas no sentido Leste-Oeste em regiões quentes como Sudeste e Nordeste e no sentido Norte-Sul em regiões frias, como o Sul.

Dê preferência a lugares altos, livres de alagamentos e bem drenados, mantenha a área sempre cercada, para evitar entrada de animais maiores e predadores.

Utilize materiais alternativos, use a criatividade, economize, mas faça um trabalho de qualidade.

Água

A propriedade deve dispor de uma fonte de água de qualidade para os animais. A água deve ser fornecida a vontade para as aves, em bebedouros automáticos ou manuais.

Mão de obra

Para instalar uma criação de frango, a mão de obra é um fator indispensável, seja ela temporária ou permanente. Escolha funcionários honestos e supervisione a obra, para que nada saia errado. Distribua as tarefas, planeje as atividades do dia, assim você irá economizar tempo e fará o serviço render mais.

Administração da granja

Mantenha todas as contas na ponta do lápis, anote tudo o que for gasto na implantação e na manutenção diária da sua granja. Tudo deve ser contabilizado, desde um prego até o salário dos trabalhadores, caso você vá cuidar de sua própria granja, se considere um trabalhador assalariado. No fim de cada mês, some todas as despesas e as receitas de sua granja e faça um balanço para saber se a atividade está dando lucro ou prejuízo.

Lembre-se, a criação de frangos de corte caipira só irá começar a te dar lucro depois de no mínimo 5 meses.

Vacinação

Guia de Vacinação no Campo

Idade de Aplicação Vacina Via
7 dias NC.HB1+GUMBORO ÁGUA
14 dias GUMBORO ÁGUA
21 dias GUMBORO ÁGUA

 

Cuidados

- Quando pequenos, os pintinhos caem facilmente dentro dos bebedouros, procure utilizar um recipiente raso para evitar acidentes;

- Tome cuidado para não deixar buracos nas cercas onde os frangos possam se enganchar em uma tentativa de fuga;

- Observe se alguns frangos estão bicando os outros, isso significa deficiência de cálcio. Esse problema é corrigido oferecendo às aves uma ração com um teor maior de cálcio.

About these ads

120 Comentários (+adicionar seu?)

  1. aislan
    mar 19, 2011 @ 01:30:52

    Eu tenho uma pequena criação de frango gostaria de saber aonde eu encontro essa vacina na minha região,tenho sempre problemas com algumas doença principalmente o gogo.OBS:Sou da região de Presidente Prudente.Ficarei grato se me informar.

    Resposta

    • inforagro
      mar 20, 2011 @ 14:44:35

      Bom dia Aislan,
      essas vacinas você irá encontrar em casas de produtos agrícolas, não conheço a sua cidade, mas acredito que possua um ponto comercial deste tipo por ai. Casa você não conheça nenhuma, faça uma visita a um pet shop que com certeza algum funcionário irá lhe indicar alguma.
      além destas vacinas, recomendo a aplicação da vacina contra cólera e tifo aviaria. Ela é administrada via intramuscular nos franguinhos, irei postar uma matéria sobre elas.
      Caso os franguinhos ou galinhas já estejam doentes (de gogo), procure um remédio chamado sanagogo ou um outro chamado floxin, eles são muito bons e irão resolver o problema, falarei sobre eles também.
      Espero ter ajudado, muito obrigado pela visita e comentário!!!

      Resposta

    • wilson de sousa
      nov 21, 2012 @ 22:26:28

      aislan eu sou de prudente ,so compro vacina e recebo orintação de raçoes cojac proximo ao posto rio 400,sentido campo de futebol do do rio 400,antes do posto

      Resposta

  2. ROLDÃO RIBEIRO DA CUNHA JÚNIOR
    abr 19, 2011 @ 00:59:10

    Estou começando uma criação de frangos caipira, o primeiro lote de cem frangos está quase no ponto para vender, mas o segundo ficou doente, está com gôgo, e essa materia já me ajudou muito. Fico grato e um abraço a todos.

    Resposta

    • inforagro
      abr 19, 2011 @ 01:12:50

      Muito obrigado Roldão!!
      Fico feliz em saber que o objetivo do Blog esta sendo alcançado!!
      Se precisar de alguma coisa e puder ajudar, estou à disposição!!
      T+

      Resposta

  3. CARDOSO
    jul 02, 2011 @ 18:56:11

    CARO SENHORES,
    ESTOU COM UMA AREA DE 550 METROS QUADRADOS E GOSTARIA DE INICIAR UMA GRANJA DE FRANGOS CAIPIRAS PARA ABATE E VENDA DE OVOS PODERIA ME INFOMAR QUANTOS FRANGOS PODEREI COMEÇAR NESTA AREA ACIMA MENCIONADA. OUTRAS PERGUNTAS ABAIXO :
    NESTA AREA PODEREI USAR AGUA DAS NASCENTES PARA OS FRANGOS?
    TEREI DE FAZER DIVISÓRIAS NO CERCADO COM TELA ?
    MINHA REGIAO E DE CATUJI MG , REGIAO FRIA ,QUAL RAÇA DE FRANGO QUE PODEREI CRIAR?
    ESTE PROJETO FICARA EM TORNO DE QUANTOS MIL REAIS ???
    GRATO

    Resposta

    • inforagro
      jul 02, 2011 @ 23:01:32

      Boa noite Cardoso,
      Na área mencionada você não poderá criar muitas aves, uma vez que aves caipira requerem mais espaço que as de granja. para manter o padrão de ave caipira te recomendo não criar mais de 30 aves, pois elas necessitam de muito espaço para caminhar, ciscar, etc.
      Você deverá fazer um pequeno poleiro onde as aves irão passar a noite e um outro poleiro, onde ficarão os ninhos. Neste caso, será mais viável criar as aves de corte e de postura juntas, pois o espaço é pequeno. Você irá precisar ainda de um galo para galar os ovos, caso você queira obter seus próprios pintinhos.
      Não há problema algum em utilizar água de nascentes.
      O frango caipira por natureza já possui uma certa resistência às mudanças climáticas, no entanto, você deve fornecer um ambiente protegido para eles, como um poleiro que possua lona nas laterais, para que nos dias frios o poleiro seja fechado. Você pode criar qualquer uma destas raças:
      Partridge Plymouth Rock, Columbian Wyandottes, Raça Australorp, Buff Plymouth Rock.
      Elas lhe renderão resultados satisfatórios, mas lembre-se, ofereça o mínimo de condições para os animais em dias de frio severo, eles não são imortais!!!
      Quanto ao preço inicial não posso lhe dar um parecer, isso varia de região para região e de como você irá montar as instalações.
      Faça um planejamento prévio de como será montado o poleiro, quanto de cada material você irá utilizar, a altura da tela, tipo de tela, bebedouro, comedouro, etc. Depois faça uma pesquisa de preços em sua cidade.
      Espero ter ajudado Cardoso!
      t+

      Resposta

      • gabriel
        mai 21, 2012 @ 21:41:36

        ola, gostaria de saber onde posso encontrar a australorp? poderia me informar, estou perto de taubaté sp.

      • inforagro
        mai 22, 2012 @ 00:17:00

        Boa noite Gabriel,
        infelizmente não sei te informar onde encontrar este produto, não sou da região e não tenho muito conhecimento comercial sobre ela!

  4. tonny
    ago 22, 2011 @ 15:36:22

    sou tonny everton de pau dos ferros -r n , estou com um progeto de criar galinha caipira , qual a raça +
    indicada pra minha regiao, é uma regiao de clima quente

    Resposta

    • inforagro
      ago 22, 2011 @ 23:09:46

      Boa noite Tonny,
      você pode optar pelas seguintes raças:
      – Gallus gallus domesticus
      – Partridge Plymouth Rock
      – Andalusian
      – Australor

      Estas são algumas raças que conheço, e que inclusive alguns parentes meus criam. Elas irão apresentar bons resultados para você.
      Espero ter ajudado, T+

      Resposta

  5. Antônio Carlos Ferreira
    out 30, 2011 @ 17:01:10

    Ola meu nome é Antônio.eu queria tirar algumas dúvidas sobre a criaçao de frango caipira no sistema semi confinamento.Bom eu quero começar a criar frango caipira no sistema semi confinamento como ja dito,entao eu tenho uma área de 165m2 e queria saber quantas aves cabe nesta área e o galpao de puleiro eu queria fazê-lo há 1.30de altura do solo para as aves transitarem por debaixo dele e o galpao vai ser de 5m e queria saber se eu posso fazer assim e eu moro em guaxupé-mg e que raça eu posso começar a criaçao? Ha e nesta área tem bastante capim braquiaria e leguminosas eu tenho que primeiro passar um mata-mato antes de colocar os franguinhos ou posso já colocar os franguinhos.Bom obrigado pela atençao e eu espero a resposta.obrigado.

    Resposta

    • inforagro
      out 30, 2011 @ 20:56:50

      Boa tarde Antônio,
      é um bom negócio, a área é boa e a ideia do poleiro suspenso é muito boa. Você pode fazer assim, não é necessário pulverizar o capim e as leguminosas, até por que as galinhas vão se alimentar deles.
      Na construção do galpão, utilize cortinas para dias mais frios, pois as aves podem vir a morrer por causa do dele. A quantidade máxima de aves por metro quadrado de galpão é 12. Em um plantel de 1000 aves de corte, utilize 24 comedouros e 12 comedouros, o mesmo serve para um plantel de 700 aves de postura. Caso for criar aves de postura, abrigue no máximo 7 aves por metros quadrado, e 9 aves se for criação para corte, no galpão. Nos piquetes, utilize adensamento de 2 aves por metro quadrado. Na sua área, você pode criar 245 aves de postura, construindo um galpão de 35 metros quadrados ou 270 aves de postura, construindo um galpão de 30 metros quadrados. Caso for montar um plantel com dupla aptidão, considere a opção para frangos de postura como a mais adequada.

      Algumas raças:
      – Gallus gallus domesticus
      – Partridge Plymouth Rock
      – Andalusian
      – Australor

      Você pode ainda procurar em sua própria região, a raça índio mestiço é uma ótima raça, resistente e produtiva, procure informações com o pessoal da zona rural também, o mercado é um bom lugar para conseguir boas informações.

      Desejo sorte, t+!

      Resposta

  6. Reginaldo teixeira
    nov 04, 2011 @ 15:21:34

    Quero criar esse frango que chamamos de caipirao. em quanto tempo ele fica pronto para o abate.
    quantos irei criar por metro quadrado.
    e quantos kilos de racao eles vao comer ate o abate.
    obrigado.

    Resposta

    • inforagro
      nov 04, 2011 @ 21:45:50

      Boa noite Reginaldo,
      eu não conheço essa raça, pelo menos por este nome não.
      A quantidade por metro quadrado vai depender do sistema que for criar, se for sistema intensivo, cerca de 3 ou 4, semi intensivo 2 e no sistema extensivo, mais utilizado em propriedades rurais, as aves podem andar livremente por toda a propriedade.
      Não sei te informar quantos quilos de ração essas aves irão consumir durante sua vida, pois desconheço essa raça.

      Resposta

  7. juciley
    dez 01, 2011 @ 00:42:45

    gostaria de saber qual grama é mais indicada no sistema de semi confinamento? obrigado.

    Resposta

    • inforagro
      dez 06, 2011 @ 00:06:03

      Boa noite Juciley,
      a braquiária é muito utilizada, mas tem também um outro chamado quicuia que também oferece bons resultados. Isso pode varias de região para região, por causa do clima e tipo de solo ok.

      Resposta

  8. humberto
    dez 21, 2011 @ 19:09:01

    amigo, qual a melhor grama para pastagem criação de galinha de postura no estilo caipira? e como e onde devo construir os ninhos? e tenho 2500 m2 qtas aves posso criar? favor se alguem puder me ajudar desde já agradeço.

    Resposta

    • inforagro
      jan 05, 2012 @ 22:31:54

      Você pode usar a brachiaria ou qualquer outra espécie de grama de médio porte, que não tenha folhas muito grandes (de 50 a 100 cm de comprimento).
      Leia os comentários nos posts relacionados ao assunto no Blog, você irá encontrar a resposta para sua terceira pergunta.
      Os ninhos devem ser construídos em locais secos, não muito quentes, ventilados, a cerca de 50cm a 1m de altura, com capim seco ou serragem de madeira. Utilize caixotes de madeira para fazê-los.

      Resposta

  9. benilton
    jan 10, 2012 @ 15:24:02

    Bom Dia!!!
    Estou querendo abrir uma pequena granja no estado da Bahia, por lá ser muito quente, gostaria de saber qual tipo de galpão seria mais viável para está fazendo.
    Gostaria também de saber quantos frangos devo criar em uma área de 180m2, mais área de pastagem.
    Desde já agradeço a sua ajuda.

    Resposta

    • inforagro
      jan 22, 2012 @ 23:14:47

      Boa noite Benilton,
      primeiramente peço desculpas pela demora em responder.
      Você pode fazer galpão de alvenaria, que é mais resistente, ou de madeira, que sai mais barato mas dura menos.
      Ambos irão atender sua necessidade, utilize tela nas laterais, deixando um roda pé de alvenaria ou madeira de pelomenos 50cm para evitar que ventos frios incidam diretamente nas aves. Utlize tambem lonas de cores claras para fazer as cortinas, isso ajuda na ambientação do local.
      Projete os galpões com lanternins, eles funcionam como chaminés para o escape do gás liberado pelas fezes das aves.
      Quanto ao número de frangos que pode ser crido na sua área, dê uma lida nos comentários e posts relacionados ao assunto no blog, lá você encontrará essa informação, fazendo alguns cálculos simples.

      Resposta

  10. laurindo soares moreira filho
    jan 21, 2012 @ 00:13:30

    aqui laurindo gostei muito das pergunta e resposta continui asin ta sendo muito util

    Resposta

  11. simone
    jan 22, 2012 @ 09:58:34

    ola, gostaria de saber a respeito do abate e comercializacao de uma criacao com 100 cabecas na regiao de presidente prudente-sp.
    obrigada,

    Resposta

  12. raimundo
    fev 05, 2012 @ 16:20:26

    ola meu nome e raimundo e tenho uma pequena criaçao de frangos mas nao sei cual vacina contra gogo devo dar se puder mim ajudar ficarei grato

    Resposta

    • inforagro
      fev 08, 2012 @ 12:12:56

      Bom dia Raimundo,

      no mercado, você encontra um medicamento chamado Sanagogo, caso as aves ja estejam doentes ele irá ajudar. As dosagens estão presentes na bula.

      Resposta

  13. Juarez
    fev 15, 2012 @ 09:34:06

    Muito legal este Blog.

    Resposta

  14. Rejane morais
    fev 20, 2012 @ 22:56:15

    Muito bom esse blog..

    Tirou todas as minhas dúvidas, parabéns!!!

    Resposta

  15. Edmilson
    fev 28, 2012 @ 22:38:03

    Gostei muito desse bolg, pois pretendo iniciar uma criação de frangos caipiras, postura e corte.
    com as dicas já eliminei todas as duvidas que tinha..

    Parabens…

    Resposta

  16. Renata Rodrigues
    mar 06, 2012 @ 01:06:47

    Esto começando uma criação de frango caipira em regime fechado. Eles estão com 50 dias…e eles ficão se bicando,uns aos outros…falta algum componente na ração? Estou escrevendo pelo nome da minha esposa…alguem poderia me tirar essa duvida? Obrigada! Celio

    Resposta

  17. luis henrique
    mar 21, 2012 @ 17:13:28

    inforagro, onde eu acho ovos dessas raças que vc falou ai,para chocar,valeu

    Resposta

    • inforagro
      mar 22, 2012 @ 00:52:47

      Boa noite Luis,
      você pode encontrar esses ovos facilmente com outros criadores, em escolas agrotécnicas ou universidades que trabalhem com esse tipo de animal ou ainda em casas de produtos agrícolas, via encomenda.

      Resposta

  18. Antonio
    mar 23, 2012 @ 13:47:41

    Olá, Gostaria de alguma informaçoes.
    Quero montar um sistema de semi confinamento para abate de 1000 cabeça/ mes,
    qual o indice de mortalidade?;
    a vacina é de facil acesso?;
    tem mercado para esse tipo de mercadoria?;
    qual a metragem e sistema para melhor trabalhar ?
    att. Antonio

    Resposta

  19. Baltazar Nobre
    mar 30, 2012 @ 18:50:58

    porque os galpoes pra frango no nordeste são feitos no sentido leste/oeste?

    Resposta

    • inforagro
      abr 03, 2012 @ 11:20:55

      Por conta do sentido de irradiação solar, não seria interessante construir o galpão no sentido Norte/Sul, pois os raios solares iriam entrar no galpão durante a manha e a tarde, causando aquecimento excessivo do mesmo e stress dos animais.

      Resposta

  20. leonardo
    abr 09, 2012 @ 14:42:14

    Bom Dia! meu nome é LEONARDO sou de Exu-PE, tenho meio ectare de terra e gostaria muito de criar frangos caipira, para corte e postura, queria se possivel vc me informaçe a quantidade ideal para o tamanho desse terreno e tambem qual raça é mais indicada pra minha região, muito grato.

    Resposta

  21. Paulo Cezar
    abr 10, 2012 @ 11:11:00

    Olá pessoal,gostaria de saber se vocês têm a receita para a fabricaçao das rações para crescimento e engorda,ficarei muito grato se puderem me auxiliar.

    Resposta

  22. Elizeu
    abr 28, 2012 @ 13:17:06

    Parabens pelo seu blog, pq a internet esta cheia de lixo precisamos de blog informativos e boa qualidade tipo o seu!
    Sou tecnico em Agropecuaria

    Resposta

  23. Moniza
    mai 01, 2012 @ 12:21:49

    Meus frangos estao bicando uns aos outro e comendo a sua propria carne o que eu faço estao tds machucado

    Resposta

    • inforagro
      mai 06, 2012 @ 01:19:28

      Boa noite Moniza,
      acrescente cálcio na alimentação deles. O ato de bicar os companheiro é consequência da deficiência de cálcio na alimentação. Existem rações que já vêm prontas no mercado e o custo é relativamente baixo, ou compre o suplemento a base de cálcio e misture a ração das aves.

      Resposta

  24. Telma Reis
    mai 04, 2012 @ 13:42:30

    Bom dia, meu nome é Telma. Gostaria de saber qual a ração apropriada para galinha caipira para corte.
    Grata.

    Resposta

  25. Adilson Matias
    mai 21, 2012 @ 19:59:56

    Boa tarde, estou interessado em começar a criação de frango caipira, que raça vc me indicaria, já que moro numa região um pouco quente no estado de Mato Grosso , cercada por morros, Obgdo.

    Resposta

    • inforagro
      mai 22, 2012 @ 00:22:47

      Boa noite Adailson,
      olha só, em vez de te dar uma receita pronta, que tem certa possibilidade de erro, vou lhe fazer uma indicação.
      Procure por pequenos criadores da sua região, pesquise com eles quais as raças caipiras que criam e tire suas conclusões. Você pode até conseguir suas primeiras aves com eles, aves estas que já estão adaptadas ao clima de sua região e prontamente aptas para produção.
      Você pode fazer este contato sem sair da sua cidade, caso haja um mercado agrícola ai, onde esses produtores comercializam seus produtos, ou visitando as suas propriedades.

      Resposta

  26. Nivaldo
    mai 21, 2012 @ 20:52:07

    gostei muito desse blog , tirei algumas duvidas que tinha, pois quero iniciar uma pequena criacao

    Resposta

  27. BRUNO
    jun 04, 2012 @ 16:40:50

    bom dia…gostaria de saber se você conhece alguma criação de frango caipira aqui no interior de São Paulo, gostaria de visitar para começar a criação. Grato

    Resposta

    • inforagro
      jun 05, 2012 @ 22:42:55

      Boa noite Bruno, infelizmente não conheço nenhuma criação nessa região.
      Você deve encontrar pessoas que conhecem criadores em casas de produtos agropecuários, mercados de produtos agrícolas ou mesmo algum veterinário.

      Resposta

  28. Ronald Monteiro.
    jul 02, 2012 @ 17:41:28

    Olá, tenho uma área em casa de 5×5 e gostaria de saber quantos frangos posso colocar nesta área.

    Resposta

  29. azimar
    jul 03, 2012 @ 18:59:54

    Boa tarde eu li todas as perguntas e respostas do seu blog não vi comentários sobre a cração de galinha índio não seria uma boa raça para se criar, já que e muito boa de peso

    Resposta

    • inforagro
      jul 09, 2012 @ 11:16:05

      Bom dia Azimar,
      com certeza é uma ótima raça, no Norte de Minas Gerais, minha região,ela é muito criada por pequenos produtores. É uma raça com bom rendimento de carcaça, rústica e resistente. Receio ter me esquecido dela, mas estarei preparando uma matéria sobre ela.
      T+

      Resposta

  30. alex novaes
    jul 07, 2012 @ 03:15:10

    Bom dia meu nome e alex novaes , queria saber se tem como eu trabalhar com frangos de corte os que são mais ultilizado aqueles brancos e criar ele como se fosse caipira mesmo para que eles nao ficasse com aquela carne com muita gordura ?

    Resposta

    • inforagro
      jul 09, 2012 @ 10:54:25

      Bom dia Alex,
      tem sim. Quando criados em sistema intensivo ele acumulam aquela gordura devido o ritmo acelerado de crescimento imposto a eles, se você criar as aves em um sistema menos acelerado e com espaço onde elas possam andar, ciscar e correr com certeza não desenvolverão a gordura, no entanto, demorarão mais tempo para ficarem prontas para abate.

      Resposta

  31. erismeuda maria
    jul 21, 2012 @ 13:39:26

    vou começar criar galinha para abate qual há melhor raça eu queria muito as caipira mais vc falou que elas precisa de muito espaço há aria que tenho 12 lar 25 de comprimento é frango melhorado o que vc acha moro no estado do goias que tipo de raça devo estar comprado para começar obg, neuda

    Resposta

  32. adriano
    jul 26, 2012 @ 03:20:49

    ola, sou adriano e gostaria de saber qual tipo de galinha é melhor para eu começar a criar, lembrando que eu moro em cascavel pr e qeria começar um criadouro livre que de para mim ovos e corte.
    obrigado

    Resposta

  33. michaellimaa28@hotmail.com
    jul 30, 2012 @ 22:07:01

    oi, minha avó comprou um frago e uma galinha , esse frango ele é novinho e esta resfriado , come bem mas espirra … gostaria de informaçoes de como curar esse resfriado que ja dura mais de 20 dias OBRIGADUUUUU

    Resposta

  34. Suzana Alves
    ago 14, 2012 @ 23:08:41

    SOU DO INTERIOR DE SP,PERTO DE BAURU,QUERIA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O MANUSEIO DESTA CRIAÇÃO DE GALINHAS.E TAMBÉM SE TEM ALGUM CRIADOR PERTO DE MIM.ESPERO RESPOSTA ANSIOSA.

    Resposta

  35. Aylpy sousa
    set 03, 2012 @ 12:51:47

    Gostaria de saber!Qual a vacina recomendada para aves que apresentam nódulos nos olhos?

    Resposta

    • inforagro
      set 10, 2012 @ 02:41:57

      Boa noite Aylpy,
      a vacina indicada para esta doença (bouba ou varíola aviária) é a Diftovax Forte.
      Você pode ainda, com sumo de limão – de preferência limão-cravo, também conhecido como limão-rosa ou limão-caipira – misturado com sal grosso, esfregue com cuidado os nódulos, a fim de retirá-los. Como, em geral, a pele da ave sangra um pouco, aplique iodo glicerinado.

      Resposta

  36. Dora
    set 04, 2012 @ 14:08:00

    olá, eu tenho um galpão de frango de corte semi novo, com apenas um ano de uso e quero VENDER, ELE É COMPLETO COM TODOS OS EQUIPAMENTOS, FAÇO UM BOM PREÇO, E POSSO ATÉ DAR CONDIÇÕES DE PAGAMENTO, PARA MAIORES INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO PELO FONE 55 81156082 OU PELO EMAIL tauradospampas@hotmail.com.

    Resposta

  37. vanderlucio rodrigues de paula
    set 05, 2012 @ 01:16:22

    gostaria de saber se vcs não tem receitas de ração para criação de frangos caipiras para o sistema de semi confinamento.

    Resposta

    • inforagro
      set 10, 2012 @ 02:34:41

      Boa noite Vanderlucio,
      nós não possuímos receitas para criação de frango. Podemos ajudá-lo com algumas dicas sobre a criação e já estamos trabalhando com elaboração de pequenos projetos, em escala doméstica, com preços bem camaradas.
      Os projetos incluem galpão ou poleiro com ou sem piquetes dimensionados, com quantidade de material a ser gasto para sua construção, mas não disponibilizamos o custeio, devido grandes variações de região para região!

      Resposta

  38. Rogério deLima Rosa
    set 09, 2012 @ 17:03:22

    Boa Tarde!!!! Sou Rogério de Araxá MG. Estou com um projeto de TCC para criaçaõ de Frango Caipira, a princípio iria fazer de frango de granja, mas verifiquei que o projeto do caipira será mais barato. Pois pretendo montar esse negócio, além de criar pretendo comercializar. Gostaria que me indicassem algum site para que eu me informe sobre como montar o negócio, os custos e despesas. E também se seria rentável? Obrigado. Abraços!!

    Resposta

  39. fabio macedo costa
    set 17, 2012 @ 14:32:23

    bom dia queria sabe depois de 30 dias melho alimentação…

    Resposta

  40. Vitor Rodrigues Alves
    set 20, 2012 @ 19:57:19

    Boa tarde! Gostaria de saber o que pode auxiliar a carne dos frangos a ficarem mais rigidas. Qual componente da alimentacao pode auxiliar nisso. mais proteina, mais fuba ou milho, mais hortalicas? Na minha regiao a rigidez da carne conta muito na valorizacao do frango, bem com a cor mais amarelada de sua carne. Agradeco a atencao.
    Vitor

    Resposta

  41. vinicio gonzaga delfino
    set 26, 2012 @ 18:46:22

    ola, meu nome é vinicio, gostaria de começar uma criação de frango caipira tenho
    200 m2, quantos frangos poço por neste espaço.e se é facil vender
    são carlos sp

    Resposta

  42. Dora
    out 01, 2012 @ 20:32:08

    olá, tenho equipamentos semi novos para aviários e quero VENDER são; 100 bebedouros pendulares automáticos, 100 comedouros tubulares, 50 comedouros tubulares infantil, 05 aquecedores a gás, faço um bom preço, para maiores informações entre em contato pelo email tauradospampas@hotmail.com

    Resposta

  43. SAMUEL
    out 02, 2012 @ 12:01:28

    AJUDA URGENTE!!!!

    Bom dia amigos!!!! gostei muito do blog de vcs, estao todos de parabens!! eu necessito muito da ajuda de vcs, atualmento moro em Sao paulo, mais estou voltando para minha regiao, januaria, fica no norte de de minas, pelo vistos vcs tambem sao do norte de minas, conterraneo eu tenho uma area de 9600 mts quadrado, estou com 3 tanque de psicultura 40/40 cada, todos telado e quero incluir o criaçao de frango caipra junto a psicultura, nao sei quase nada, conheço daquela maneira que a minha mae criar no quintal, no sitio intende, so mesmo para uso da familia, e quero partir para a area do comercio, feiras restaurante e etc!! onde eu compro as matrises para eu começar ai no norte de minas!! Pois Sao Paulo amigos esta muito dificil para viver, prefiro trocar o meu ramo de escritorio e criar frango e peixe feliz da vida!!

    attt Samuel

    Resposta

  44. antonielli
    out 18, 2012 @ 14:38:41

    Bom Dia Estou Contruindo um galpão
    pretendo começa com um lote de 100 pitinhos caipirão
    gostaria de me informa os primeiros passos para prevenir as doenças
    e quais vacinas e tempo de cada uma? e sobre alimentação como posso fazer deixa a comida 24 horas por dia para que elas comem a vontade ou tem horarios certos ??? aguardo suas resposta

    Resposta

  45. mariosa muller
    out 18, 2012 @ 22:21:55

    moro no rs e quro começar uma criaçao de galinhas caipira gostaria de um planejamento emtre criaçao e abate para nunca faltar galinha no ponto de abate como faço esta tabela no aguardo. obrigado e um abraço.

    Resposta

  46. mariosa muller
    out 18, 2012 @ 22:23:31

    gostei miunto do atendimento pois e muinto ilustrativo e tira todas as duvidas um abraço.

    Resposta

  47. Luís
    nov 06, 2012 @ 17:36:13

    Boa Tarde,!

    Iniciei uma criação de frango caipira com um quantitativo de aproximadamente 200 pintinhos da raça “laberouge”. Só que estamos gastando muito com ração. Gostaria de me informar se existe algum alimento alternativo mais em conta que a ração tradicional (cangicão + ração de crescimento) para ministrar aos frangos. Outra dúvida é qual a quantidade diária devemos ministrar para à alimentação dos frangos.

    Abraços

    Luís Ricardo – MG

    Resposta

  48. carlos martins
    nov 18, 2012 @ 19:39:38

    Prezados (as), já crio frango caipira há cerca de 06 anos. Tenho sempre uns 80 a 100. Minha região é montanha (espirito santo), portanto frio com temperaturas máximas de 28graus. Eles comem apenas milho (produção própria) e muita couve (produção própria). Observamos que eles nunca adquirem muito peso, máximo de 3kg. Nunca pensei em criar para vender. A área que eles vivem é cerca de 4mil metros quadrados, tendo uma parte coberta de 60m2 e com 03 poleiros. Agua de nascente corre 24 horas/dia.

    O que preciso fazer para ter uma produção comercial, uma vez que até hoje nunca vendi nenhum, mas naturalmente temos muitos ovos e sempre temos frangos para alimentação.

    abraços

    Resposta

  49. Nayane Oliveira
    dez 06, 2012 @ 14:02:01

    Olá, estou com um projeto de 300 aves de postura e gostaria de saber quantas gramas de ração uma pintainha e uma ave adulta consome por dia.
    Desde já, obrigada!!

    Resposta

  50. iara f. de magalhaes
    dez 28, 2012 @ 03:05:04

    Eu tenho um pequeno sitio e adoro plantar e criar animais, adorei o blog.
    Auxiliou-me em várias dúvidas.
    Parabéns!!!

    Resposta

  51. manole lopes
    jan 13, 2013 @ 14:46:22

    BOM DIA, E BOM INICIO DE ANO, A TODOS DA INFOAGRO, QUE ESTÃO SEMPRE TIRANDO TODAS AS NOSSA DUVIDA NA CRIAÇÃO DE FRANGOS SEMI. GOSTARIA DE SABER PARA QUE SERVE O ENXOFRE EM PO PARA FRANGOS, E ONDE COMPRAR FRANGOS E RAÇÃO DE CRESCTO E ENGORDA NA REGIÃO DE SAO JOAQUIM DA BARRA, INTERIOR PERTO DE RIBEIRÃO PRETO. GRATOS PELA ATENÇÃO . MANOEL ( ITUVERAVA-SP)

    Resposta

  52. marcos eduardo fiumare
    jan 18, 2013 @ 00:20:04

    Vou começar uma pequena engorda de frangos caipira, e gostaria de saber algumas coisas sera que vc spodem me ajudar? gostaria de saber area por cabeça do local , area por cabeça ou quantidade de comedouro e bebedouro, e se misturando ração com qirera consigo retardar um pouco o cerscimento deixando mais parecido com o caipira, aguardo ansioso e desde já agradeço.

    Resposta

  53. Márcio Freitas
    jan 18, 2013 @ 19:03:44

    Parabéns meu amigo… Boa sorte pra você em sua formação academica, muito bom mesmo.

    Resposta

  54. jjmatias
    jan 23, 2013 @ 22:44:35

    gostaria de saber aonde eu possa compar pintos de 1 dia (pescoso pelado) e se eles enviam para Manaus, grato.

    Resposta

  55. jose vagner
    jan 28, 2013 @ 14:59:34

    meu nome é jose vagner e gostaria de saber se a raçao de postura prejuca as fucundaçoes dos embrioes no sistema de recria

    Resposta

  56. jose vagner
    jan 28, 2013 @ 15:02:58

    adorei o blog pois tirou minhas duvidas sobre o manejo das aves

    Resposta

  57. zenidio
    fev 19, 2013 @ 13:59:10

    prezado amigo. moro no norte de mg .tenho um sitio quero criar frangos caipira . gostaria muito de saber a receita de formulacao de racao no sitio ja produz materia prima como milho mandioca sorgo e soja. agradeço .aguardo tua resposta …

    Resposta

  58. Yolanda Reis
    mar 14, 2013 @ 00:35:07

    gostaria de saber onde posso vender minha produção de frango caipira

    Resposta

  59. Gláucio mousinho
    mar 17, 2013 @ 19:34:42

    Gostaria de saber se em 45 dias tenho frangos de 1 kg a 1,500 kg sendo q são do sistema confinado, ração inicial, crescimento e engorda, milho e ralao so 5 dia

    Resposta

  60. Daniel
    mar 28, 2013 @ 19:39:06

    Olá, queria saber quais são as raças de galinha caipira pra corte, mais indicadas pra se criar numa região quente, moro no estado do Tocantins.

    Resposta

  61. Douglas
    abr 01, 2013 @ 14:32:58

    Bom dia me chamo Douglas moro em conceiçao do araguaia para divisa com o tocantins, estou querendo montar um granja de frangos semi-caipiras qual a raça mais indicada pra mim região, que alias e uma regiao quente seis meses no ano e os outros seis meses sao de inverno? o

    Resposta

  62. fabio lellis
    abr 08, 2013 @ 18:40:13

    Olá interagro.. me mudei a pouco tempo para uma chacara em vargem grande paulista SP.
    Sou criador de cães e como tinha alguns canis vagos… adaptei um galinheiro em um dos canis… o local mede cerca de 5mtx5mt.
    optei por criar as galinhas livremente… o galinheiro é apenas para passarem a noite…inicialmente não pretendo ganhar dinheiro com as galinhas…. comprei 3 franguinhas e 1 frango.. mas… penso sim nessa opção de criar e ganhar dinheiro com galinhas… alias… não troco nada pela vida no campo.. gostaria muito de poder viver aqui e ganhar o sustento da minha familia da minha própria terra.
    o que eu quero saber é se, consigo iniciar uma criação a partir dos animais que possuo aqui… (3 franguinhas e 1 frango ) caso seja possivel iniciar essa criação… quanto tempo você acha que demoraria para eu começar a ter algum lucro… mesmo q seja mínimo..

    agradeço

    Resposta

  63. Tiburtino Carvalho
    abr 09, 2013 @ 19:53:44

    Estou pesquisando sobre o assunto, a fim de montar um criadouro de frango caipira para abate e venda de ovos. Encontrei aqui, muitas informações úteis e escrita de forma clara. Obrigado por ajudar-me.

    Resposta

  64. charles
    abr 21, 2013 @ 23:25:11

    bom dia sou de minas gerais ipatinga tenho vontade de montar uma granja caipira nais encomtro muitas dificuldades ak tenho uma pequena propiedade ak e en torno de 1 alqueiro tenho uma pequena mata e gostaria de faser uma cria açao en torno dela gostaria de saber se consigo tirar algumas duvidas con vç pois vi algunas perguntas ak para vçs e parece q vç entende bem pois ja tenho umas 80 galinhas mais cinto a nesscidade de melhor sera q posso contar com sua ajuda ex qual capin ou grama q posso plantar grato

    Resposta

  65. claudia franciele casali
    mai 07, 2013 @ 13:56:33

    oi tudo bem! vcs poderiam me ajudar a achar uma maneira para os frangos ganhar pesso em menos tempo, estudo em um colegio agricula e meu projeto é voltado para conversão alimentar em frangos de corte , estou utilizando corantes artifiais da cor vermelha!! so que nao ta dando muito resultado . me ajudem? desde já muito obrigada!!

    Resposta

  66. raimundo barbosa de moura neto
    mai 08, 2013 @ 13:53:19

    qual o remedio caserio para gogo

    Resposta

  67. LUZIA ANDRADE MENDES
    mai 08, 2013 @ 21:34:57

    Muito importante essas dicas, pois tenho um terreno que não é produtivo, e agora eu estou muito interessada na criação de frango caipira. Moro em Manaus – Amazonas e estou pesquisando qual a melhor raça que se adapta nessa região. obrigada.

    Resposta

  68. julio c belmonte
    mai 27, 2013 @ 11:44:04

    ola moro em poços de caldas mg tenho uma área de 1,500 metros para fazer a criação. gostaria de saber qual é a melhor opção, para corte ou postura e como faço para sempre ter frango para o abate tem que colocar aos poucos tipo 50 frangos por mês e quantos separações vou ter no local. e qual o raça mais favorável índio gigante poderia também. e qual mais e nesse local quantas cabeças poderia colocar. obrigado e bom dia.

    Resposta

  69. natureza
    jun 06, 2013 @ 17:32:43

    boa tarde, tenho uma criação de frango caipira e a casa é meia simples mais quebra o galho, mais eu queria ampliar o espaço ainda maior para aumentar a criação de frango . e correto cobrir o galpão com lona para ele ficar quente, tem que ter canpanula para esquentar o pinto ainda pequeno, se colocarmos 3.0000 mil pintos quanto vai precisar para eu poder comprar de bebedouro e comedouro e a cama tem que ser como para os pintos ficarem quente , porque a região que eu moro e em belem do pará mais o sitio que eu tenho fica na divisa de catanhal em santo antonio do tauá

    Resposta

    • inforagro
      jun 06, 2013 @ 23:07:32

      Boa noite!

      O galpão deve ser coberto com telhas de barro, é o ideal. A lona deve ser usada como cortinas para o galpão.
      Você irá precisar sim de campânulas, dependendo do tamanho, você pode abrigar até 300 pintinhos com apenas um aparelho.
      Quanto aos bebedouros, você pode utilizar um para cada 50 pintinhos, aproximadamente. Dê preferência a bebedouros próprios para pintainhos, pois os bebedouros adultos são muito grandes para eles.
      Você pode utilizar cama de palha de arroz ou maravalha, são muito boas. Use uma camada de aproximadamente 5 cm.

      Resposta

  70. Camila
    jul 12, 2013 @ 22:15:09

    Boa noite,
    Estudei um caso de uma empresa dos Estados Unidos no meu curso de MBA, onde os frangos confinados e estressados se bicam a ponto de se perder a ave (eles mencionam isto em ingles como “peck” – bicada e “canibalization”). O caso é sobre uma empresa que desenvolveu uma lente que acalma o frango evitando este tipo de problema. Este problema existe no Brasil?
    Obrigada,

    Resposta

  71. sebastião gonçalves de souza junior
    jul 13, 2013 @ 19:11:55

    boa tarde ,quero iniciar uma granja d frangos caipira para abate ,vou ser fiscalizado ? que medidas devo tomar para trabalhar dentro da lei??

    Resposta

  72. paulo roberto lira de araújo
    ago 01, 2013 @ 06:59:08

    estou construindo um galpão para armazenar frango de postura minha cidade fica longe das granjas então tenho de comprar uma carga fechada com mais ou menos 930 aves. queria dividir em 100 em 100 aves .uma vez que pretendo vender por dia 100aves.gostei muito do seu site. espero ser respondido.essas aves ja estão no ponto de abate.

    Resposta

  73. pablo sousa
    ago 14, 2013 @ 14:35:46

    olá gostaria de saber quantos frangos são necessários para começar uma criação lucrativa, aves para abate, tenho uma pequena propriedade onde consigo fazer um galinheiro de 7 x 11, quantos frangos eu consigo colocar nele e onde posso vendelos moro no rio de janeiro.

    Resposta

  74. willami pinheiro
    ago 19, 2013 @ 18:15:34

    Ola meu nome e willami e moro em alto paraiso de goias. famoso park nacional da chapada dos veadeiros, estou iniciando aqui na região aonde o clima È bom nem muito quente nem muito frio e estavel uma criação de frangos caipiras para abates, não tenho muitas experiências no ramo. a minha área de quatro ectares muito boa com nascente de agua perto, terreno de uma boa drenagem. também pretendo criar galinhas poedeiras, posso criar juntas com os frangos ou separadas. pretendo começar inicialmente com uns 200 frangos e umas 100 galinhas. a área toda que tenho e de 36 ectares, porem já tenho casa e pomar na propriedade, moro nela há uns dez (10) anos, tudo o que e produzido aqui e pra a nossa subsistência mesmo. mas agora preciso de uma renda para complementar, visando que è uma região turística e com bastante pousadas e ladeadas de cidades proscimas , aonde viso um bom mercado.—————-pergunto, que tamanho tenho que fazer a cobertura para proteger as aves. posso fazer com telhas Eternit, e preciso fechar as laterais, qual as recomendacoens que vc min dar para obter um bom resultado. lembrando que a área de 04 ectares e so para o manejo das aves. gostaria também que lendo esta, aceito as suas sugestoens (dicas) fique todos com DEUS.aguardo respostas

    Resposta

  75. zenidio
    set 30, 2013 @ 21:15:36

    ola boa noite quero iniciar uma criacao de frangos tenho muitos espaco no sitio ja produz algum alimento como mandioca milho sorgo e soja.gostaria de saber como fazer a formulaçao para tdas as idade .agradeco !!!

    Resposta

  76. Jesulmar Batista de Sousa
    out 05, 2013 @ 15:41:16

    Senhores da Infoagro, boa tarde.
    Moro em Formosa Goias, crio Galinhas e Frangos Caipira em uma área de 2.400m2, separados, frangos de um lado e galimnhas de outro lado.
    Meus frangos estão bicando uns aos outros, chegando as vezes ate a morte.
    Coloquei sal na ração, melhorou uns dias e voltou o problema. Coloquei Calcario Calcítico, tabem melhorou uns dias e voltou. Agora me indicaram BIOCÁLCIO,
    Pesquisei e achei muito caro, e na pesquisa não indica solução para aves. Voces poderiam me dar uma dica de como resolver o problama? Abraço a todos.

    Resposta

  77. Antônio Carlos Ferreira
    out 14, 2013 @ 21:26:40

    Ola queria saber quais os nomes das primeiras raçoes que devo começar a dar para meus pintinhos obrigado….

    Resposta

    • artedoserrado
      out 14, 2013 @ 23:43:17

      Boa noite Antonio. A primeira rao chamada de iniciao, em seguida a de crescimento e na sequncia a de postura ou engorda, dependendo da finalidade da criao. Existem vrias marcas no mercado, procure sempre as mais conceituadas e claro, que mais em conta. Att,

      Marcos Antnio N. CoutinhoGraduando em Eng. Agrcola e Ambiental – UFMGTcnico em Agropecuria Salinas-MG/Montes Claros-MG

      > Date: Mon, 14 Oct 2013 21:26:42 +0000 > To: marcostec.agro@gmail.com >

      Resposta

  78. Paulo Marinho
    out 16, 2013 @ 13:11:00

    Olá, bom dia!!

    Quero iniciar uma criação de caipirão e tenho dúvidas.
    Em uma área de 20x20m quantos cabeças posso criar?
    Qual o tempo de maturação?
    Existe uma forma de acelerar o tempo de maturação?
    Qual?
    Posso alimentar com raçoes alternativas?
    Quais?

    Quero investir pra valer no negócio e se puder me dar dicas, fico muito agradecido.
    Espero trocar experiências com os colegas do blog.

    Resposta

  79. ARLEI NEIVA
    out 23, 2013 @ 12:21:34

    BOM DIA A TODOS
    ACABEI DE CONSTRUIR UM POLEIRO COM 6X9 ,E NO FUNDO DO POLEIRO TEM UMA AREA DE 10X100 NA TELA ,VOU PLANTAR GRAMA TIFTON IRRIGADA EM 10X50 E OS OUTROS 10X50 VOU DEIXAR NA TERRA.VOU CRIAR FRANGO CAIPIRA PARA ABATE.A PERGUNTA É A SEGUINTE,QUANTOS FRANGOS POSSO CRIAR NESSA AREA?E O QUANTAS GRAMAS DE RAÇÃO DE CRESCIMENTO VOU DAR A CADA PINTO ATE OS 30 DIAS?DEPOIS DOS 30 DIAS VOU SOLTA LOS NA GRAMA TITFON,ALEM DA GRAMA QUERO DAR O MILHO,QUANTAS GRAMAS VOU DAR A CADA FRANGO POR DIA?E COM QUANTOS MESES ESSES FRANGOS JÁ ESTARIAM PRONTOS PARA ABATE E COM MAIS OU MENOS QUANTOS KG?

    Resposta

  80. wisley
    out 29, 2013 @ 17:32:06

    wisley do tocantins
    caro amigo tenho muitos pintinhos caipira de 30 dias eles estao se bicando . O que fazer ?

    Resposta

  81. TARCIO FERREIRA
    nov 06, 2013 @ 13:41:57

    BOM DIA TENHO UMA CHOCADEIRA, SÓ QUE OS PINTINHOS ESTÃO MORRENDO DENTRO DO OVO, QUANDO ABRO TEM GRANDE QUANTIDADE DE LIQUIDO, E AS VEZES BICAM E NÃO TEM FORÇA PRA SAIR. O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO. O MESMO ACONTECE COM AS CODORNAS.

    Resposta

  82. jose guedes neto
    dez 12, 2013 @ 22:26:47

    gostaria de saber se esta empresa vende pintinho de corte ou se possa indicar para mim uma outra empresa,fico muito grato

    Resposta

  83. ANDERSON
    dez 13, 2013 @ 19:34:11

    GOSTEI MUITO DESSE SITE, TIREI MUITAS DUVIDAS, DUVIDAS QUE NÃO TINHA CONSEGUIDO TIRAR EM OUTROS SITES , MAS AINDA TENHO ALGUMAS E PRECISO DA AJUDA DE VOCÊS…
    EU TENHO UMA AREÁ DE 15X10 E OUTRA DE 9X13 E A CRIAÇÃO QUE EU QUERO FAZER É DESDE A REPRODUÇÃO ATÉ O ABATE…
    MAS ENTRE TUDO TEM UM PEQUENO PROBLEMA EU NÃO ENTENDO NADA DE DE CRIAÇÃO DE GALINHAS E GOSTARIA DA ORIENTAÇÃO DE VOCÊS… MUITO OBRIGADO POR TUDO!

    Resposta

  84. Cleber O. Abreu
    fev 02, 2014 @ 15:41:01

    Olá, primeiramente quero parabenizar pela matéria publicada. Tenho uma propriedade rural em Rondônia, local em que crio galinhas caipiras. Ocorre que tenho enfrentado um problema inusitado, qual seja: aves aparentemente saudáveis repentinamente caem ao chão se debatendo, numa espécie de convulsão, sendo certo que, ao serem acometidas por esta espécie de “desmaio/convulsão”, algumas se recuperam, enquanto outras morrem. Por favor, poderia me informar que tipo doença está a acometer minhas aves? Mais ainda, pode me informar qual a solução para este problema? Por fim, há alguma gramínea própria para criação de galinhas de corte? Quais? Desde já, agradeço sua atenção!

    Resposta

  85. olivar rodrigues da rocha
    fev 15, 2014 @ 02:10:57

    gostei muito do blog uns dos melhores que vi. estou começando uma criaçao de galinhas caipira em Tailandia estado do Para. peguei umas informaçoes muito importante, mesmo porque aqui a gente tem muita dificuldades em comprar medicamentos e vacinas. nem veterinario tem aqui.

    Resposta

  86. Natalino Neto
    fev 28, 2014 @ 00:49:34

    muito bom , parabéns pelo blog .

    Resposta

  87. mercia
    mar 16, 2014 @ 16:50:11

    estou com um criatorio de frango caipira,perdendo muitos pois estão bicando uns aos outros que posso fazer

    Resposta

  88. edineia
    abr 30, 2014 @ 13:48:16

    Bom dia gostaria de saber quantos quilos de raça vou consumir com 150 pintinhos semi-caipira po dia obrigada…..

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

setembro 2010
D S T Q Q S S
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Mais Avaliados

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 132 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: