Como Montar um Jardim Parte 1

Muitas pessoas possuem dúvidas de como montar um jardim, realmente não é uma tarefa fácil pois exige paciência e estudo, no entanto qualquer pessoa pode faze-la, irei citar algumas dicas que com certeza irão ajudar.

Uma das primeiras coisas a se fazer é uma análise do solo do terreno onde o jardim irá ser implantado, com ela saberemos quais as condições fisicoquímicas do solo, em consequência poderemos tomar decisões mais precisas. Caso a área seja pequena, uma análise de solo sera inviável. Para estes casos, pode-se utilizar uma adubação alternativa com composto organico ou húmus de minhoca, na proporção de 10 kg por metro quadrado.

É preciso fazer um projeto do jardim, nele serão postas as idéias e as funções de cada parte do mesmo, por exemplo, a função de uma cerca viva é bloquear a visão de certa área. Um estudo prévio das variedades a serem plantadas no jardim é preciso, uma vez que não podemos plantar em clima tropical plantas de climas temperado ou frio e vice-versa. Em fim, o projeto do jardim será o seu guia.

A escolha das plantas que irão constituir o jardim devem atender alguns fatores:

-          Adaptabilidade ao clima da região,

-          Resistência a pragas e doenças comuns na região,

-          Possuirem aspectos visuais que agradem a quem olhar,

-          Possuirem boa massa foliar.

Feito isso, é hora de preparer o terreno para o plantio das mudas e adquirir as mesmas. É essencial que o solo da área esteja adubado e não compactado, caso contrário as plantas terão deficuldade para se desenvolver e poderão morrer.

A aquisição das mudas deve ser feita em um local de confiança, elas devem ser sadias e apresentar bom aspacto visual. Evite comprar mudas que tenham o caule danificado, folhagem vaga e que não apresentem cor verde intensa nas mesmas. Folhas amareladas e raquíticas são sintomas de doenças ou deficiência nutricional.

O gramado do jardim deve ser adquirido juntamente às mudas. Atualmente os dois tipos de grama mais utilizados são a Batatais e a Esmeralda. A primeira é mais rústica, possui folhas mais largas, grossas e levemente pilosas, é muito resistente a falta d’água e pisoteios. A segunda possui folhas mais compridas e finas, é resistente a falta d’água e a pisoteios.

 

 

 

 

Grama Batatais                    Grama Esmeralda

Observe se as mudas estão vistosas, com folhas bem verdes e raízes vigorosas. Se possuirem folhas amareladas e/ou raquíticas, falhas nos tapetes e raizes fracas, é sinal que não são de qualidade.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

outubro 2010
D S T Q Q S S
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Mais Avaliados

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 132 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: