Como Fazer uma Horta?

Introdução

Quem não gosta de alimentos frescos, do cheirinho natural das hortaliças, de ter conhecimento do que está ingerindo?

O cultivo de hortaliças é um costume milenário e que através dos anos veio se aperfeiçoando até se tornar o modelo que conhecemos hoje. Não é difícil montar uma hora, seja ela para escala comercial ou para consumo próprio. Irei comentar algumas dicas e explicar passo a passo como fazer uma horta sem nenhuma dor de cabeça.

Horta em canteiros

1º passo: Preparo do Terreno

Um bom preparo do terreno pode definir o sucesso ou não de uma horta, afinal, é ali que suas hortaliças irão nascer, crescer e se desenvolver.

Fazer uma análise do solo é muito importante, para que depois, uma boa correção possa ser feita. Caso for fazer uma horta pequena, a análise de solo não é necessária, torna-se facultativa.

O terreno onde os canteiros vão ser feitos deve ser preferencialmente nivelado, isento de grandes torrões e livre de ervas daninhas.

2º passo: Fazendo os Canteiros

Os canteiros podem ser feitos com implementos agrícolas (horta comercial) ou com o auxílio de enxadas (horta de subsistência). Podem ainda ter tamanhos e formas variadas, de acordo com a sua vontade. Recomendo que não construa canteiros muito altos, pois não há necessidade, nem muito largos, pois dificulta o manejo.

3º passo: Adubação dos Canteiros

Caso tenha feito análise de solo, a adubação deverá ser feita sob o resultado da mesma, caso não tenha feito, pode usar uma adução bem simples:

10 litros de esterco de curral ou 5 litros de esterco de galinha ou 10 litros de húmus de minhoca ou ainda 10 litros de composto orgânico pó metro quadrado de canteiro. A adubação deve ser feita antes de montar o canteiro.

4º Passo: Escolhendo o que Plantar

Caso sua hora seja comercial, você deve fazer uma pesquisa de mercado para saber quais as hortaliças mais consumidas pela população local. A partir dessa pesquisa que a escolha das variedades a serem cultivadas será feita.

Caso sua horta for de subsistência, você plantará o que quiser as hortaliças que mais gostar.

Lembre-se de observar a área ocupada por cada planta, para que não plante tudo muito junto, isso fará com que a qualidade do produto final não fique como o esperado.

5º Passo: Como Plantar

Existem três formas de se fazer mudas para uma horta:

– Bandeja de mudas: utilizada por grandes e pequenos produtores. A bandeja é muito eficiente, possui uma ótima rentabilidade, agiliza a mão de obra e ocupa pouco espaço. Para fazer mudas em bandeja é preciso observar qual o tipo de muda dera feita (grandes, médias ou pequenas), pois existem bandejas com células de vários tamanhos. Caso não tenha muito conhecimento na área, recomendo utilizar bandejas de 128 células.

– Sementeira: nesse caso, as sementes são plantadas em uma área (canteiro) provisória, onde se desenvolvem até atingir idade de transplante. Esse método não é muito recomendado, pois danifica o sistema radicular das mudas.

– Plantio direto: o plantio direto é mais utilizado com hortaliças que se reproduzem por ramos ou borbulhas. No caso das variedade propagadas via sementes, deve-se utilizar espécies de que possuem sementes grandes, caso contrário, o índice de germinação será muito baixo ou nulo.

O espaçamento também é um fator a ser observado com cautela, se as plantas ficarem muito juntas, não irão se desenvolver e se ficarem muito longe, poderão se desenvolver demais e ficar fisicamente não aceitáveis pelo mercado consumidor.

Nessa tabela seguem alguns espaçamentos, época de plantio e tempo para colheita.

Cultura Espaçamento           (cm) Época de   plantio Colheita      (dias)
Alface 40 x 30 ano todo 70-90
Beterraba 30 x 15 FEV-JUL 60-70
Brócolos 100 x 50 FEV-JUL 50
Cebolinha 30 x 20 ano todo 80-100
Cenoura 15 x 25 ano todo 80-110
Coentro 0 x 20 ano todo 50-80
Couve Flor 100 x 50 ano todo 100-120
Couve manteiga 15 x 15 MAR-JUN 80-90
Repolho Comum e Roxo 40 x 80 ABR-JUN 85-130
Salsa 25 x 10 SET-MAR 50-75

6º Passo: Fazendo o Desbaste

O desbaste é uma prática utilizada para retirar o excesso de plantas de uma determinada área, a fim de que a produção seja de melhor qualidade.

Deve ser feito retirando as plantas mais fracas e deixando as que ficarem em um espaçamento o mais próximo possível do recomendado. É recomendado olhar o canteiro depois de fazer o desbaste.

7º Passo: Cuidados

Alguns cuidados devem ser tomados com sua horta, seja ela grande ou pequena.

– Não faça hortas próximo de pocilgas, galinheiros ou currais;

– Evite margens de rios, brejos ou nascentes, preserve o meio ambiente;

– Caso apareça alguma praga ou doença, procure eliminá-la com meios alternativos, evite inseticidas, fungicidas, acaricidas e herbicidas industrializados;

– Para molhar, utilize micro aspersão ou chuveiro convencional, isso evita o tombamento das hortaliças e deformação do canteiro;

– Para fazer adubação de cobertura abra pequenos sulcos entre as linhas de plantio (ruas) e semeie o adubo molhando em seguida.

– Procure fazer a irrigação nas horas mais amenas do dia.

Veja também:

Como Fazer um Horta em Vasos

8 Comentários (+adicionar seu?)

  1. maria
    dez 06, 2011 @ 14:52:06

    legal mas como eu faço quando o pe ja estiver grande

    Responder

  2. tatiana stroschoen
    mar 01, 2012 @ 17:07:17

    gostei.., vou tentar fazer…

    Responder

  3. Bruno Romagnoli
    jun 27, 2012 @ 19:40:05

    Esse espaçamento é de uma muda para a outra né? ou é das fileiras, não entendi.

    Responder

    • inforagro
      jun 28, 2012 @ 14:04:40

      O primeiro número se refere ao espaçamento entre fileiras e o segundo se refere ao espaçamento entre plantas. Por exemplo,4×3, o 4 se refere ao espaçamento ente linhas e o 3 entre plantas.

      Responder

  4. Ana Clara
    set 05, 2012 @ 23:14:55

    Obrigado, vocês me ajudaram muito no trabalho da escola!

    Responder

  5. andre
    out 23, 2013 @ 15:55:36

    oi tenho um pequeno sitio em minas gerais, e la posuo agua em abundancia mais nunca mexi com hortaliças queria adiquirir conhecimento como um meio de trabalho autonomo pra mim e minha familia como faço pra adiquirir mais conhecimentos ou mais pratica?

    Responder

  6. Margot
    jun 03, 2015 @ 21:30:36

    Pretendo desenvolver uma horta orgânica comercial. quais as pesquisaed que preciso fazer antes de investir? o mercado ja está saturado? os produtos sao resistentes a viagens para outras cidades? Grata
    Margot

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

agosto 2010
D S T Q Q S S
    set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: