Você sabe o que é Mandala?

Esse é um termo que vem ganhando força n agricultura de subsistência. Usado desde a antiguidade, lembra a relação homem-universo ou o sistema solar, com os planetas circulando ao redor do sol. Visa um melhor aproveitamento do espaço e dos recursos hídricos.

O que é?

A mandala nada mais é que uma sequência de canteiros circulares com um reservatório de água no centro. Esse sistema é utilizado por pequenos e médios agricultores e tem sido bem visto pelos ambientalistas por respeitar a natureza e reproduzir de forma simples o equilíbrio ambiental.

Tem como características a capacidade de criar um micro clica na área de cultivo, retendo por maior tempo a umidade, utilização de matéria orgânica como adubo e criação de uma relação entre animais e plantas.

Como funciona?

Na mandala, a água utilizada para irrigação é a do reservatório presente no centro do sistema. Nessa mesma água podem ser criados peixes e aves como patos, suas fezes servirão como fertilizantes para as plantas.

A mandala pode ter quantos canteiros circulares for desejado. Nos primeiros canteiros, mais próximos do reservatório de água, são cultivadas hortaliças, nos canteiros intermediários são cultivadas culturas anuais e nos últimos canteiros são cultivadas culturas perenes, como frutífera, ou são reservados à proteção ambiental com árvores nativas.

Onde são mais usadas?

Por enquanto o sistema de mandala está sendo mais explorado nas regiões mais secas do país, mas já existem exemplares em todo território nacional.

Quais as Vantagens do Sistema?

– Menor utilização de água para irrigação;

– Menor ocorrência de plantas daninhas e pragas;

– A área é aproveitada ao máximo;

– O sistema é orgânico;

– A qualidade dos produtos é maior em comparação ao sistema tradicional;

– É econômico;

– Necessita de pouca mão de obra;

– Pode ser explorado também em escala comercial.

Posso Fazer uma Mandala com Formato Diferente?

Além do sistema circular existe outro tipo de mandala, com forma de ferradura. Esse sistema é mais simples, ocupa menos espaço e tem o mesmo desempenho.

Para montar uma mandala em forma de ferradura basta riscar no chão uma ferradura, do tamanho que se deseja e em todo o perímetro abrir um sulco. Nesse sulco serão enterradas garrafas pet cheias de areia, ou telhas em pé, ou blocos de concreto, a fim de formar uma espécie de cerca.

Após cercar a mandala, basta adubar bem e plantar o que quiser. Esse modelo de ferradura também apresenta um micro clima em seu interior por conta dos cantos arredondados.

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Eduardo Garcia
    maio 04, 2015 @ 13:44:06

    Bom dia, quero viver de subsistência e pesquiso por melhor relação produção/preservação solo. Achei interessante forma mandala de plantio. Tem alguma dica de como fazer? Vídeos? Apostilas?
    Parabéns pelo conteúdo.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

agosto 2010
D S T Q Q S S
    set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: