Como Fazer um Pomar (Parte 2)

4º Passo: Plantio das Mudas

O plantio das mudas é um passo importante, alguns cuidados devem ser tomados para que a planta tenha um bom desenvolvimento e se torne uma bela árvore no futuro. As dimensões das covas variam de acordo com o porte da fruteira, geralmente usam-se covas com dimensões 50 x 50 x 50 cm.

– Nunca segure no caule da muda sem apoiar o torrão com a outra mão;

– Retire o saquinho com o auxilia de uma faca ou mesmo com a mão, tomando muito cuidado para não quebrar o torrão;

– Deposite a muda em sua cova e enterre bem, tomando cuidado para não enterrar o colo da planta, é recomendável deixar cerca de 1 centímetro do torrão para fora da cova;

– Corte de 1 a 2 cm das raízes que estão no fundo, para eliminar possíveis raízes tortas ou defeituosas, que poderiam comprometer o crescimento da planta;

– Depois de plantada, faça uma bacia de contenção em volta da cova e coloque capim seco dentro dessa bacia, para reter a umidade;

– Finque uma estaca ao lado da muda e faça o tutoramento, para evitar que ela entorte com o vento ou mesmo quebre. Use o nó em 8.

– Molhe a muda 1, 2 ou 3 vezes por semana, dependendo das condições climáticas.

5º Passo: Sistema de Irrigação

Caso tenha condições de montar um pequeno sistema de irrigação, o faça, pois ele poderá evitar danos causados pela seca no seu pomar. Os sistemas de irrigação mais indicados para frutíferas são micro aspersão e gotejamento, que além

de cumprirem bem o seu papel, ainda são econômicos.

6º Passo: Dicas para Adubação de Covas

– Depois de incorporar o adubo na cova, seja ele orgânico ou não, faça o molhamento da cova com cerca de 20 litros de água e deixe o adubo agir por pelo menos 30 dias;

– Caso não tenha condições de fazer uma análise de solo, use a seguinte adubação por cova, levando em consideração as dimensões 50 x 50 x 50 cm em cada cova:

. 5 litros de esterco de gado ou 2 litros de esterco de galinha + 3 litros de composto orgânico + 0,5kg de farinha de osso.

– Quando abrir a cova separe cerca de 30 cm de terra da superfície de um lado da cova e os 20 cm que sobrarem do outro lado da cova, adube somente a terra de cima e jogue ela primeiro dentro da cova. Isso é feito por que a planta assimila melhor os nutrientes que estão abaixo de suas, além disso, a terra que ficar por cima irá receber outras adubações, e a de baixo não.

Sugestões:

– Faça o coroamento das plantas no mínimo 2 vezes ao ano e uma capina anual em toda a área;

– Nunca queime os restos orgânicos depois da capina, pois eles irão se decompor e servirão de adubo para o solo;

– Nos primeiros anos do pomar faça consórcios com feijão, milho, abóbora, moranga, quiabo, ou outra cultura de pequeno ou médio porte para melhor aproveitar o seu terreno;

– Se possível, plante capim nas ruas de cultivo e sempre faça capina com roçadeira, ele irá manter a umidade do solo;

– Mantenha um sistema de podas de formação e de limpeza regular;

– Tenha muito cuidado na colheita dos frutos, pois danificar a planta na colheita é prejuízo certo;

– Pro fim, trate o seu pomar como uma pequena unidade produtiva, traga tudo na ponta do lápis, assim, evitará possíveis prejuízos.

Veja também:

Como Montar um Sistema de Irrigação Alternativo

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Lelom
    dez 16, 2010 @ 22:02:47

    Gostaria de saber qual a distancia correta de planta para planta, para que no futuro não de problema de uma sufocar a outra.
    As frutiferas que pretendo lantar são laranjeira, bergamoteira, goiaba, abacate (ouvi dizer que existe um enxertado que é d pequeno porte), ameixa vermelha, pessego, guabiroba, pera.
    Aguardo resposta!

    Responder

    • inforagro
      dez 17, 2010 @ 14:38:00

      Boa tarde Lelom,

      Existem alguns espaçamentos que podem variar de acordo com uma série de fatores (topografia da área, porte da planta, clima, solo, etc). Alguns espaçamentos que você pode utilizar para essas culturas são:
      Laranjeira, goiabeira, pêssego: ( 4 X 3m ou 4 x 4m);
      Gabiroba: depende da variedade, se for pequeno porte utilize ( 2 x 2m ou 3 x 3m), caso seja de grande porte utilize ( 4 x 3m ou 4 x 4m);
      Abacateiro, bergameira, ameixa vermelha, pêra: (8 x 8m, 9 x 9m, 9 x 8m, 10 x 10m, 10 x 9m, 10 x 8m, 11 x 11m, 11 x 10m, 11 x 9m, 12 x 12m, 12 x 11m ou 12 x 10m), varia de acordo com o porte da variedade.
      Realmente existem enxertes de algumas variedades de frutíferas, elas apresentam porte menor e começam a produzir precocemente. Você irá encontrá-los em viveiros especializados, dê preferência a viveiros reconhecidos no mercado pois a qualidade das mudas é fundamental para o sucesso de um pomar.
      Utilize covas nas dimensões de 50 x 50 x 50cm para todas as fruteiras.
      Espero que tenha conseguido ajudar, qualquer duvida entre em contato!!
      t+ Lelom.

      Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

agosto 2010
D S T Q Q S S
    set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: