Alporquia

A alporquia é uma das mais antigas técnicas propagação de plantas, tendo sido usada na China há mais de 10 mil anos.

Essa técnica é utilizada principalmente na propagação de plantas frágeis, que não se propagam por sementes e possuem um índice alto de mortalidade quando plantadas em estacas. É muito utilizada também para fazer bonsai, pois garante maior probabilidade de sucesso no pegamento da muda.

O método consiste em fazer um anel em um galho de uma planta e envolvê-lo com um material fibroso e umedecido, ali novas raízes vão brotar e originar uma muda com material genético exatamente igual ao da planta mãe.

Para fazer a alporquia, dê preferência aos galhos intermediários (nem muito novos, nem muito velhos) e com diâmetro de 1 a 4 centímetros, pois estes são mais aptos ao brotamento das raízes. O anel deve ter cerca de dois a três centímetros de comprimento.

Um material fibroso e umedecido deve ser posto em contato com o anel, de modo a envolvê-lo completamente. Uma dica para conseguir esse material é quebrar bem as fibras da casca de um coco, de preferência seco. O resultado será um material fibroso e macio, deve ser molhado antes de colocar envolta do anel.

Para segurar a fibra, envolva-a com um pedaço de plástico transparente e amarre as pontas. A vantagem de se usar o plástico transparente é poder ver o desenvolvimento das raízes.

Depois que as raízes tiverem bem desenvolvidas, corte o pedaço do galho e plante-o no local desejado. É recomendado plantar a muda em um saquinho e deixá-la em um local sombreado até que as raízes se desenvolvam por completo, pois quando retiradas da árvore mãe ainda estão muito finas e frágeis.

Veja também:

Enxertia

8 Comentários (+adicionar seu?)

  1. j01o
    ago 23, 2010 @ 17:23:32

    Legal esse modo de propagar o crecimentop das prantas!!!

    Responder

  2. jose antonio
    fev 08, 2011 @ 23:26:59

    Foi a primeira vez que consigui entrar em contacto com você, pois fico muito grato pela ajude que me conseguiram dar em relação aos enxertos, fico muito grato

    Responder

    • inforagro
      fev 09, 2011 @ 14:16:33

      Fico feliz em ter ajudado!!!!
      Se precisar de alguma dica, sugestão ou ajuda sobre algum assunto, não deixe de entrar em contato, farei o possível para ajudá-lo!!!
      t+

      Responder

  3. fabiana
    mar 07, 2012 @ 17:45:03

    Nossa adorei , vou fazer essa tecnica no meu sitio. moro em são paulo , mais tenho um pequeno sito na bahia ,e penso em voltar ,e trabalha com a terra .
    obrigada precisamos de site como esse . tem tempo que procuro , só agora aprendir rsrs . ainda preciso de outras tecnicas . sobre paltações organicas , enxerto . adubagem e etc .

    Responder

  4. raimundo julio
    dez 10, 2013 @ 12:15:16

    eu comprei todos os materiais para enxertia, tesoura, fita, e um canivete, me atrai muito essas tecnicas, aqui em meu muro tem um pé de manga rosa, e eu estou fazendo em um galho esse processo de alporquia, nao sei se vai dar serto, tambem ja fiz enxerto de laranja em limao,

    Responder

  5. João Fernandes Almeida
    abr 15, 2014 @ 16:04:47

    Muito agradecido pelas informações , foram de muita ajuda. Mas ainda tenho uma duvida. No caso da garfagem , só é possivel fazer com o mesmo tipo de planta, digo como ex: Uma estaca de goiaba, só pode ser usada em outra goiaba? Ou será possível usar cavalos diferentes , se ambas forem lenhosas? Não sei se me fiz entender.

    Responder

  6. LAURA COSTA
    maio 08, 2016 @ 18:17:38

    Tenho uma nespereira grande mas nunca deu fruto excelente o que devo fazer

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

agosto 2010
D S T Q Q S S
    set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: