Como cultivar NEEM

Características da planta

O NEEM é uma planta originária de regiões áridas, de clima quente e seco. Esta adaptada a altas temperaturas e pouca água, no entanto, nos primeiros meses de vida deve ser bem molhada e mantida em local protegido.

É uma planta que se da bem em quase todos os tipos de solo, não é exigente em fertilidade e não se desenvolve bem em solos alagadiços. É importante lembrar que ela está adaptada a condições estremas, mas se cultivada em uma área que lhe ofereça melhores condições irá se desenvolver muito mais rápido e produzir folhas e frutos mais vistosos.

Cultivo para extração de madeira

Além de possuir propriedades inseticidas, carrapaticidas, fungicidas, bactericidas, entre outras, possui ainda madeira de qualidade.

Quando explorado para extração de madeira, o espaçamento recomendado é de 4 x 4 metros, com covas de dimensões 50 x 50 x 50 cm. A adubação das covas pode ser feita com composto orgânico, húmus ou adubo industrializado. Caso for usar composto orgânico ou húmus, recomenda-se dosagem de 3 kg por cova.

Cultivo para extração de sementes e folhas

As sementes e folhas do NEEM são a matéria prima para a fabricação de diversos produtos, como óleo e NEEM em pó. Quando cultivados para essa finalidade devem ser plantados em dimensões de 5 x 5 metros e em covas de 50 x 50 x 50 cm. A adubação é a mesma utilizada no plantio para a extração de madeira.

Para fazer a coleta das folhas, a árvore deve estar bem desenvolvida, com no mínimo 2 metros de altura. É importante que podas de formação sejam feitas a fim de estimular o perfilhamento (surgimento de brotos laterais) na planta. A colheita das folhas deve ser controlada, somente 30% das mesmas podem ser retiradas, caso contrário a planta será prejudicada.

As ferramentas utilizadas para fazer a colheita dos frutos e folha são alicates de poda ou tesouras, que devem estar bem afiados para evitar lascamento dos ramos. Para a colheita nos galhos mais altos, um alicate adaptado a um cabo de madeira grande pode ser utilizado.

Tratos culturais

Depois de plantado, o NEEM precisa ser regado por um período de 1 a 2 meses, duas vezes por semana, caso o plantio ser feito na seca. Se o plantio for realizado na época chuvosa, o molhamento não se faz necessário.

A planta não exige muitos cuidados depois de vingada, um ou dois coroamentos anuais e uma capina devem ser feitos para evitar a infestação de plantas daninhas. Caso haja necessidade, faça o tutoramento da muda.

A principal praga do NEEM é a formiga, que ataca a planta quando pequena. Essa praga pode ser controlada utilizando isca para formigas. A isca deve ser colocada em pequena quantidade na entrada do formigueiro no início da noite, caso as formigas não levem todo o veneno pra dentro do formigueiro, os restos devem ser recolhidos, pois se ingeridos por algum animal pode causar a morte.

48 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Sandro Batista
    set 05, 2010 @ 13:33:31

    Um blog bem específico! Interessante, original, não tinha visto nenhum com um conteúdo desse!

    Parabéns!

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    Responder

  2. Paschoal Gracioto
    fev 17, 2011 @ 14:05:07

    Gostária de receber informações de como adquirir sementes de neem

    Responder

    • inforagro
      fev 17, 2011 @ 14:30:34

      Olá Paschoal,
      vc pode adquirir semente do Neem através do site
      http://barreiras.olx.com.br/vendo-mudas-e-sementes-de-neem-nim-indiano-iid-3418078
      ou em viveiros.
      Se em sua região não tiver um viveiro registrado, procure o mais próximo. Dê preferência aos que sejam conhecidos no mercado, isso lhe garantirá maior segurança de qualidade e entrega do produto!!!
      Espero ter ajudado!!!
      t+

      Responder

    • José
      fev 09, 2013 @ 00:32:56

      Caro Paschoal,
      Uma pesquisa aquí mesmo na internet , vai lhe indicar diversos fornecedores de semente. Seu cuidado deve ser no sentido do fornecedor lhe garantir sementes frescas, de preferência, retiradas, despolpadas, secas e lhes enviadas de imediado.
      Motivo: após uns 30 dias de colhidas, praticamente perdem seu poder de germinação.

      Responder

  3. carlos roberto batista de menezes
    mar 24, 2011 @ 13:56:15

    Ja faço o uso do Neem algum tempo faço o chá das folhas e coloco geladeira e tomo apos refeições baixa a clicose do sangue mas tomo meio comprimido de metiforfina e o restante do dia é chá do Neem é afrodisico e dos bons e emagrece também em fim muitas são as suas propiedades tanto na agricultura com na farmacologia que devagar vamos descobrindo que por sinal tem muito site falando desta árvore do seculo 21 confira……. crbm50@hotmail.com

    Responder

  4. gabriel valentim calipi
    mar 24, 2011 @ 16:10:36

    como conseguir sementes de neem?

    Responder

    • inforagro
      mar 24, 2011 @ 23:49:56

      Você pode conseguir sementes de Neem em viveiros registrados, via internet e com produtores que fazem o cultivo dele. Caso em sua região haja uma Universidade ou Instituto Federal, você também pode encontrar lá.

      Responder

    • inforagro
      mar 24, 2011 @ 23:59:04

      Com certeza, existem muitos estudos sobre ela, inclusive o Neem ja foi colocado como “planta do futuro”, um pouco exagerado do meu ponto de vista, mas realmente ela é uma árvore de mil e uma utilidades…
      Muito obrigado pela visita e comentário Carlos, fique a vontade para visitar quando quiser!!!

      Responder

  5. EVANDRO
    abr 20, 2011 @ 14:22:12

    OLÁ A TODOS. EU GOSTARIA DE SABER POQUE QUE EU JÁ PLANTEI VARIAS MUDAS DO NEEM EM MEU TERRENO E NÃO PEGA DE JEITO NENHUM AS FOLHAS FICAM AMARELADAS E LOGO EM SEGUIDA CAEM E APLANTINHA MORRE , ALGUEM PODE ME AJUDAR , OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR .

    Responder

    • inforagro
      abr 20, 2011 @ 14:31:28

      Boa tarde Evandro,
      Apesar de o Neem ser uma planta muito resistente a alguns fatores climáticos, ela também possui pragas e doenças como qualquer outra planta.
      Pelo que você me passou (folhas amareladas) e posterior morte da planta, acredito que uma adubação nitrogenada possa resolver o problema. Molhe as mudas regurlamente, o estresse hídrico também afeta o desenvolvimento da planta.
      Se possível, me passe mais alguns dados, como tipo de terra, situação do local de plantio, se fez ou não adubção e qual(caso tenha sido feita), assim posso lhe dar um diagnóstico mais preciso!!
      T+, obrigado pelo comentário!!

      Responder

  6. Eugênio Müller
    ago 16, 2011 @ 13:51:51

    Vou plantar um pé de neen na frente de minha casa , será que vai vingar , eu moro no Rio Grande do sul , tem inverno , tem geadas , mas eu vou fazer uma estufa para proteger o “mimoso” neem , se tiveres alguma recomendaçao me diga que eu vou fazer ……
    Obrigado! eugeniomu@hotmail.com

    Responder

    • inforagro
      ago 22, 2011 @ 23:13:14

      Boa noite Eugênio,
      me desculpe pela demora para respondê-lo, ando muito ocupado ultimamente…
      Apesar de ser uma árvore resistente a mudanças climáticas e condições nutricionais do solo, ela é uma planta adaptada ao clima quente.
      Acredito que ela não irá se desenvolver com todo o potencial na sua região, mas não custa nada tentar!!!
      Já plantei algumas plantas de clima frio na fazenda da minha avó (ela mora no Norte de Minas) e ela estão se desenvolvendo, lentamente, mas estão.
      Desejo boa sorte a você com o Neem,
      T+

      Responder

  7. Ana
    dez 05, 2011 @ 21:14:44

    Boa tarde, tive uma informação que me deixou preocupada quanto ao plantio de Nim próximo a residências, pois as raízes são profundas e procuram água, quebrando calçadas e comprometendo o sistema hidráulico e consequentemente a estrutura da casa, isso é verdade?

    Responder

    • inforagro
      dez 06, 2011 @ 00:03:54

      Boa noite Ana,
      realmente não é recomendável plantar o Neem a menos de 5 metros de residências, pois é uma árvore grande e com sistema radicular vigoroso. Não quer dizer que a planta vá derrubar a casa ou abalar toda a estrutura, mas poderá provocar algumas rachaduras em paredes e no piso.

      Responder

      • José
        fev 09, 2013 @ 00:17:57

        De fato não é recomendável, embora a raíz principal do nim, seja pivotante e seu tamanho chega a ser o mesmo da altura da árvore.

  8. rosemary orta
    jan 04, 2012 @ 14:31:41

    tenho algumas arvores de neem, estão lindas e vigorosas, MAS….. algumas começaram a apresentar rachaduras nas cascas, desfolham e morrem.Estou na região centro-oeste/cerrado pantanal. Pensamos em cupim, que é uma praga terrível por aqui, mas não visualizamos cupins nas arvores doentes. elas foram plantadas para fazer sombra em uma granja pequena de suinos. Pensei em dar um banho de cal, mas atualmente, “descobriram” que a cal mata arvores, também não é falta de adubo, pois periodicamente elas ganham os restos organicos das porcas, que são alimentadas com ração e soro de leite, e na época das frutas, também frutas. Poderia fazer-me a especial gentileza de responder no meu email?É que sou campeã em perder sites.feliz ano novo.rose

    Responder

    • José
      fev 09, 2013 @ 00:15:42

      Cara Rosemary,
      Esse problema é devido à falta de algum ou mais de um micro-nutriente.
      Aplique uma colher de BR-12, que o problema deverá ser sanado. (Leva algum tempo).

      Responder

  9. Ranielle Macedo
    abr 08, 2012 @ 12:06:02

    Olá amigos!
    Tenho um nim em meu jardim de aproximadamente 8 meses com cerca de 1 metro e meio de altura e de uns tempos pra cá as folhas começaram a ficar amareladas, juntamente com algumas mudade de jasmim que lá tenho plantadas. As rego 2 vezes por semana e, aparentemente, o solo é bom, pois há várias espécies de plantas saudáveis na vizinhança. Gostaria de saber quantas vezes por semana devo regar meu nim e o por que das folhas amarelas.
    Desde já muito obrigado.

    Responder

    • José
      fev 09, 2013 @ 00:12:31

      Ranielle,
      É normal o amarelamento em épocas secas do ano. Mas como vc. disse que as rega constantemente, uma adubação nitrogenada vai deixá-las verdinhas.

      Responder

  10. marcelo
    jul 07, 2012 @ 02:39:41

    ola gostaria de saber se o neem nao faz mal aos seres humanos ao aplicar neem nas plantas é necessário uso de máscaras, luvas e roupas especiais ?
    obrigado

    Responder

    • José
      fev 09, 2013 @ 00:10:25

      Caro Marcelo,
      O nim é práticamente inofensivo aos humanos e animais. Para vc. ter uma idéia, é menos tóxico que o sal de cozinha e a aspirina.

      Responder

  11. Erik Ximenes
    jul 23, 2012 @ 13:53:27

    Olá amigo,
    Moro em Fortaleza e possuo dois NEENS adultos, plantados há uns 3 anos em terreno misto arenoso/Piçarra, com a finalidade de sombreamento. Foram plantados (mudas de 1 metro) em cova de, aproximadamente, 1 metro de profundidade e adubado. Além disso, estão a uns 3 metros de distância da casa e a uns 5 metros de distância entre si. As plantas possuem em torno de 3 metros de altura e, periodicamente são podadas para evitar que crescam muito. Em relação a essas plantas, temos um problema: nos meses de julho e agosto observamos o aumento na quantidade de folhas que ficam amarelas e caem. Isso é algum problema ou é normal para a planta? Peço que responda, também, no meu email. Desde já agradeço a disponibilidade para tirar a dúvida e elogio o site que é muito esclarecedor.

    Responder

    • José
      fev 09, 2013 @ 00:05:29

      Caro Erik,
      É perfeitamente normal o amarelamento em épocas de muita estiagem. Tão logo comece as chuvas, voltam a ficar verde.

      Responder

  12. maria eugenia teixeira
    out 08, 2012 @ 15:01:42

    Gostaria de plantar um ectare de nim em região de cerrado. É viável.
    Se plantar, planto em sulcos ou cova?
    Obrigada.

    Responder

    • inforagro
      out 17, 2012 @ 00:15:18

      Boa noite Maria, não posso te falar que é viável sem fazer o projeto de implantação. É preciso examinar uma série de fatores para lhe assegurar isso.
      posso te afirmar que é uma planta resistente a seca e que tolera solos pobres, mas se desenvolve melhor em solos melhores e com irrigação ou ciclo de chuva bem definido.

      Responder

    • José
      fev 08, 2013 @ 23:59:56

      Cara Maria Eugenia, é perfeitamente viável o plantio do nim, no cerrado. O grande problema nessa região, são as formigas cortadeiras. Deverá ter controle constante e rigoroso das mesmas, do contrário, não plante.

      Responder

    • José
      fev 09, 2013 @ 00:02:09

      Complementando: Tanto pode ser plantado em covas, como em sulcos, sendo que em covas, a porcentagem de perdas é um pouco menor.

      Responder

  13. Cláudio
    mar 15, 2013 @ 20:17:38

    Será possivel cultivar o Neem em região com temperatura de (1 grau) com geadas ocasionais (3 a 8) vezes no inverno, em Santa Catarina. Possuo uma propriedade rural em Angelina – SC e gostaria de ter algumas árvores de NEEM.

    Responder

  14. José Aloisio
    abr 18, 2013 @ 02:06:05

    Caro Cláudio,
    Não tenho experiência com o plantio do Neem na região sul, já ouví comentários de algum plantio no paraná, mas não posso confirmar a veracidade.
    Já no centro-oeste e nordeste, conheço bem.
    Sem dúvida, o Neem é uma árvore mais voltada para lugares quentes. Mas posso lhe afirmar que as árvores plantadas em jardins, se desenvolvem muito melhor que no campo. Certamente, por que são mais bem tratadas, com constantes irrigações e quiçá, alguma adubagem. Acho que vc. pode tentar, nascer e crescer, certamente elas vão, o desenvolvimento é que deve ser muito mais lento que nas regiões quentes. Se quiser experimentar, mande-me o endereço e envio-lhe algumas sementes recém tiradas, gratuitamente.
    Sds.
    José Aloisio.

    Responder

  15. Paulo Celso
    set 04, 2013 @ 22:14:37

    Ola tenho um sitio no vale do Ribeira estado de São Paulo, gostaria de plantar algumas arvores de nem ,mais gostaria de obter sementes saudáveis poderia me indicar fornecedores

    Responder

  16. Mateus
    set 05, 2013 @ 10:17:18

    Olá, tenho experiência com a plantação de Neem no Rio Grande do Sul. Posso afirmar que a planta resiste muito bem ao frio, porém entra em estado de dormência nesta época. Já no verão, em pleno aquecimento, uma de minhas mudas, plantada no solo, não em vaso, chegou a crescer cerca de 10cm/semana. O único cuidado que se deve ter é com o excesso de humidade, principalmente em locais com muita chuva. Plantei uma muda na frente de casa, e vinha se desenvolvendo muito bem, passando por dois invernos, nos últimos dias, entretanto, após 4 dias de chuva intensa, notei que a muda sentiu, não sei se resistirá, inclusive.

    Quem quiser algum esclarecimento é só me enviar e-mail. abraço!

    Responder

  17. ZÁDIA ANDRADE.
    out 25, 2013 @ 15:16:23

    O QUE É TUTORAMENTO DA ARVORE NEEM.

    Responder

    • ZÁDIA ANDRADE.
      out 25, 2013 @ 15:24:32

      A QUEM POSSA INTERESSAR, ESTOU COM ARVORE DE NEEM EM, UM VASO DENTRO DE CASA MAS, ELA CRESCEU DEMAIS . NAÕ QUERO PERDA-LA . O CAULE DELA ESTA FINO QUERO QUEBRAR MAS ESTOU COM MEDO DE CARTAR O CAULE NO

      MEIO ELA MORRER. O QUE FAZER. GRATO ZADIA.

      Responder

  18. Anderson Antonio Ferreira Firmino
    fev 14, 2014 @ 23:56:03

    Olá,sou Anderson Firmino,e gostaria de saber como posso ultilisar as minhas proprias sementes para fazer mudas e tenho duvidas como plantalas ja estao maduras,vcs podem ajudar,obrigado;

    Responder

  19. Francisco Santos
    abr 07, 2014 @ 17:41:02

    Estou querendo comprar 500 mil mudas de nin urgente, entren em contacto comigo, 85 96179723, Fco.

    Responder

  20. ozanino
    abr 02, 2015 @ 22:33:49

    Tenho um Neem com 3 anos e uns 3 metros de altura e agora suas folhas estão amareladas e caindo muito, há formigas pretas saindo de sua base.

    Responder

  21. Valéria Assis
    jul 26, 2015 @ 14:37:57

    Tenho em meu jardim uma árvore de 4 anos, altura 5 metros. Sem mais nem menos um lado dela começou a perder as folhas. Os galhos ficaramcompletamente pelados. Ela estava linda e bem cheia. Olhei minuciosamente e não vi praga. Eu adubo com cascas de folhas e casca de ovos. Podem me ajudar?

    Responder

  22. FERNANDO
    ago 25, 2015 @ 18:57:44

    Plantei um nim no meu jardim próximo a varanda da casa para dar sombra, me disseram para tirar pois ele pode prejudicar e levantar o piso. É verdade que não se deve plantar o nim no jardim da frente da casa (Varanda, sala de visitas).

    Responder

  23. Marcelo Moredo
    set 13, 2015 @ 03:27:08

    Olá!
    Tenho um plantio de 600 árvores no sul de Minas, em região montanhosa. Realmente nessa região que é mais fria o seu desenvolvimento foi lento. Já foram 7 anos e só ano passado é que começaram as floradas e frutos muito pequenos ainda. Acredito neste ano teremos mais frutos.
    Como pode ser feita a colheita dos frutos? pode-se usar “derriçadeiras” que são usadas na colheita de café?

    Responder

    • Marcelo Moredo
      nov 03, 2015 @ 15:27:14

      Alguém pode me responder?
      Como posso fazer a colheita do neem? Posso utilizar derriçadeiras manuais, as mesmas utilizadas na colheita de café?

      Responder

  24. Bruno
    out 25, 2015 @ 23:16:17

    Boa noite, amigo plantei duas mudas de NEEM e elas já estão com quase 2 metros, como o intuito é sombra,fui orientado a cortar os galhinhos que estão nascendo no topo da planta, onde segundo essa pessoa, a planta aumentaria rapidamente sua copa e engrossaria o tronco. Isso realmente procede?

    Responder

    • Marcelo Moredo
      nov 03, 2015 @ 15:25:05

      Olá Bruno!
      Sim, se você cortar “os ponteiros” (galhinhos do topo) que impulsionam a planta para cima, e também fizer uma poda nas pontas dos galhos laterais, ela rapidamente solta novos brotos nas copas já existentes.
      Isso aconteceu em duas que tenho plantadas em uma escola pública aqui em Jacutinga / MG. No meu caso elas já estavam com uns 4 metros, e deixei-as com aproximadamente uns 2,5 a 3. Um mês depois elas já estavam com muitas folhas novas.
      O neem, tem brotamento muito rápido. Então, se você quiser, pode podar ele o ano todo, desde que não demasiadamente a ponto de judiar da planta, e parar a poda 1 mês antes da florada, caso queria aproveitar os frutos (extração de sementes).
      ** Podar novos galhinhos que nascem nos galhos maiores, também aumenta a quantidade de brotos por galho, aumentando a copa.

      Responder

  25. Luiz calegari
    nov 08, 2015 @ 22:28:23

    Gostei muito da publicacao gostaria saber como consigo sementes do NIN p/producao de mudas.

    Responder

  26. Paulo Roberto
    nov 24, 2015 @ 22:47:23

    o neem plantado a uma distância de 5m da estrutura de uma residência pode prejudicar a estrutura do imóvel?

    Responder

  27. Rafael
    dez 04, 2015 @ 06:31:37

    Ola amigo! Preciso de ajuda, ja ta com um ano que plantei o neem ela so ta com 1 metro. O crecimento dela ta lento, e agora as folhas dela estao amarelando e muxando, e no fim elas secam. Nao sei o que estar acontecendo eu rego ela duas vezes por semana, demanha e onde eu moro no rio grande do norte o clima é bom. Me ajuda amigo!

    Responder

  28. José Abilio (Salvador-Ba)
    abr 03, 2016 @ 23:04:07

    Plantei duas mudas de Nim aproximadamente 2 mt da varanda da casa de meu sitio .Isto tem aproximadamente dois anos. A arvore já tem em torno de quase 3 mt de altura. Recentemente fui fazer uma reforma na casa e ao tirar o piso foi encontrado raizes por baixo. Tenho arvores de grande porte, Mangueira e Cajueiro, porém ficam há 10 a 15 mt da casa. Gostaria de saber se as raizes do Nim também crescem muito horizontal?

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

setembro 2010
D S T Q Q S S
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: