Neem, sinônimo de desenvolvimento

O NEEM AJUDANDO OS FAZENDEIROS EM PAÍSES EM  DESENVOLVIMENTO

O pesticida “suave” derivado do Neem está levando progresso  por toda a região onde se planta a árvore do Neem. Substituindo pesticidas químicos de alto custo por extratos crus do Neem economiza-se dinheiro e vidas. Em países em desenvolvimento, estima-se que 500.000 pessoas intoxicadas e até 20.000 morrem anualmente pelo uso de produtos químicos na agricultura. Para proteger suas plantações, a maioria dos lucros desses fazendeiros nos países em desenvolvimento é gasta com esses  pesticidas químicos, produzindo um ciclo que não significa mais alimentos e melhor qualidade de vida, mas uma pobreza contínua, saúde debilitada e degradação do meio ambiente.

Para quebrar este ciclo e melhorar a vida desses fazendeiros, agências como CARE, AID e AFGRO estão  promovendo ativamente a introdução e o uso do Neem no sudeste  da Ásia, na África, no Caribe, na América Central e na América do Sul. Mudas e programas educacionais fornecem aos fazendeiros os meios e os métodos para se obter um produto barato, seguro e eficaz que proteja suas plantações contra mais de 200 tipos de pragas, inclusive o gafanhoto do deserto.

Fazendeiros no México e no Haiti e pastores na Austrália começaram a trocar os inseticidas químicos por simples pulverizações à base de Neem. Isto permitiu aos fazendeiros exportar mangas e outras frutas para os EUA, sem os resíduos químicos que geralmente barravam suas cargas nos postos de inspeção. Pulverizações feitas a base do Neem tem, da mesma forma, permitido aos pastores na Austrália produzirem uma lã livre de pesticidas que está sendo vendida a compradores europeus com ágios elevados acima dos padrões de lãs impregnadas de pesticidas químicos.

MELHORAMENTO DO SOLO – A TORTA DO NEEM

Depois da extração do óleo do miolo das sementes, o material restante é chamado de “torta do Neem”. Este material tem sido usado por séculos por toda a Índia como um adubo para o solo. Experiências têm  ensinado aos fazendeiros  naquele país que adubando o solo de um jardim com a “torta do Neem”, são produzidas plantas maiores e mais saudáveis, com poucos problemas de pragas.

Vários estudos foram realizados para descobrir porque plantas crescem melhor em solos adubados com a “torta do Neem”. Os estudos descobriram que a torta  era mais rica em nutrientes vegetais do que  o esterco eliminava  “nematóides”,  aumentava a população de minhocas, ajuda a manter o nitrogênio no solo disponível para as plantas, e oferece proteção significativa às plantas  contra os insetos. Esta combinação  de efeitos oferece uma condição praticamente ideal de crescimento.

Ao eliminar os “nematóides” do solo, a principal praga das plantas é eliminada. Os nematódeos sugam líquidos das raízes  a tal ponto que elas se tornam incapazes de suprir a planta com nutrientes. As plantas ficam com uma aparência doentia, param de crescer e podem eventualmente vir  a morrer, apesar de estarem recebendo nutrientes adequados, água e cuidados. Por outro lado, ao promover o aumento na população  de minhocas a “torta do Neem” ajuda a manter o solo solto de tal forma que a água e os nutrientes possam ser absorvidos pelas raízes com mais facilidade. As minhocas também enriquecem o solo ao criarem prontamente nutrientes absorvíveis, já que se alimentam de vegetais em decomposição. A “torta do Neem”também reduz  o índice de nitrificação do solo ao eliminar as bactérias nitrificantes tais como “nitrosomonas” e as nitrobacteriáceas. Isto reduz a necessidade da aplicação de nutrientes externos. Alguns estudos mostraram que se misturando a “torta do Neem”com aplicações de esterco regularmente pode praticamente dobrar a produção da colheita em comparação com o uso apenas do esterco.

NEEM NO CONTROLE DE INSETOS

Vermes: A folha seca moída, adicionada ao sal ou à RAÇÃO DO GADO, combate o verme e evita a mosca do chifre.

Mosca do chifre: o Azadirachta (Princípio ativo do Neem) atravessa o canal digestivo do ruminante e deixa o estrume com um cheiro forte da folha do Neem. A mosca não deposita ovos no estrume quando ela está com esse cheiro.

Como cicatrizante: A folha verde triturada ou esmagada, esfregando-a no ferimento exposto do animal, é excelente cicatrizante.

Blow Flies: O óleo e o extrato da semente do Neem impedem que a blow fly fêmea, Lucilia Sericata,  bote seus ovos em carneiros. No Sri Lanka, o óleo do Neem é esfregado no gado como repelente de insetos.

O Neem também é capaz de exterminar os ovos da mosca Stomoxys Calcltrans.

INSETOS AFETADOS POR PRODUTOS DO NEEM

– Mosca branca, mosca minadora, mosca-das-frutas, pulgões, Diabrotica speciosa, traça das crucíferas, lagarta do cartucho, brocas do tomateiro, ácaros fitófagos, trips, cochonilhas, bicho mineiro do cafeeiro, bicho minador do citrus, outros besouros e lagartas, mosca doméstica, barata, pulgas, mosquitos, pernilongos, Aedes aegypt, berne, carrapato, piolhos,

– Grilos, formigas de fogo, gorgulho do arroz  e nematóides (aplicar no solo).

– Doenças de plantas – ferrugem do feijoeiro, Rhizoctonia solani, R. oryzae, Sclerotium rolfsii, Fusarium oxysporum, Phitophtora (murchadeira em tomate e batata).

Veja também:

Como Cultivar Neem

Fonte: Plantaneem

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. francisco a e neto
    nov 13, 2011 @ 21:42:02

    ONDE CONSIGO MUDAS OU SEMENTES DESSA ARVORE?

    Responder

    • inforagro
      nov 13, 2011 @ 22:39:44

      Boa noite Francisco,
      você pode conseguir mudas dessa árvore em viveiros ou pela internet através de alguns sites.
      Caso tenha uma Faculdade ou Instituto Federal próximo a sua residência, procure informações por lá, certamente encontrará alguma informação com profissionais da área.

      Responder

  2. Fábio
    jun 25, 2013 @ 22:48:31

    Bom Dia, gostaria de saber onde posso comprar o K+neem. Moro em MT e tenho uma hidroponia e estou queredo compra-lo pronto.(pode ser pela internet)

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

setembro 2010
D S T Q Q S S
« ago   out »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: