Materiais necessários para fazer enxertia

Olá pessoal, neste post irei falar um pouco sobre os materiais necessários para se fazer enxertia, qual função e importância de cada um, assim como os cuidados que devemos ter com eles.

É importante ressaltar que os materiais utilizados no processo INFLUENCIAM no resultado final do trabalho.

  • Começamos pelo canivete de enxertia: É um instrumento delicado e com preço relativamente alto, por isso, todo cuidado é pouco.

Deve estar limpo, desinfetado e bem amolado para o uso, isso pode ser feito com álcool, um pedaço de algodão e uma pedra de amolar. Evite utilizar canivete enferrujado, torto, sujo e/ou cego.

Guarde esta ferramenta em local seco e protegido de materiais tóxicos e corrosivos.

Alguns modelos possuem uma pequena espátula metálica que serve para “desgrudar” a casca do galho a ser enxertado para se inserir a mergulha ou garfo.

Tome cuidado para não “rasgar” a casaca com ele, faça com cuidado, caso contrário poderá perder o corte e ter que recomeçar o serviço.

  • Tesoura de poda: Possui inúmera atividades, mas neste caso servirá para cortar os galhos a serem enxertados e preparar o cavalo, caso ele possua diâmetro pequeno.

Deve ser mantida amolada, afim de não danificar as áreas cortadas. Uma tesoura cega irá lascar as partes cortadas por ela, e isso não é interessante na enxertia.

Deve ser livre de ferrugem, estar desempenada e desinfetada.

É interessante guardá-la nas mesmas condições que o canivete.

  • Serrote: Utilizado para preparar cavalos de diâmetro maior e cortar galhas mais grossas. Existem vários modelos, sendo o da foto ao lado um dos mais utilizados para o fim de enxertia.

Deve ser mantido limpo, livre de ferrugem, desempenado e bem amolado.

O utilizador do serrote deve realmente saber usá-lo, pois o mal uso da ferramenta pode danificar todo o trabalho e iferir diretamente no resultado, além de diminuir a vida útil do instrumento.

  • Fita plástica: É utilizada para vedar a área do corte, o enxerte propriamente dito. Está disponível em várias cores no mercado, sendo mais utilizada a transparente, por possibilitar acompanhar a evolução da cicatrização do enxerte.

Pode-se fazer as fitas a partir de saquinhos plásticos, cortand0-as com cerca de 2cm de largura. É importante que estejam limpas e secas, pois a água provoca a ploriferação de fungos e bactérias na área do corte, fazendo com que o enxerte não vingue.

  • Sacos plásticos: São utilizados para plantas os enxertes. Existem vários tamanhos, devendo ser escolhido de acordo com a muda a ser produzida, por exemplo, você irá utilizar um saquinho maior para um enxerte de laranja e um menor para um enxerte de roseira. Procure por saquinhos de qualidade.

Depois de plantados devem ser colocados em local sombreado ou de meia sombra, varia de acordo com o tipo de muda que esta plantada. Não reutilize saquinhos, eles são feitos para serem utilizados uma só vez. Não utilize saquinho muito velhos, eles ja podem estar enfraquecidos e rasgar facilmente. Enterre 2/3 do cavalo no saquinho.

  • Barbante: Usado para amarrar a fita no enxerte e deixá-lo mais firme.

Deve ser de qualidade e de preferência novo, para evitar rompimentos na hora do amarrio.

Evite molhar o barbante no novelo, isso diminui sua vida útil.

  • Álcool e Algodão: Utilizados para desinfetar e limpar as ferramenta de trabalho.

Não utilize as ferramentas ainda molhadas com o álcool para cortar os galhos, o álcool pode prejudicar a cicatrização do enxerte.

O conforto da pessoa que for fazer os enxertes também deve ser levado em consideração, procure um ambiente fresco como embaixo de uma árvore ou em uma área. Coloque à disposição bancos e água, quanto mais a vontade a pessoa estiver, melhor e com mais qualidade ela irá executar a tarefa!!!

14 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Ronaldo cielo
    nov 02, 2011 @ 11:55:03

    Bom dia !! parabens por essa matéria sobre enxertia, aprendi mto.

    no momento q as pessoas começarem a deichar um pouco de lado os bens materias, e conviver com as plantas, entende-las as pessoas irão observar melhor seu semelhante. abraço.

    Responder

  2. Tânia Marques
    nov 30, 2011 @ 20:51:19

    Preciso estudar muito sobre enchertia pois estou plantando frutas em vasos e preciso aprender quais as melhores espécies a serem plantadas.
    vou aprender muito por aqui pois em minha cidade os cursos são raros.
    Tânia

    Responder

  3. luciano
    mar 09, 2012 @ 05:34:33

    muito bom a forma de explicação q usou pois ficou muito claro .gostei muito e parabens pelo post pois creio q ajudara muitas pessoas q tem interesse nessa assunto
    ñ entendo nada sobre enxertia mas pelo q aprendi aqui creio eu q ja vou começar a fazer minhas proprias mudas pra plantar na minha chacara e poder saborear bons frutos e com uma boa qualidade e o melhor é q vindo do meu proprio trabalho rsrs e claro; com uma grande ajuda sua
    vlw e abração

    Responder

  4. catherine
    abr 02, 2012 @ 19:49:17

    gostei muito da materia. na minha cidade ha falta de informaçao e eu preciso saber mais sobre enxertria para o meu projecto.

    Responder

  5. Camilo Fragata dos Santos Neto
    ago 04, 2012 @ 01:01:22

    Tenho uma videira plantada a 2 anos, porém não frutifica. No mesmo ambiente, tenho mais 3 exemplares que frutificam a mais ou menos 5 anos. Tive a idéia de enxertar dois ou três galhos nesse pé que ainda não produziu uvas, com galhos de um dos exemplares que dá lindos cachos.
    Peço, se a idéia for válida; instruções de como proceder.
    Gostei muito da matéria sobre enxertia.
    Grato. Camilo

    Responder

  6. Ari Fagundes
    dez 04, 2012 @ 17:31:53

    ótimas lições.Parabéns e sucessos .

    Responder

  7. Eu sou estudante de floresta e em aulas nao temos contacto directo com essas praticas, portanto levarei essa experiencia para fazer em casa.
    abr 03, 2013 @ 08:05:12

    e’ uma liccao para se implementar, obrigado por se preucuparem com o melhoramento ambiental

    Responder

  8. Soares rui
    abr 03, 2013 @ 08:10:05

    A falta de aulas dinamicas nas aulas praticas faz com que os estudantes n aprendam muita coisa, a nao ser que cada estudante faxa a sua sorte

    Responder

  9. luiz inacio
    maio 10, 2013 @ 01:40:53

    qual os produtos para fazer enraizamento de galhos para produção de mudas

    Responder

  10. elena maria bento
    fev 02, 2014 @ 23:17:56

    Pf…, uma uxplicacoa passo a passo sobre enxerto de rosas. Obrigado

    Responder

  11. sacramento
    jun 16, 2015 @ 19:40:05

    muito obrogado consigue o q estava a pressizar

    Responder

  12. Sandra Maria de Jesus Pereira da Silva
    out 02, 2015 @ 12:29:12

    campinas, 02 de sembro de 2015.

    Muito obrigada pelo post, valeu muito, mas tenho uma dúvida eu já fiz alguns enxertos de manga lixia e outros. Gostaria de saber se o álcool que você usa é álcool 70 %
    e o fitilho onde posso encontra-lo aqui em Campinas, SP. Gostaria muito de poder encontrar o fitilho por aqui. Desde já agradeço muito a sua atenção.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

abril 2011
D S T Q Q S S
« mar   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: