A verdade sobre o lixo

Olá amigos, neste post vamos pensar um pouco sobre o lixo e o seu papel na sociedade, será ele o grande vilão dos dias atuais ou ele é apenas uma desculpa inventada pelos verdadeiros culpados? É isso ai gente, vamos pensar e ser críticos agora!

Primeiro, vamos ver a definição de lixo. Segundo o Dicionário Aurélio, lixo é “1- O que se varre de casa, da rua, e se joga fora; entulho. 2- Coisa imprestável.”. A minha definição não foge muito disso, para mim lixo é tudo que não pode ser mais utilizado, e este é outro ponto que vamos discutir aqui.

Quase todos veem o lixo como algo ruim, que serve apenas para poluir nossos rios, lagos, oceanos, ruas e o ar. É, o ar também!

Agora vamos pensar um pouco sobre a origem do lixo, ele provavelmente se originou de uma fonte vegetal, gerando o lixo orgânico ou veio de um meio industrializado, gerando o lixo inorgânico. Todos, já teríamos que saber que o lixo orgânico pode voltar para seu local de origem, não como sementes e defensivos, mas como adubo, poupando nossos aterros de toneladas de lixo desnecessário, gerando empregos na fabricação dos adubos e diminuindo as despesas com a produção de alimentos, que chegariam mais baratos para nós, consumidores de grãos e vegetais e geradores de lixo.

Mas e o lixo inorgânico? Ele também pode ser reciclado! Todos já devem ter visto na TV que um quilo de vidro pode ser reciclado gerando a mesma quantidade de vidro. O alumínio, aço, ferro, plástico, carcaças de computares e materiais eletrônicos, pilhas e baterias também podem ser reciclados. Mas o que tenho com isso? O que terei em troca se eu reciclar? Quem vai ganhar dinheiro com isso é o pessoal que trabalha reciclando o lixo! Você está redondamente enganado se pensa assim.

Na reciclagem do lixo inorgânico, menos energia é consumida, praticamente a metade, menos matéria prima como minerais também é consumida, menos árvores são cortadas, menos carvão mineral é utilizado e o mesmo serve para o petróleo, pare, pense!

Se consumirmos menos energia não precisaremos construir mais hidrelétricas nem usinas nucleares, nem desmatar mais áreas para fazer florestas de eucalipto para fabricação do “papel ecológico”, teremos menos impactos ambientais. Mas e eu? Não estou ganhando nenhuma renda direta com isso ainda! Pense mais um pouco, se a indústria vai gasta menos energia para fazer produtos reciclados, o preço destes produtos irá cair, o país não precisará construir novas hidrelétricas, logo, poderemos pagar menos impostos, estaremos comendo alimentos mais saudáveis, com menos adubos químicos, que são caros e causam grandes danos ao meio ambiente na sua extração.

Ainda acha que não ganha nada com a reciclagem? O que me diz de sofrer menos com alagamentos causados pelo lixo jogado na rua? E de deixar para seus filhos e netos um pouquinho de verde? E de consumir gás metano em vez de gás natural? É, os aterros sanitários, quando construídos corretamente, podem produzir grandes quantidade de gás metano. Só para lembrar, este gás é um dos grandes vilões do efeito estufa, se ele for queimado não terá o mesmo poder de poluição.

Voltando um pouco no tema do post, quem é o verdadeiro vilão, o lixo que NÓS produzimos ou nós mesmos, indivíduos capazes de poluir, gerar destruição, ameaçar outras espécies e até mesmo a nossa, mas ainda sim capazes de acabar com tudo isso apenas reciclando? Pense sobre isso, lembra? Você é um ser racional, capaz de pensar e tomar decisões, não será a hora de tomar a decisão correta?

Vamos criar um novo conceito para LIXO, que tal? Tudo aquilo sem serventia, que não pode mais ser utilizado ou reciclado.

Voltando a um grande ensinamento que aprendi ainda cedo na infância: “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Transforme seu jeito de pensar!

T+ galera, espero que tenham curtido esse pequeno texto!

Fonte da imagem:http://admconectados2010.blogspot.com.br/2010/09/lugar-de-lixo-e-no-lixo.html (retirada no dia 30/08/12 às 08:50)

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. fernanda55544
    nov 08, 2012 @ 20:01:20

    esse testo n em ajudo em nada pq eu tenho um trabalho pra sexta dia 09 de novembro em que local gera-se mais lixo???

    Responder

  2. bruno
    dez 14, 2013 @ 16:46:15

    bom post,mas as pessoas em geral não fazem nada talvez pq tenham esse pensamento:”ahh eu posso até fazer mas com certeza ninguém vai tentar a mesma coisa então pq perder meu tempo?”
    Quando vejo lixo na grama eu saio recolhendo para jogar na lixeira,é minha própria cruzada pessoal.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

agosto 2012
D S T Q Q S S
« jun   set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: