Estudando a viabilidade de um projeto

Olá colegas leitores. Ultimamente tenho recebido vários e-mails perguntado sobre a viabilidade da implantação de uma criação ou de alguma cultura e resolvi fazer um resumo de alguns fatores que devem ser levados em consideração antes de começar a injetar capital em qualquer que seja atividade, espero ajudá-los com isso, vamos lá?

Já com uma ideia em mente, seja ela de implantação de um plantel ou cultivo de uma lavoura, quaisquer que sejam, é preciso observar alguns fatores de sua região. Em um nível bem superficial, que você mesmo pode fazer sem a necessidade de um laboratório ou mão de obra especializada, observe fatores climáticos, a presença de outros investimentos na mesma área em sua região, aceitação do produto que você quer produzir pelo mercado da sua região, preços de compra e venda e opiniões dos seus futuros clientes finais sobre o investimento.

A tomada de conhecimento destes dados irá lhe ajudar saber se terás sucesso ou não no seu investimento, pontos que possa melhorar, possíveis contratempos e uma ideia de quanto terá que desembolsar para colocar em prática seu projeto.

Em um nível mais aprofundado, agora já com ideias formadas e um ideal a ser alcançado, é hora de contratar mão de obra especializada para fazer o seu projeto. Seja um Zootecnista, Técnico Agrícola, Agrônomo ou qualquer outro profissional da área, ele irá fazer as análises técnicas como qualidade e disponibilidade da água, fertilidade do solo, riscos ambientais, custo e planta do projeto.

A contratação de um profissional é imprescindível, pois a esta altura você estará trabalhando com capital, investido em uma coisa que lhe trará um retorno. Qualquer deslize ou erro de cálculo pode gerar grandes prejuízos no futuro, pense nisso!

Uma dica importante, antes mesmo de possuir um produto pronto para consumo, especialmente se tratando de animais ou vegetais perecíveis, pesquise por compradores, para já possuir destino certo pelo menos para parte de sua produção.

Agora vamos começar a ter um pensamento empreendedor, vou passar algumas dicas que podem ser utilizadas por você na construção do seu próprio negócio no mercado.

É possível que em sua região ou cidade não exista ninguém que comercialize, por exemplo, ovos de codorna ou tenha um restaurante que sirva codorna assada, frita ou cozida, mas em sua pesquisa você viu que estes produtos teriam uma boa aceitação pela população, o que faria? Não seria uma boa montar um pequeno restaurante ou bar familiar?

Outra possibilidade, o produto que irá produzir já é comercializado em sua cidade, mas por uma única pessoa que coloca preços altíssimos, que tal produzir um produto mais barato e criar uma concorrência? Lembre-se, a tecnologia, mesmo que custe um pouco mais, nos possibilita produzir mais gastando menos.

Agora você pode se perguntar, _Mas e se o mercado da minha região e a população não mostrarem interesse no que quero produzir? Aí meu amigo, você pode correr o risco e ser bem sucedido ou ter um baita prejuízo!

Espero ajudar com estas dicas, desejo-lhes muito sucesso nos negócios!!!

Fonte da imagem: http://painelflorestal.com.br/_arquivos/imagens/20920528594f5fddcb375c69.73164394.jpg (retirada no dia 30/08/12 às 09:12)

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Tarcio
    ago 30, 2012 @ 22:32:43

    Gostei muito, pois estou pensando iniciar uma criação de codornas, o comentario esta me ajudando. muito obrigado e espero poder publicar os resultados.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

agosto 2012
D S T Q Q S S
« jun   set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: