A arte de investir

medo-de-investirNo Brasil, principalmente em áreas mais distantes dos grandes centros urbanos, predomina a insegurança, o medo, a desconfiança e muitas vezes o descaso em relação à inovação, à informação. Escrevo esta pequena matéria objetivando deixar essas pessoas mais motivadas, mais inspiradas a se arriscarem em busca de algo melhor, em busca tecnologias para o aumento da sua produção e melhor qualidade de vida.

Semana passada, em uma viagem técnica ao Projeto Jaíba, um dos maiores projetos de irrigação do mundo localizado no estado de Minas Gerais, percebi mais nitidamente essa diferença de mentalidades que existe no país. Ao conversar com um médio produtor que veio de Santa Catarina tentar a vida no Projeto Jaíba percebi o seu entusiasmo em conhecer novas tecnologias para aumentar ou qualificar a sua produção assim como a sua disposição em investir nessas tecnologias. Ele estava ciente dos riscos, da possibilidade de insucesso, mas tinha em mente que se tudo desse certo ele seria o pioneiro, o primeiro a tentar e conseguir bons resultados, conseguir o melhor mercado, os melhores preços e oportunidades.

Em visita à sua propriedade, vários outros produtores também residentes no Projeto acompanhados por Agrônomos da EMATER analisavam os resultados do último investimento do produtor, um biodigestor. Ele possui uma pequena criação de suínos e usa a matéria orgânica produzida por eles para alimentar o reator. O gás produzido é utilizado em um pequeno açougue que ele possui para o beneficiamento da carne dos suínos e de galinhas caipiras que ele mesmo produz. O bio-fertilizante produzido pelo reator é aproveitado para fazer a adubação dos pomares de limão, laranja e de outra frutífera que não me recordo o nome agora. É visível a diferença entre plantas que receberam a adubação com o bio-fertilizante e as que não receberam.

Ao entrar em uma roda de discussão entre os produtores que estavam de visita à propriedade ouvi o seguinte comentário que muito me chamou a atenção, “vamos ver se isso dá mesmo certo, se der farei o investimento. Precisamos ter certeza que funciona para não perdermos dinheiro”. Mesmo estando ali, diante dos resultados positivos, eles ainda estavam com medo, inseguros em investir na tecnologia, claro, salve exceções. É preciso acabar com esse receio, com o medo de se arriscar, tomem como exemplo o produtor que veio de Santa Cataria para tentar a vida aqui, só o fato de sair da sua região já é um ato de inovação, não que eu queira estimular todos a saírem de suas regiões, mas se arrisquem usem da tecnologia que esta ao redor de vocês. Ele venderá mais facilmente seus produtos, que com o manejo adequado serão vistosos e sadios, gastando menos com fertilizantes. Esta é outra vantagem, ele irá gastar menos em compras de fertilizantes, irá poupar também na compra de gás e na conta de energia, pois pode instalar um chuveiro a biogás, e obteve tudo isso por ter tentado fazer diferente.

Poderão surgir alguns questionamentos sobre o que estou falando aqui como:

– Você quer que nos arrisquemos em uma coisa sem a certeza do sucesso? E o prejuízo?

Sim, é claro que não vão fazer isso sem um estudo detalhado do caso. É preciso antes de tudo estudar o investimento, tirar as contas dos possíveis lucros e subtrair dos gastos. Não saiam gastando dinheiro em tudo que verem, em tudo que lhe disserem ser rentável, procure um técnico qualificado para lhe dar instruções, Universidades Federais assim como a EMATER oferecem este serviço, se informe. Nunca faça nada visando o prejuízo, ninguém investe em nada para perder dinheiro, invista com pensamento positivo e faça bem os cálculos antes de gastar.

– Eu sou um pequeno produtor, possuo renda baixa, existe tecnologia que atenda minhas necessidades sem que eu gaste muito?

Sim, hoje a tecnologia é universal, atende a todos e em todos ou lugares, basta procurar INFORMAÇÃO, esta é a chave de tudo, a chave do sucesso. Se você é um pequeno produtor e não tem muito capital para investir, procure meios alternativos, tecnologias alternativas, elas irão atender suas necessidades sem ou com baixos investimentos.

– Existe outro local onde eu possa obter informação que não em Universidades e a EMATER?

Sim, a informação está disponível para todos e pode ser encontrada por qualquer um na internet. É uma poderosa ferramenta e esta à disposição de todos nós.

Em fim, espero ter cumprido o meu humilde objetivo de motivá-lo a se arriscar mais e não esperar que os outros a seu redor testem tudo antes de você usar, o mercado é de quem chegar primeiro, seja o primeiro. Use a informação como aliada e suporte técnico, os recursos ao seu redor como apoio e os lucros futuros como motivação. O seu sucesso só depende de você!

Fonte da imagem: http://www.guiadeinvestimento.com.br/quem-tem-medo-de-investir/, acesso em 17/07/2013 às 11:11h.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

julho 2013
D S T Q Q S S
« jun   set »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: