Interpretação de análise de solo e cálculo das necessidade de calcário e gesso agrícola

Olá caros leitores!

Depois de muito tempo sem nenhuma matéria interessante para vocês, hoje venho disponibilizar uma ferramenta básica, porém muito útil para calcular a quantidade de calcário e de gesso agrícola para correção do solo. Bem, vou listar abaixo alguns fatores que vocês devem levar em consideração para efetuar este cálculo e um passo a passo de como utilizar o programinha.

  • A primeira dúvida que deve surgir na cabeça de vocês é: Preciso aplicar o gesso agrícola junto com o calcário? Não poderia aplicar somente o calcário?

Sim, você pode aplicar somente o calcário. O gesso agrícola serve para ajudar a suprir a necessidade de cálcio e magnésio em camadas mais profundas do solo, por ser mais móvel no perfil. Além disso, contribui na elevação do pH em camadas mais profundas.

  • Então eu posso substituir o calcário pelo gesso agrícola?

Não, isso não é recomendado. O gesso agrícola não tem como função principal corrigir a acidez do solo, esse é o papel do calcário.

  • Como devo proceder a aplicação do calcário e do gesso agrícola?

Você pode fazer isso de duas formas diferentes:

  1. Dividir a quantidade total de calcário em duas parcelas, aplicando a primeira parcela antes da aração e outra metade antes da gradagem. O gesso seria aplicado junto à segunda parcela do calcário.
  2. aplicar todo o calcário e o gesso antes da gradagem. no entanto, este método é menos eficiente na incorporação do corretivo.
  • Quanto tempo antes do plantio devo fazer a correção do solo?

É recomendado corrigir o solo pelo menos 60 dias antes do plantio, lembrando que o solo deve ser umedecido para que ocorra a reação e consequente correção.

  • DOWNLOAD DA CALCULADORA DE CALCÁRIO

down

  • COMO UTILIZAR A CALCULADORA DE CALCÁRIO
  • O software é um arquivo Java, logo, se sua máquina não possuir o Java instalado, faça o download do mesmo no site do Baixaki.
  • Execute o arquivo “Calculadora de calcário” dando um duplo clique sobre ele. A janela seguinte irá se abrir.

Janela Principal

  • Na imagem acima você pode observa a presença de campos que devem ser preenchido com os dados presentes na análise de solo da sua área. A figura abaixo mostra uma análise de solo e como estes dados são apresentados.

Análise de solo

  • Leia atentamente sua análise, observe as simbologias e unidades e preencha os campos do programa como mostrado na figura abaixo.

Entrada de dados

  • O valor de Saturação por bases (V2) pode ser obtido via o livro “Recomendação para o uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais – 5ª aproximação”, para o estado de MG. Para os demais estados do país, procurar as fontes mais viáveis para esta informação.
  • O PRNT refere-se ao poder real de neutralização do calcário. Este dado pode ser obtido com o fornecedor. Procure sempre por calcário com maior PRNT e menor granulometria.
  • Utilize o PONTO como separador decimal.
  • Pressione o botão “Calcular” para realizar o cálculo.

A figura abaixo apresenta o calculo acima já efetuado pelo programa.

Cálculo

  • O programa irá apresentar a quantidade de corretivo a ser aplicada por hectare e a quantidade total, além da recomendação, que aparece em azul.

*Este software é uma versão Beta, que será melhorada e implementada. Suas versões posteriores também serão apresentadas e lançadas em primeira mão no Blog Inforagro.

Desenvolvedor: Marcos Antônio N. Coutinho

Contato: marcos_eafsal@hotmail.com

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Ivan Baruque
    set 20, 2015 @ 18:36:35

    Excelente informações sobre a correção do solo, pois a minha área é muito
    arenosa e custa muito para algumas árvores frutíferas produzirem, aproveito para perguntar como combater mosca da fruta e formigas pretinhas nos pés de JABUTICABAS, pois os frutos ficam por dentro com as larvas, não gosto de usar
    produtos químicos.grato pela atenção.

    Responder

  2. telmarcio santos
    abr 26, 2016 @ 22:49:01

    ola! estou querendo começar um plantio de maracujá,gostaria de saber se a calagem pode ser feita independente de analise do solo,e se em cova a calagem é feita apenas no perímetro da mesma,sendo ela 40x40x40 qual a quantidade de calcário devo usar por cova

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

setembro 2015
D S T Q Q S S
« jul   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: