Sugestões Para Matérias

Olá galera, esta página foi criada para que vocês possam sugerir matérias. Se você tiver alguma dúvida sobre algum assunto abordado pelo blog e quer mais detalhes sobre ele, sugira uma matéria e farei o possível para ajudá-lo a resolver suas dúvidas.

20 Comentários (+adicionar seu?)

  1. silvonei
    jan 31, 2011 @ 01:11:34

    Quero plantar soja no sistema plantio direto, mas minha terra tem pastagem de brizantao, qual a melhor maneira de preparar a terra, com maquinario, adubo, calcario, se puder me ajudar.

    Responder

    • inforagro
      jan 31, 2011 @ 22:00:30

      Boa noite Silvonei,
      pelo que vc falou, esta será sua primeira vez no plantio direto, correto?
      Caso seja, você começou muito bem. A análise de solo é uma das primeiras coisas a se fazer para começar a cultivar determinada cultura, e deve ser bem feita para que a correção e adubação possam atender corretamente às necessidades do solo.
      De acordo com o resultado de sua análise, com a ajuda de um Técnico Agrícola ou de um Engenheiro Agrônomo, você vai calcular quanto jogar de calcário e adubo na sua terra.
      Depois de tudo calculado, você fará o orçamento dos materiais, isso pode ser deixado pra depois, vc decide.
      Pós isso, faz-se a correção do solo com o calcário, lembrando, para que haja realmente a correção, depois de aplicado o calcário a terra deve ser molhada e deixada em descanso por pelomenos 60 dias, esse é o tempo de ação do calcário. Aconselho aplicar o calcário em duas vezes, uma antes e outra depois da aração, para que tanto o solo de cima como o de baixo sejam corrigidos.
      Passados os dias de descanso da terra e ação do calcário, vc deverá aplicar um erbicida para dessecar ou matar a brachiaria que rebrotar na área, caso contrário, ela irá “afogar” a soja.
      O plantio direto pode ser feito até mesmo com enxadas, no entanto, quanto mais vc puder investir em equipamentos sofisticados e próprios para o plantio direto, maior será o seu retorno em produção.
      O plantio deverá ser feito e linhas, com plantadeira própria, e o adubo deverá ser depositado no ato do plantio, lembrando que vc pode aplicá-lo todo de uma vez ou em duas parcelas e lembrando ainda que o FÓSFORO possui pouca mobilidade no solo, então, recomendo aplicálo todo no ato do plantio.
      O objetivo do plantio direto é manter o solo potegido e mexer nele o mínimo possível, portanto, vc deverá após a colheita, cultivar alguma epécie de planta forrageira no local, para produzir palha. A própria brachiária é muito utilizada nesta função, mas existem opções melhores, posso te enviar algumas se me mandar algumas informações como tipo de solo e clima de sua região.
      Espero ter ajudado, caso não tenha esclarecido alguma dúvida ou precise de mais alguma ajuda, não deixe de me avisar!!
      t+

      Responder

  2. Rafael
    jul 20, 2011 @ 15:23:06

    Estou com o mesmo problema, tenho area de pasto seco, e estou querendo fazer plantio direto da soja no pasto, sem calagem ou intão jogar calcario apenas por cobertura. O problema é que o solo é arenoso, em torno de 15% de argila só, intão estou com medo de calcarear e imcomrporar e plantar sem palhada. Oque acha?

    Responder

    • inforagro
      jul 28, 2011 @ 20:20:04

      Boa tarde Rafael,
      em primeiro lugar, me desculpe pela demora, estive resolvendo alguns problemas e não tive tempo para responder a sua dúvida…
      Olha só, como o seu solo é arenoso, é de fundamental importância a presença da palhada, no entanto, não sei como estão as condições químicas desse solo.
      Desse modo, fica difícil de lhe dar um parecer quanto a calagem. Recomendo que faça a calagem antes de plantar qualquer que seja a cultura, pois a acidez do solo pode render grandes prejuízos. Faça uma análise do solo e corrija suas deficiências nutricionais, depois cultive alguma cultura específica para formação de cobertura morta e só então, depois de o solo estar preparado e bem coberto, comece a fazer o plantio direto, dessa forma, irá evitar qualquer contratempo ou prejuízo por falta de planejamento.
      Planeje bem suas atividades, culturas a serem trabalhadas, épocas de plantil e tratos culturais, assim, terá um lavoura saudável e lucro certo!!!
      Lembre-se que o plantio direto requer uma série de cuidados que são dispensados no plantio convencional, fique atento a tudo!!!
      Espero ter ajudado!
      Qualquer dúvida, estou aqui!
      T+

      Responder

  3. Maurício
    ago 11, 2012 @ 22:13:03

    Boa noite.
    Eu gostaria de saber quais os insumos usados na fabricação de fertilizantes organominerais.
    Obrigado.

    Responder

  4. marcelo
    set 30, 2012 @ 13:15:22

    ola sou marcelo campos dos goytacazes e quero saber onde encontro os minerais para fazer a coposicao do supermagro

    Responder

  5. Jose Vinicios Beserra
    nov 20, 2012 @ 17:18:59

    quero criar codornas e não sei como começar por exp:quero saber quantas codornas cabem em uma gaiola? e mais informações por favor obg.

    Responder

  6. werthemy
    nov 26, 2012 @ 14:38:00

    quero implantar um aviario com 300 frangos caipira de cortepreciso de dicas para instalações

    Responder

  7. fabricio
    mar 11, 2013 @ 14:09:20

    compensa comprar o pintinho ou comprar uma chocadeira?? quero criar galinha caipira para vender (corte), em uma quantidade razoalvel. outra pergunta tenho que ter quantos galo por galinha?

    Responder

    • paulo
      mar 22, 2014 @ 21:47:47

      são 10 fêmeas para 1 macho ,porem é melhor vc usar 8 ou 9 femeas por macho , devindo ele morrer e tem alguns q não reproduz tem de descartar . a chocadeira é melhor porque vc incuba ( CHOCA ), UMA QUANTIDADE DE OVOS DE 1 SÓ VEZ , ATÉ PARA CRIAR OS PINTOS É MELHOR ,DEPENDE DE SUA PRODUÇÃO ,É SÓ TER CUIDADO NA TEMPERATURA E UMIDADE IDEAL !

      Responder

  8. guido cardoso junior
    abr 30, 2013 @ 15:58:25

    Boa tarde. estou no início da utilização do Feijão de porco como adubação verde, porém gostaria de obter receitas para culinária, que apesar de residir no norte paulista, tenho muito contato com nordestinos, que apreciam a iguaria, sendo assim seria de bom grado poder recebê-los com alguns pratos

    Responder

  9. Edson
    maio 05, 2013 @ 16:04:32

    Olá,
    Boa tarde

    Gostaria imensamente de obter a seguinte orientação: possuo uma propriedade rural em São Paulo-SP tenho vontade de iniciar pequena criação das aves Indio gigante, futuramente produzir e comercializar, existe mercado para estas aves,
    de quais criadores posso adquirir as aves.

    Saudações
    Edson

    Responder

  10. leandro
    set 05, 2013 @ 13:20:15

    BOM DIA ! SOU DO NORTE DO PARANÁ, EGOSTARIA DE SABER MAIS SOBR PRAGAS E DOEÇAS DO MARACUJA DOCE, E SE PUDESSEM POSTAR TAMBEM IMAGENS DA PLANTA INFECTADA.

    Responder

  11. francisco w. p. carvalho
    fev 14, 2014 @ 03:03:04

    oi, quero pedir uma matéria sobre criação e manejo de perus, pois o material é muito escaço e com informações não muito claras sobre o manejo dessa ave que o Brasil é o segundo produtor mundial, mais que não é tão explorada aqui no mercado interno

    Responder

  12. paulo fabricio
    abr 10, 2014 @ 02:01:51

    moro no ms e estou querendo a plantar grãos, mais minha terra está com pastagem. quero planta milho e soja, então, gostaria de saber quais as etapas devo fazer no preparamento de solo, entre outras etapas. obs: quero fazer plantio direto de soja no milho.

    Responder

  13. zenidio
    jul 28, 2014 @ 14:35:13

    bom dia ! estava pesquisando fertilizantes min encontrei adubos po de rocha gostaria de saber mais sobre este assunto.se viavel mesmo e tbm o preco se e bem abaixo do convencional .obrigado!!!

    Responder

  14. rosa
    maio 15, 2015 @ 11:26:18

    Olá!
    Comprei arvores de fruto, já enxertadas. Plantei na minha horta, cresceram muito mas dá uma fruta aqui outra acolá. Fica cheia de flor, mas na altura da fruta não produz quase nada. Estou decepcionada porque plantei, ocupam terrenos e nada produzem, já pensei corta-las. Será falta de algum nutriente na terra?
    Obrigada desde já.

    Responder

  15. David Oliveira
    jul 10, 2015 @ 14:36:30

    Olá!
    Estou querendo fazer enxertia em Cupuaçu, porem, não estou encontrando artigo sobre o assunto. Tem como mi ajudar?
    Obrigado desde de já!!

    Responder

  16. Inforagro
    set 19, 2015 @ 14:43:50

    Boa tarde caros leitores!
    Peço desculpas pela demora em responder suas dúvidas. Ando muito ocupado com problemas da universidade e não tenho tido muito tempo livre. Respondi uma boa parte das questões colocadas aqui diretamente por e-mail e vou trabalhar para responder as que estiverem ao meu alcance nos dias que se seguem.
    Gostaria de informar que minha área de formação não dá muito enfoque na parte zootécnica, então sou um pouco limitado em responder questões ligadas à criação de animais, no que diz respeito à tratos culturais, alimentação, vacinas, doenças e preço de mercado, mas farei o possível para ajudá-los.

    Atenciosamente, Marcos A.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

dezembro 2016
D S T Q Q S S
« maio    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Mais Avaliados

%d blogueiros gostam disto: