Como Montar um Sistema de Irrigação Alternativo

O bom e velho sistema de irrigação tem nos servido desde a antiguidade, os egípcios foram os primeiros, desenvolveram grandes sistemas as margens do Rio Nilo, e hoje temos os mais avançados sistemas de irrigação, cada vez mais eficientes e potentes, porém, inacessível por grande parte dos agricultores por conta do alto preço de implantação.

A saída foi improvisar e criar outros meios para irrigar as plantações sem ter que desembolsar altas quantias para isso.

Vamos ver quais os dois tipos de irrigação alternativa mais utilizados atualmente, que apesar de serem bem simples, não deixam a desejar.

Micro aspersão com palitos de cotonete

1º Passo: Construção o Reservatório

Caso já tenha um reservatório em sua propriedade pule para o próximo passo.

O tamanho do reservatório vai depender da área a ser irrigada, quanto maior a área, maior o reservatório. Uma bomba submersa ou externa será usada para bombear a água para o sistema, é importante utilizar um filtro na saída de água, para evitar entupimento dos micro aspersores.

2º Passo: Construção dos Aspersores

Para construir os aspersores basta retirar o algodão das extremidades do cotonete, esquentar uma ponta e apertar com alicate. Depois, insira um arame fino dentro do canudinho e faça um corte abaixo da ponta lacrada do canudinho, corte mais ou menos a metade.

3º Passo: Montagem do Sistema

Para montar o sistema vamos utilizar mangueiras de ¾”, que servirão como linhas de transmissão. A mangueira deve seguir o canteiro horizontalmente e deve ficar suspensa cerca de 40 cm. Pode-se utilizar estacas de madeira e arame para manter a mangueira suspensa. Os micro aspersores são colocados a cada 40 cm, devendo-se evitar canteiros muito longos para não perder a pressão do sistema.

Gotejamento com Palitos de Cotonete

1º Passo: Cortar das Pontas do Cotonete

Para fazer isso utilize uma tesoura ou uma faca bem afiada.

2º Passo: Garrafa Pet

Pegue uma garrafa pet de 2 litros, faça um pequeno furo no fundo e corte a parte de cima.

3ª Passo: Montagem

Insira o palitinho do cotonete no orifício já feito e coloque um pedaço de espuma no fundo da garrafa para evitar entupimento do palitinho.

About these ads

19 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Zé Netto
    jun 06, 2011 @ 17:21:47

    Boa tarde, gostei da idéia e por já utilizá-la, só que de maneira diferente, sugiro que seja mantida a parte superior da garrafa pet, possibilitando utilizar o suporte da tampilha para amarrar e fixar a garrafa ao suporte próximo à planta.
    Tem uma outra observação, pode colocar a parte do algodão do lado interno da garrafa, dispensando o uso de espuma, já que o algodão servirá como filtro, evitando entupimento do canudinho.
    Parabéns pela iniciativa e obrigado.

    Resposta

  2. Valdeir
    jun 22, 2011 @ 11:06:33

    Parabéns, gostei muito da sua ideia. Ela é uma daquelas que a gente diz ao conhecer: “Como é que eu não pensei nisso antes ! ” Vou ter prazer em divulgar esta sua idéia na minha comunidade. Mais uma vez parabéns!

    Resposta

  3. Aroldo Wosch
    fev 14, 2012 @ 11:48:31

    Parabéns! Um blog muito interessante,com ótimas idéias e sugestões;E descobrimos que aquele “bicho” que parecia tão feio,na verdade foi desaparecendo,conforme fomos lendo determinados assuntos.

    Resposta

  4. Mauricio Rivero Wanderley
    mar 18, 2012 @ 04:31:24

    Parabens pelo Blog!
    É assim mesmo, nós temos que trabalhar da forma mais barata facil e eficiente. Devo dizer-lhes que eu uso uma gafarra inteirinha, faço um furinho na própria tampa da garrafa PET e coloco o cotonete com o algodão pra dentro que desta forma já serve de filtro. Para regular o gotejamento, coloco, com um arame fino, o algodão para dentro da aste do cotonete. Amarro a garrafa de ponta cabeça numa estaca próximo da planta.
    Boa sorte para todos!!!

    Resposta

  5. joice rodrigues
    jul 12, 2012 @ 16:52:52

    gente eu não entendi direito como que faz a parte que pega o canudo e aperta com alicate, vcs poderiam fazer uma demostração ou então mandar foto passo a passo?

    Resposta

    • inforagro
      ago 01, 2012 @ 19:29:04

      olá Joice, é assim…
      …você irá retirar o algodão das duas pontas do canudinho, uma das pontas você irá esquentar no fogo e apertar bem com um alicate para lacrar o orifício. Na ponta que ficou aberta, você irá introduzir um fiozinho de metal até onde der, depois, com a ajuda de uma faca, você irá fazer um pequeno corte no canudinho, perto da extremidade que está vedada, pode cortar +- a metade do perímetro do canudinho, vai ficar como se fosse uma “boquinha”. Depois disso, retire o fiozinho e adapte o canudinho na mangueira de distribuição de água. Pronto!!!
      Espero ter ajudado, desculpe pela demora para responder!!!

      Resposta

  6. pedro
    ago 21, 2012 @ 14:22:56

    eu posso fazer com um galão de 20 litros, pois vou pouco tempo na roça. será que da certo. tambem. abraços e boa iniciativa.

    Resposta

    • inforagro
      ago 30, 2012 @ 11:36:20

      Pode sim Pedro, mas você terá que testar a pressão da água a fim de garantir o bom funcionamento do sistema. Se possível, recomendo que utilize um galão maior também, tipo, de uns 250 litros.
      T+

      Resposta

  7. Elida
    ago 22, 2012 @ 00:19:02

    Fiquei extremamente interessada sobre este sistema de irrigação com a mangueira. Parece que funciona como gotejamento. Mas está explicação do autor e para a Joice, cada vez que leio fico mais confusa. Sugiro que o autor, tire uma foto melhor do sistema de como fazer com este contonete e introduzir nesta mangueira. Que coisa mais confusa. A segunda alternativa está claro, mas a primeira não entendi nada. O que que custa desenhar isto para a gente entender.

    Élida

    Resposta

  8. Edisson
    set 26, 2012 @ 12:25:12

    É MUITO INTERESSANTE QUALQUER SISTEMA PRÁTICO DE IRRIGAÇÃO QUE SE CRIE, PARABÉNS ÀQUELAS PESSOAS QUE TEM HUMILDADE DE COMPARTILHAR COM OUTRAS PESSOAS. edisson – Santa Maria do pará

    Resposta

  9. joel soares vieira
    mai 13, 2013 @ 21:51:27

    é isso aí precisamos dessas iniciativas no Brasil agricultura solidária.

    Resposta

  10. juliana
    jul 31, 2013 @ 13:35:07

    bem legal mais se vc pegar uma garrafa normal e encher de agua pega uma agulha d eseringa e coloca uma na parte de cima e a outra na parte de baixo e está pronto o gotejador tbm! mais simples esse viu?

    Resposta

  11. Calebe Garcez
    jan 16, 2014 @ 12:18:56

    teria como o senhor enviar fotos mais detalhadas desse sistema??

    Resposta

  12. ALVARO MIGUEL POSSIEDE
    mar 06, 2014 @ 14:52:28

    gostaria de saber quanto tempo dura a agua em uma garrafa de 2 litros,tenho que fazer algum furo para o ar ?

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

agosto 2010
D S T Q Q S S
    set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Mais Avaliados

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 137 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: