Índio Gigante

SONY DSCBoa tarde pessoal!

Tenho recebido vários pedidos de informação sobre a criação de Índio Gigante, uma raça de galinha caipira que está se espalhando por todo o país e promete ótimos resultados.

É uma ave que possui instinto agressivo, possui certo grau de parentesco com a raça utilizada em rinhas de galo, não sendo recomendado criar duas aves macho juntas após os 6 meses de idade. No entanto, nos tratos diários elas são dóceis e de manejo simples, semelhante ao adotado com as raças caipiras convencionais.

O processo de procriação é o mesmo das outras espécies, a mesma chocadeira pode ser utilizada sem problema algum.

A construção das instalações pode seguir os mesmos padrões utilizados para as demais raças, havendo uma pequena mudança na quantidade de aves por unidade de área devido o tamanho do Índio Gigante. No sistema semi extensivo, pode-se acomodar 3 aves em 5 metros quadrados, e no poleiro, é possível acomodar entre 6 e 10 aves por metro quadrado. O poleiro e os piquetes podem ser feitos com materiais alternativos, como bambu ou valas de madeira, além da tela. Para aumentar o conforto térmico das aves recomenda-se fazer o telhado do galinheiro com telha vermelha, de barro.

Das instalações:

- Construir o poleiro no sentido Leste – Oeste, em regiões quentes e sentido Norte – Sul em regiões mais frias. O objetivo é evitar a entrada dos raios solares no local em regiões quentes, mantendo a temperatura mais amena e permitir a entrada do sol em regiões frias, possibilitando a higienização do local pelo sol e também o aumento da temperatura no poleiro.

- Plantar árvores dentro dos piquetes para fazer sombra para as aves. Dê preferência a árvores frutíferas, para que as aves possam aproveitar os frutos que venham a cair no chão e você também. Plante árvores também ao redor dos piquetes.

- Você pode improvisar comedores e bebedores com troncos de bambu e garrafa pet caso o dinheiro esteja pouco, abuse da criatividade!

- Mantenha sempre o reservatório de água das aves em um local sombreado, para manter a temperatura amena. Se uma ave estiver com estresse térmico ela irá recorrer à água como uma forma de amenizar sua temperatura corporal, se ela encontrar água quente deixará de comer e perderá peso. Além disso, ofereça água de qualidade.

- A escolha da forrageira dos piquetes é muito importante, faça uma pesquisa na internet mesmo e veja qual forrageira melhor se adapta ao clima da sua região.

- Não deixe o poleiro com todas as laterais abertas, as duas paredes de menor comprimento do galpão devem ser levantadas com alvenaria. As outras duas laterais devem possuir altura de mais ou menos 30 cm e o restante ser fechado com tela. É importante a presença de cortinas de lona para proteção das aves contra ventos frios. O telhado deve ter beiral de no mínimo meio metro.

- O piso do poleiro deve ser de cimento ou terra batida, apresentando uma leve inclinação para facilitar a retirada das fezes dos animais.

- Caso os ninhos das aves sejam colocados dentro do poleiro, as dimensões do mesmo devem ser ampliadas, para acomodar as aves sem aperto. Os ninhos podem ser feitos com caixotes, pneus velhos, bacias velhas ou qualquer outro material que disponha em sua propriedade. Utilize capim seco ou maravalha para forrá-los.

- Utilize pé direito de 2 metros no mínimo no galinheiro.

Alimentação

A dieta do Índio Gigante é semelhante à das outras raças. É muito importante fornecer alimento de qualidade, nunca dispensando o milho. Restos de hortaliças também podem e devem ser fornecidos como complemento nutricional, com exceção da alface.

Dos pintainhos

Após o nascimento, deixar os pintainhos na incubadora durante 48 horas, ali eles irão consumir o vitelino neste período. Pós isso eles devem ser transferidos para um local limpo, forrado com cama de casaca de arroz ou maravalha. A ração deve ser própria para pintinhos.

Os pintainhos devem receber atenção adicional, pois são muito sensíveis e variações bruscas na temperatura podem ser fatais. Utilize campânulas para mate-los aquecidos, observando os sinais que as aves podem dar sobre a temperatura, por exemplo, se os pintainhos estiverem aglomerados nas extremidades do círculo de proteção significa que a temperatura está muito alta, mas se eles estiverem muito próximos à fonte de luz, a temperatura está muito baixa. A temperatura deve ficar entre 32 e 36ºC. Decrescer a temperatura de forma que na sexta semana ela esteja em torno de 20ºC, no verão não é necessário aquecimento.

Caso nasçam pintinhos deficientes ou venham a contrair uma doença de difícil remediação é aconselhado eliminá-los, pois raramente serão bons exemplares no futuro.

Da vacinação:

A vacinação deve ser feita da seguinte forma:

1ª semana: vacina contra Newcastle e Mareque

3ª semana: vacina contra Bouba aviária

4ª semana: vacina contra Coriza

Vacinar contra Cólera e Tifo aviário aos 90 dias.

Características das aves:

MACHO:

Reprodução: Inicia-se aos 8 meses, podendo ser usado até os 5 anos, mas recomenda-se utilizá-lo até os 24 meses.

Peso com 120 dias: 2,8kg – 3,5kg.

Peso adulto: 4,5kg – 8,5kg.

FÊMEA:

Início de postura: Aproximadamente 180 dias.

Produção anual: Aproximadamente 160 ovos.

Vida útil de postura: 5 anos aproximadamente, com decréscimo de produção nos últimos anos.

Peso com 120 dias: 2,4kg – 2,8kg.

Peso adulto: 3,5kg – 6,5kg.

 

 

Fonte da imagem: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=377507482286962&set=a.242463395791372.51732.237956839575361&type=1&theater
About these ads

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Deivid
    jun 06, 2013 @ 11:43:33

    Sou criador de IG e gosteida matéria.

    Resposta

  2. Osmar
    jun 06, 2013 @ 12:08:26

    Discordo de 02 questões:
    1ª Pintinhos não deve ficar 48 dentro da chocadeira, o pintinho deve ser retirado assim que secar, Pintinho pode ficar até 48hs sem alimentação é isto, porém eles começam a se alimentar antes disso.
    2ª Indio gigante não uma ave de rinha e pode ser criado juntos sim, eu crio sem problemas, o que não pode em qualquer especei de ave é juntar galos criados separados.

    Resposta

    • inforagro
      jun 06, 2013 @ 13:37:25

      Bom dia Osmar!

      Consegui estas informações com um criador que já está no ramo há algum tempo, no entanto, variações no manejo das aves podem existir entre um criador e outro.
      É do meu conhecimento que os pintinhos devem fica 24 horas de jejum após o nascimento, podendo se alimentar normalmente pós este período e também serem retirados da chocadeira, mas como disse, só passei adiante a informação que obtive, ela é passível de variações.
      Não me referi a ave como sendo de rinha, mas sim, possuindo parentesco com essa espécie. Tenho conhecimento de criadores que possuem até 5 machos sendo criados juntos, vivendo sem conflitos, mas também conheço outras criações que as aves não aceitavam ser criadas juntas. Os fatores limitantes para a possibilidade de criar mais de uma ave macho em uma mesma área são o tamanho da área, a quantidade de fêmeas para cada macho e como você mencionou, a chegada de machos desconhecidos (de outras criações).
      Agradeço pela participação, acho muito bacana a participação dos leitores no Blog e também a aparição de dúvidas e críticas.

      Resposta

      • Osmar
        jun 06, 2013 @ 14:04:03

        Muito bom. Aceito e concordo com as respostas. Continuando rs, agora 02 pontos positivos: 1º a agilidade nas resposta, isso é muito importante. 2º Seu blog tem futuro, pela a atitude de humildade, as pessoas humildes vivem melhor, parabéns, já ganhou um leitor assiduo.

  3. JADER
    mar 13, 2014 @ 21:31:21

    Bom pessoal gostei bastante do que foi descrito. ! Particularmente pretendo entra neste ramo de avicultura e principalmente na criação de IG para corte, vejo que vocês tem uma vasta experiencia no ramo, então gostaria de ter algum tipo de contato pessoal alem deste blog (telefone,e-mail ) para que eu tire algumas duvidas, e que o meu projeto deslanche igual ao de vocês .!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Postagens do Blog

junho 2013
D S T Q Q S S
« out   jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Mais Avaliados

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 125 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: